Você sabia que existem diversas espécies de animais que de maneira inconsciente – ou até mesmo consciente – ficam chapados? Vem conhecer 3 animais chapados ao redor do mundo.
Anúncios
Não é de hoje que o ser humano busca formas de ficar chapado. Diferente do que muita gente pensa, a busca por substâncias que possam alterar a percepção do ser humano ocorre há milhares de anos.
Essa atividade – que era alcançada exclusivamente através de substâncias encontradas na natureza – foi mudando com o passar do tempo e o avanço da tecnologia.
E hoje em dia, o que não faltam são opções disponíveis na sociedade para quem quer alcançar esse objetivo.
Desde bebidas alcoólicas e remédios – que podem ser consideradas drogas lícitas – até mesmo substâncias mais pesadas, o ser humano conta com várias opções para ficar chapado.
Anúncios
Mas saiba que isso está longe de ser uma exclusividade da nossa espécie. Muito pelo contrário!
Existem diversas espécies de animais ao redor do mundo que já ficaram – e ainda ficam – chapados das mais diversas maneiras!
E é levando em consideração essa informação – que muita gente desconhece – que nós tivemos a ideia de criar o conteúdo de hoje!
Ao longo do texto, você vai conhecer alguns animais chapados! Eles abusaram das substâncias encontradas em diversos tipos de situações e terminaram ficando completamente doidões e sem saber o que tava acontecendo!
Então se prepare porque todas essas histórias prometem render boas risadas para você!
A ursa ‘doidona’ foi a história que deu a ideia de falarmos sobre os animais chapados
É impossível criar uma lista de animais chapados sem falar dela, que ganhou as páginas de jornais nas últimas semanas e até virou meme na internet.
Estamos falando da ursa ‘doidona’.
Para quem não sabe ao certo do que estamos falando, a gente te dá um breve resumo!
O caso ocorreu na província de Duzce, no noroeste da Turquia.
Na ocasião, uma filhote de urso marrom encontrou uma ‘fonte’ de mel disponível e não resistiu aos seus extintos. A pequena ursa se esbaldou com todo o meu e comeu até não acabar mais.
Até aí tudo bem. Mas o problema é que esse não é igual aquele mel que nós estamos acostumados a colocar no cereal e na aveia aqui. Muito pelo contrário.
Esse mel é conhecido como “mel louco” na região. E esse título é justamente por causa das inúmeras propriedades alucinógenas que esse produto possui.
O “mel louco” – ou “deli bal”, em turco – é produzido e vendido de maneira legal por diversos apicultores que vivem nas montanhas Kaçkar, próximo ao famoso Mar Negro.
Nesse região floresce uma espécie de planta que produz uma neurotoxina chamada grayanotoxina, resultando no mel alucinógeno.
E foi depois de comer muito desse mel alucinógeno que a ursa filhote experimentou uma tremenda “bad trip” e precisou ser resgatada por alguns homens da região.
Na imagem, podemos ver o estado em que a ursa se encontrada na caçamba traseira da caminhonete responsável por seu resgate.
Apesar do estado da ursa, o efeito alucinógeno é temporário. E admita: é impossível ver essa foto e não rir de uma situação tão inusitada como essa.
Os golfinhos também são seres que entram na nossa lista de animais chapados
Todo mundo sabe que os golfinhos são uma das espécies mais inteligentes que vivem no oceano. E isso já foi provado através de diversos estudos e pesquisas realizadas por estudiosos da vida marinha.
Mas toda essa inteligência não impedem esses animais de tomarem uma atitude pra lá de curiosa: ficar chapado propositalmente com as substâncias que estão ao seu alcance.
Agora você deve estar se perguntando: como um golfinho que vive dentro do mar tem acesso a algum tipo de droga. E a resposta está justamente na fauna marinha.
Os golfinhos são conhecidos por usarem as toxinas presentes em uma espécie de peixe chamada baiacus.
Para quem não sabe, os baiacus são peixes conhecidos por suas poderosas toxinas que podem matar seus predadores, servindo como uma ótima arma para se livrar dos eventuais ataques.
O veneno desse peixe é tão forte que, para que possa ser consumido pelo ser humano, o peixe deve passar por um extenso e minucioso processo de preparação feito por profissionais especializados nessa categoria de peixes.
E apesar de ser um artifício para proteger o peixe de ataques, não serviu para proteger os peixes dos golfinhos.
Eles são conhecidos por pegar os baiacus e usar essas toxinas para entrar em estado de transe. E como se não bastasse o uso individual do peixe, já foi constatado que os golfinhos compartilham os baiacus entre si. Muito curioso, né?
E outro ponto que atrai a nossa atenção para esse comportamento é que eles sabem exatamente a quantidade que devem usar. Isso porque, como já mencionamos, quando consumido em grandes quantidades, a toxina presente no peixe pode ser fatal.
Os cangurus chapados de ópio
A terceira e última espécie da nossa lista de animais chapados é os cangurus que vivem na Austrália. A espécie está nessa lista por causa do hábito que alguns cangurus têm de consumir a papoula, uma planta que é muito utilizada no mundo para a produção de substâncias como morfina e outros analgésicos.
Além disso, é desse fruto que é extraído o ópio, uma substância que pode ser usada como droga.
O consumo dessas papoulas chegou a ser tão intenso que os cangurus chegaram a ser tornar ameaças para as plantações de papoulas que existem no país.
Após o consumo, os animais foram vistos andando em círculos, completamente desorientados e chapados.
Conclusão
Ao longo do texto, pudemos perceber que o hábito de usar substâncias alucinógenas está longe de ser uma exclusividade do ser humano, né?
E apesar de haver diversas situações onde os animais ficam chapados, é muito estranho pensar que esse tipo de comportamento também está presente na vida animal. E o melhor: em alguns casos, o uso das substâncias é proposital, provando ser algo comum entre as espécies.
Gostou deste conteúdo? Então acho que você deveria aproveitar para ler também Animais que são imortais: conheça 3 espécies! Por essa você não esperava!