Você sabe se a energia solar é renovável ou não renovável? Em qual categoria esse tipo de energia se encaixa?
Anúncios
Quando o assunto é opções de geração de energia disponíveis para a nossa sociedade, existem diversas opções para vários perfis.
Mas todas elas estão dentro de duas categorias que definem qual o tipo desse recurso: a energia renovável e a energia não renovável.
Apesar de parecer fácil identificar em qual categoria cada tipo se encaixa, a variedade de tipos de energias podem acabar causando dúvidas entre quem não está tão familiarizado com o tema.
E como acabamos de criar um conteúdo com foco na energia solar em apartamentos, resolvemos focar um pouco mais nesse tipo de energia.
Anúncios
Além disso, também vamos descobrir um dos principais pontos sobre essa energia: afinal, a energia solar é renovável ou não renovável.
Vem descobrir aqui junto com a gente!
O que é energia renovável e energia não renovável?
Como todo mundo sabe, todo o planeta é movido por algum tipo de energia. Independente do setor ou do tipo, todos os aspectos da nossa vida precisam de uma determinada energia.
E, de maneira geral, essas energias existem sob uma espécie de ‘guarda chuva’ principal que possuem duas categorias distintas: a energia renovável e não renovável.
É importante que saibamos definir bem essas duas principais categorias de energia e entender quais as particularidades de cada uma delas.
O que é cada uma? Como diferenciá-las? Vem saber mais!
As energias renováveis
Cada vez mais popular na nossa sociedade, a energia renovável – também conhecidas como energias alternativas – são as fontes de energia que são provenientes da natureza.
Assim como o próprio nome já diz, essa categoria é conhecida por sua capacidade de ser encontrada em abundância na natureza e, além disso, possui uma alta capacidade de renovação em um curto espaço de tempo.
Além disso, outra característica bem marcante das energias renováveis é que elas costumam causar um baixo impacto ambiental no planeta.
Não é à toa que elas também são conhecidas como energias limpas.
As energias não renováveis
Além da existência das energias renováveis, temos também as energias não renováveis.
Por existirem a mais tempo do que as renováveis, as energias não renováveis são consideradas mais tradicionais, visto que ainda estão muito presentes em diversos setores da nossa sociedade.
As energias não renováveis são aquelas que utilizam recursos que possuem reservas que são limitadas na natureza.
Esse fator faz com que essas energias não renováveis possam entrar em extinção, já que o uso em excesso pode acabar com as reservas que já existem na natureza, e esses recursos levam milhões de anos para se recompor.
Outro ponto desse tipo de energia não renovável é que, diferente da opção anterior, o uso delas geram grandes impactos ambientais no nosso planeta, já que envolvem a emissão de gases poluentes que são lançados diretamente na nossa atmosfera.
Dessa forma, a busca por substituir essas energias não renováveis pelas energias renováveis são tão importantes para o futuro do nosso planeta e devem ser cada vez mais incentivadas.
Quais são os principais tipos de energia que existem?
Agora que você já está por dentro do que define cada tipo de energia, que tal falarmos um pouco mais sobre os tipos de energia mais populares e conhecidas entre essas duas categorias?
Entre as principais opções não renováveis, estão: o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a energia nuclear.
Já entre as principais opções de energias renováveis, estão: a energia hídrica (que usa as águas dos rios), a biomassa (com matérias orgânicas), a energia eólica (gerada pelos ventos) e energia geotérmica (que utiliza o calor do interior da Terra).
E aí? Com o que você leu até agora, já deu para descobrir se a energia solar é renovável ou não renovável?
A seguir, nós preparamos um tópico especial para falarmos um pouco mais sobre ela!
Conheça um pouco mais sobre a energia solar
Agora que já fizemos um breve tour sobre as energias renováveis e não renováveis, chegou a hora de falarmos sobre a ‘protagonista’ do nosso texto de hoje: a energia solar.
Como o próprio nome já diz, esse tipo de energia usa o Sol como fonte.
Disponível para instalação em todo o planeta, esse tipo de energia vem se popularizando mais a cada dia que passa.
Essa energia solar pode ser utilizada para dois tipos de uso: para a captação de calor – energia solar térmica – e também para a geração de energia elétrica.
Esse segundo uso também possui duas categorias, sendo a energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.
Apesar de ser uma tendência na geração de energia e estar sendo cada vez mais utilizada, a instalação de todos os equipamentos para a geração desse tipo de energia – como os painéis solares e outros itens – ainda são considerados investimentos bem altos.
Isso faz com que ainda seja um recurso inacessível para o brasileiro médio.
A energia solar é renovável ou não renovável?
E agora chegamos na pergunta que não quer calar – e que, de certa forma, deu origem ao nosso material: a energia solar é renovável ou não renovável?
Acertou quem disse que a energia solar é renovável!
Levando em consideração que a energia solar utiliza como fonte de energia a maior estrela do nosso sistema solar, é claro que esse tipo de energia estará sempre se renovando!
Por utilizar a radiação emitida pelo sol, é seguro afirmar que a energia solar é uma fonte inesgotável de energia. Afinal, como todo mundo sabe, o Sol ainda estará lá, brilhando tranquilamente pelos próximos bilhões de anos.
Ou seja: se existe um tipo de energia que é inesgotável, essa é a energia solar!
Conclusão
E aí? Você já tinha acertado que tipo de energia é a energia solar?
Depois de tudo que falamos ao longo do texto, ficou mais fácil de descobrir, né?
Agora falando da energia solar em si: esse tipo de recurso pode ser extremamente vantajoso para a população – principalmente em um país tropical e com tanta incidência solar como o Brasil.
Agora nos resta aguardar que esse tipo de instalação se torne mais acessível futuramente.
Dessa forma, além de ajudar o meio ambiente, o brasileiro ainda conseguirá economizar na contas de energia elétrica.
Gostou deste conteúdo? Então que tal aproveitar para ler também Energia solar em apartamento: as vantagens e desvantagens!