Alecrim ajuda no crescimento do cabelo? Tire a sua dúvida!

Quem aí já ouviu falar que alecrim ajuda no crescimento do cabelo? Será que isso é verdade?

Anúncios

Não é preciso se esforçar muito para encontrar as famosas receitas caseiras para os mais diversos fins.

Seja para a pele, para o corpo ou para o cabelo, o que não falta são receitas envolvendo os mais diversos ingredientes para os mais determinados fins.

E uma receita bem famosa e que já conquistou vários fãs é a de alecrim que ajuda no crescimento do cabelo.

Mas será que esse tipo de recurso é algo que funciona mesmo ou não passa de uma daquelas receitas que não influenciam em nada no crescimento capilar? 

Anúncios

Pensando nessa dúvida, nós resolvemos criar o conteúdo de hoje! 

Ao decorrer desse material, você vai descobrir tudo sobre a eficiência desse tipo de mistura, conhecer algumas bem conhecidas e também vai descobrir se o alecrim ajuda no crescimento do cabelo ou não.

As receitas caseiras e os benefícios para a pele e/ou cabelo

Admita: se você nunca fez nenhum tipo de receita caseira que promete melhorar a pele ou cabelo, muito provavelmente você pelo menos conhece alguém que já utilizou esse tipo de recurso em algum momento da vida.

Por mais que o mercado de cosméticos esteja cada vez mais desenvolvido e sempre oferecendo novas opções de produtos para os mais diversos fins, o uso dessas receitinhas caseiras pelo público segue firme e forte.

E isso se deve ao fato de que mesmo que haja produtos específicos para determinado objetivo, eles costumam custar mais caro.

Isso faz com que, infelizmente, esse tipo de recurso não seja tão acessível para parte da população. 

Dessa forma, as tais receitas caseiras ganham mais e mais a atenção do público.

Inclusive, falando em receitas caseiras, essa semana falamos sobre o uso de bicarbonato para bolsa nos olhos. Para conferir esse conteúdo, clique aqui.

E uma das mais conhecidas pelos admiradores dessas receitas é a de que alecrim ajuda no crescimento do cabelo.

Conheça mais sobre o alecrim, a planta que supostamente ajuda no crescimento do cabelo

Alecrim ajuda no crescimento do cabelo? Tire a sua dúvida! ! Reprodução: Internet

Antes de entrarmos no âmbito de será que funciona ou não, resolvemos explorar um pouco mais os componentes dessa receita tão popular entre os brasileiros que querem que o cabelo cresça mais rápido.

E nesse caso, precisamos falar do grande protagonista dessa receita: o alecrim!

Uma planta bastante conhecida por todo o Brasil, o alecrim é uma planta que possui os mais diversos tipos de uso.

Rica em fibras e numa série de minerais – como cálcio, magnésio, ferro, zinco e potássio – e vitaminas A,C e B6, o alecrim oferece uma série de benefícios para o nosso corpo.

Mas afinal, alecrim ajuda no crescimento do cabelo?

E chegamos finalmente à pergunta que não quer calar: o alecrim ajuda no crescimento do cabelo?

Segundo dermatologistas que são especialistas em cabelo e couro cabeludo, não existe nenhuma evidência clara que possa comprovar a influência do uso do alecrim no crescimento do cabelo.

Apesar de possuir uma série de benefícios – como você já viu ao longo do texto – que são associados ao seu uso no cabelo – não foi possível encontrar uma conexão direta que pudesse provar esse tipo de conexão.

Mas o alecrim age criando situações que facilitam o crescimento do cabelo. Então, meio que indiretamente, ele oferece uma ajudinha.

Benefícios do alecrim no cabelo

Lembra que já mencionamos aqui no texto alguns dos componentes presentes no alecrim e como eles podem oferecer uma série de benefícios?

Quando utilizado no cabelo, o alecrim também oferece certos benefícios para os fios. E o principal deles pode explicar o motivo de associarmos o alecrim com juda no crescimento do cabelo.

Acontece que, devido aos seus componentes, quando utilizado no cabelo, o alecrim proporciona uma ação adstringente. 

Para quem não está tão familiarizado com o termo, isso quer dizer que a receita ajuda a controlar a oleosidade do cabelo e do couro cabeludo, deixando-o mais limpo e potencializando a circulação sanguínea no local.

Esse tipo de ação contribui diretamente para a desobstrução dos folículos capilares.

Unido a uma ação nutritiva – também proporcionada pelo alecrim – esses dois fatores podem levar a um estímulo natural para o crescimento dos fios.

Ou seja: foi toda essa combinação que deu a fama de que o alecrim ajuda no crescimento do cabelo. Mas, apesar de ser um dos ‘itens’ que contribuem para essa limpeza, na verdade ele não possui nenhuma relação direta com esse tipo de comportamento dos fios.

As alternativas para as receitas caseiras com alecrim

Ficou interessado pelas propriedades do alecrim para o cabelo, mas dispensa a ideia de preparar receitas caseiras e prefere produtos prontos? Não tem problema.

Já faz um tempo que as propriedades benéficas do alecrim chegaram ao conhecimento das grandes empresas de cosméticos. Isso faz com que elas invistam cada vez mais em produtos que possuem a planta. 

Hoje em dia, é possível encontrar diversos produtos que contam com a planta como um dos principais itens de suas composições.

Estamos falando de tônicos e óleos de alecrim que, ao serem formulados juntos com outros nutrientes, ajudam a manter a saúde capilar e a deixar o seu cabelo com um aspecto mais bonito e hidratado.

Esses produtos podem ser encontrados em farmácias, lojas de cosméticos e até mesmo em algumas lojas de produtos naturais.

Conclusão

Como deu para perceber ao longo do texto, apesar de ser uma opção benéfica para a grande maioria dos casos, o alecrim não ajuda no crescimento do cabelo – pelo menos não de maneira tão direta quanto a maioria das pessoas que usam o produto acreditam.

Mas isso não impede que quem usa essa mistura no cabelo continue usando. Até porque, como vimos aqui, o alecrim contribui para que o nosso couro cabeludo fique mais saudável.

E mesmo sabendo que o alecrim não funciona do jeito que muita gente pensava, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre as propriedades das plantas que existem aqui no Brasil.

E o que não falta é receitinhas naturais envolvendo o uso de plantas para deixar o cabelo ainda mais bonito e hidratado.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Você sabe para que serve açúcar no shampoo?

Escrito por Ivan