Se existe um tema que tem a capacidade de atiçar a nossa curiosidade, esse tema é a Astronomia. E com esses livros de Astronomia vão te ajudar!
Anúncios
Com a vastidão do universo em que vivemos, o ser humano está sempre buscando saber mais e mais sobre tudo que envolve o espaço.
E se você é uma dessas pessoas, algo me diz que você irá gostar bastante do material que preparamos hoje.
Nesse conteúdo, nós vamos dar dicas de 5 livros de astronomia que são indispensáveis para quem quer aprender mais sobre o nosso Universo.
O que é Astronomia?
A astronomia é uma ciência que tem como função estudar todos os corpos celestes.
Anúncios
Entre esses corpos celestes estão: planetas, estrelas, satélites, meteoros, asteróides, galáxias, nebulosas, buracos negros, e por aí vai.
Ou seja: tudo que está fora da nossa atmosfera é alvo de estudo da astronomia.
Considerada por muitos como a ciência mais antiga do mundo – visto que o hábito de observar e estudar o céu existe desde os tempos pré-históricos.
Com o passar dos anos, a tecnologia facilitou esse estudo e, hoje em dia, existem os mais diversos aparelhos para a realização desses estudos.
E vale lembrar também que a astronomia funciona como um grande guarda chuva. Isso porque, a partir dela, surgiram diversas outras áreas de estudo.
Elas também são focadas no espaço, mas estudam áreas mais específicas.
Alguns exemplos são a astrobiologia, que estuda as chances de haver qualquer tipo de vida fora daqui – e a astrofísica que estuda áreas como origem e evolução de determinados corpos celestes.
Qual a importância da Astronomia?
Por mais que muitas pessoas não enxerguem a sua verdadeira importância, a astronomia – e todos os estudos derivados dela – são essenciais para nós.
Além de nos ajudar a entender melhor o funcionamento do Universo, a astronomia é a ciência responsável pelo funcionamento de diversos equipamentos aqui na Terra.
É graças aos estudos dos astrônomos que existem diversos satélites orbitando em torno do nosso planeta.
E são esses satélites que possibilitam ações como ligações telefônicas, a transmissão de programas de TV e até mesmo o uso de aparelhos GPS.
Ou seja: você pode até não perceber, mas a nossa vida está constantemente rodeada por equipamentos que foram aperfeiçoados graças à astronomia.
Qual a diferença de Astronomia e Astrologia?
Para os mais leigos, a astronomia e a astrologia acabam meio que se confundindo.
As palavras podem até ser parecidas, mas acredite: as duas áreas são bem distintas.
Enquanto a astronomia é a ciência que estuda os corpos celestes do espaço – como já citamos ao longo do texto – a astrologia é outra área de estudo bem diferente.
A astrologia é uma pseudociência que estuda os planetas e corpos celestes, criando um paralelo entre eles e os aspectos da nossa vida aqui na Terra.
Além de terem o poder de interferirem na vida dos seres humanos, a astrologia acredita que os planetas têm relação direta com fatores que vão desde a nossa personalidade até mesmo acontecimentos que envolvem o planeta Terra em si.
Muito se discute sobre a relevância da astrologia e se ela pode ser considerada realmente uma espécie de ciência.
Enquanto a astronomia possui diversas comprovações científicas – consolidando-a como uma ciência – a astrologia ainda é alvo de polêmicas levantadas por pessoas céticas e que não acreditam que haja uma relação entre os signos e os planetas.
5 livros de Astronomia para você aprender mais sobre o Universo
Agora que você já está mais por dentro do que é a astronomia e qual a sua importância para o nosso planeta, chegou a hora de conhecermos os 5 livros de astronomia que vão te ajudar a aprender mais sobre como o universo funciona.
A história do Universo para quem tem pressa, Colin Stuart
Você já deve ter ouvido falar sobre a série Para Quem tem Pressa, né?
Essa série de livros aborda as mais diversas áreas – como História e Filosofia – também possui uma obra voltada para a Astronomia.
A obra, escrita por Colin Stuart, aborda os grandes mistérios do nosso universo, ajudando o leitor a entender o funcionamento das galáxias e tudo que está nelas.
Uma breve história do tempo, Stephen Hawking
Seria impossível listar livros sobre astronomia sem mencionar Uma Breve História do Tempo.
Escrito por Stephen Hawking – um dos principais nomes quando o assunto é o Universo – a obra fala sobre as teorias da relatividade, buracos negros e gravidade com uma linguagem acessível e de maneira leve.
Além desse livro, outra obra do autor que merece destaque é O Universo numa Casca de Noz, onde ele explica as origens do Universo segundo a ciência.
Do Átomo ao Buraco Negro, Schwarza
Você pode até não acreditar, mas o autor desta obra deu os seus primeiros passos como divulgador científico no YouTube.
E, mesmo Schwarza não tendo uma formação em física ou astronomia, o seu canal ganhou destaque pela suas informações embasadas e de qualidade.
O projeto acabou saindo da tela e virou livro. Nele, o autor explica o funcionamento de mais de 60 objetos astronômicos.
E o material foi devidamente revisado por cientistas e profissionais da área, garantindo a veracidade de todas as informações.
A Dança do Universo, Marcelo Gleiser
Também temos representantes brasileiros na lista.
Escrito por Marcelo Gleiser – físico e astrônomo brasileiro – o livro traça alguns paralelos entre as teorias científicas e religiosas sobre a origem do nosso Universo.
O livro se destaca por sua linguagem simples e acessível.
Aprendendo a Ler o Céu – Pequeno Guia Prático para Astronomia Observacional, Rodolfo Langhi
E para finalizar a nossa lista, temos mais um autor brasileiro.
Se você é um iniciante na observação do céu e de corpos astronômicos, essa obra é uma ótima opção.
A obra te ensina a observar o céu com base no movimento da Terra, além de abordar as constelações mais conhecidas.
Além disso, o livro também explica fenômenos astronômicos, como eclipses e fases da lua.
Conclusão
Com toda essa bibliografia, deu até vontade de se aprofundar mais sobre o tema, né?
Se você é um desses entusiastas dessa ciência, essas obras te ajudarão a saber ainda mais sobre esse assunto tão fascinante.
Gostou desse conteúdo? Então aproveite e leia também Sonda Solar Orbiter registra uma erupção solar gigante