Vem ficar por dentro das curiosidades e saiba como cuidar da planta Bico de Papagaio, uma das plantas mais populares do Brasil.
Tem algum ‘pai de planta’ por aí? Hoje vamos adentrar o mundo das plantas e falar um pouco mais sobre uma espécie de planta que vem se tornando bastante popular aqui no Brasil – e principalmente durante as comemorações de final de ano.
Estamos falando da planta Bico de Papagaio!
Se você está em busca de comprar mais uma planta para fazer parte do seu jardim, quintal ou decoração de casa, acho que esse conteúdo pode ser bem interessante para você!
Ao longo do texto de hoje, vamos explorar juntos os principais pontos dessa planta: o que é, quais os principais cuidados, onde deixá-la em casa e, é claro, também reunimos algumas curiosidades sobre a espécie que você precisa saber antes de comprar a sua!
O que é a planta Bico de Papagaio?

Conhecida por muitos como a Flor do Natal, a Bico de Papagaio é uma planta conhecida principalmente por suas folhas vermelhas e em um formato que lembra grandes folhas de visco.
Outra coisa interessante é que a folha da bico de papagaio na verdade são falsas flores que servem para proteger as flores de fato, que são as pequenas estruturas amarelas presentes no meio da folha vermelha da planta.
Como dito acima, a planta é conhecida por flor ou planta do natal por sua combinação perfeita de cores e seu formato, a planta também serve como decoração de mesas de centro e mesas de jantar.
Saiba mais sobre como cuidar da Bico de Papagaio
Nós sabemos que todas as plantas necessitam de cuidados especiais e únicos para se manterem vivas e bonitas, não é mesmo? E com a bico de papagaio não é diferente.
A bico de papagaio costuma ser uma planta que floresce durante o inverno europeu, por isso é muito utilizada em decorações de final de ano por lá.
Porém aqui no Brasil nós temos essas festividades no meio do verão, então vem a pergunta: é possível ter ela saudável e bonita durante o verão? Aqui nós vamos te mostrar que é sim possível e como fazer isso.
Rega
Quando se trata da bico de papagaio, não tem exatamente uma rega quando se trata da regagem da planta. Tudo vai depender de como está o solo dela e você deve checar com frequência.
Coloque os dedos dentro do solo da sua planta para checar, caso sinta que está muito seco, você deve regar para manter a planta hidratada, mas caso perceba que não tem necessidade, está tudo bem.
É importante nunca deixar a terra encharcada, pois isso pode matar a planta, então regue sempre numa quantidade razoável para deixar a terra molhada apenas o suficiente.
Solo
Como falamos no tópico de cima, o solo é uma parte muito importante da bico de papagaio, então aqui vão alguns cuidados nessa área.
É muito comum que essa planta seja vendida em pequenos vasos, mas se conseguir, utilize sempre solo para plantar sua bico de papagaio.
É recomendado também que você use um pouco de areia lavada para colocar junto, pois essa planta exige um solo com boa drenagem para nunca estar encharcado, então se atente a isso antes de escolher onde plantar.
Iluminação
Apesar de ser uma planta que floresce durante o inverno e costuma não ter luz com tanta frequência, a planta gosta de luz solar.
Caso você tenha tempo, é bacana colocar a planta por algumas horas do dia, principalmente pela manhã para receber luz solar e depois colocar em uma ambiente bem iluminado.
Caso você trabalhe e não tenha esse tempo, escolha lugares com boa iluminação e tente colocar para tomar sol pela manhã pelo menos aos fim de semana.
Adubação
A Adubação do bico de papagaio é tão simples quanto sua rega, não é necessário fazer com tanta frequência.
É recomendado que não use fertilizantes com presença de fósforo, pois a própria planta possui folhas brácteas que combatem bactérias.
Sempre opte por fazer a reposição de adubação com adubo orgânico e natural.
Aproveite para ler também Plantas para ambientes internos: 5 opções de decoração
3 curiosidades incríveis sobre a Bico de Papagaio

Agora que você já é quase um(a) expert quando o assunto é Bico de Papagaio, chegou a hora de ficar por dentro das principais curiosidades sobre essa espécie!
A seguir, listamos 3 curiosidades incríveis sobre a planta Bico de Papagaio!
Uma das plantas características do Natal
Quando o assunto é Natal em outros países do mundo, uma das primeiras plantas/árvores lembradas é o pinheiro, já que essa espécie costuma ser a árvore escolhida para receber a decoração de Natal.
Mas aqui no Brasil a coisa é um pouco diferente. E ao invés de uma árvore, a Bico de Papagaio é uma das plantas que mais simbolizam o Natal por aqui.
Por isso, é bem comum encontrarmos vasos com esse tipo de planta fazendo parte da decoração durante todo o mês de Dezembro e na noite de Natal em si.
Quem aí já viu uma Bico de Papagaio na decoração de uma festa de Natal?
Tenha cuidado com a toxicidade da planta Bico de Papagaio
Apesar de ser uma planta muito bonita e que está presente em milhões de lares brasileiros, é necessário ter em mente que é necessário ter certos cuidados quando o assunto é a planta Bico de Papagaio.
Isso porque, apesar de ser uma planta inofensiva, a Bico de Papagaio é uma espécie que possui um certo grau de toxidade.
A Bico de Papagaio faz parte de uma espécie de planta que produz uma substância chamada látex. Esse líquido – que pode ser branco, amarelo, transparente ou vermelho – pode provocar reações alérgicas quando entram em contato com determinadas partes do nosso corpo, como olhos, boca e orelha.
E a ingestão dessa substância pode causar efeitos como diarréia e até mesmo inchaço na glote.Isso significa que é necessário ter cuidados na hora de ter essa espécie em casa – em especial com crianças e animais de estimação.
É uma planta feita para Inverno
A bico de papagaio é uma planta que veio da Europa e costuma florescer durante o inverno europeu, por isso é chamada por eles de planta do natal, já que o Natal lá costuma ser durante o inverno e conta com temperaturas extremamente baixas e até mesmo neve.
Então, diferente da maioria das plantas que costumam gostar de sol e que no inverno, acabam murchando ou ficando mais amareladas, a bico de papagaio gosta de pouca iluminação solar.
Muitos que cultivam no Brasil aprenderam a fazer “dias curtos” para a planta crescer saudável, ou seja, deixando pouco tempo no sol e o restante do dia em ambientes internos com luz, mas sem sol.
E apesar de ser uma planta de inverno, a bico de papagaio é extremamente fácil de se cuidar, se adaptando muito ao ambiente, então não se preocupe que você vai conseguir deixar sua planta viva e saudável.
Conclusão
Agora que você já ficou sabendo mais dessa linda planta que pode decorar um ambiente da sua casa, do seu trabalho e até mesmo dar aquele toque especial na sua mesa de natal, está na hora de botar a mão na massa.
Todas as dicas para cuidar dela estão aqui, então ficou muito mais fácil de deixar o medo de lado e se tornar aquele pai ou mãe de planta que você sempre quis.
Gostou do material que preparamos hoje? Então acho que você também deveria ler Quais são as plantas que gostam de sol? Conheça 7 espécies!