Hoje, nós vamos falar sobre uma das plantas mais emblemáticas e cheias de significado aqui no Brasil. Arruda: como cuidar e como não deixar o pé morrer!
Anúncios
Em meio a toda a diversidade de flora do nosso país, o que não falta são opções de plantas que oferecem uma série de benefícios para a nossa vida.
Indo desde opções de decoração até mesmo plantas que visam curar enfermidades com suas propriedades medicinais, se fôssemos listar todas elas, o nosso conteúdo iria ficar pra lá de extenso.
Mas falando em plantas medicinais, em meio a todas as opções que existem por aí, é comum encontrarmos algumas que se destacam quando comparadas com outras.
E isso costuma ocorrer justamente pela junção de benefícios que elas podem proporcionar. Esse ponto – que é bastante positivo – faz com que essas plantas caiam no gosto popular, se tornando verdadeiras estrelas quando estamos falando de plantas medicinais.
Anúncios
Dito isso, a planta que faz parte do nosso texto de hoje cumpre todos os requisitos para se tornar uma verdadeira estrela dos jardins e lares brasileiros: é bastante popular, pode ser usada em decorações e também é bastante popular!
Estamos falando da Arruda! E hoje ela é a grande estrela do nosso material!
Aqui, você vai ficar por dentro das principais informações sobre a Arruda: como cuidar e, é claro, quais as melhores práticas para não deixar o pé morrer!
O que é Arruda? Entenda melhor a origem da planta
Arruda é uma planta medicinal muito utilizada em diferentes partes do mundo. É conhecida pelo nome científico Ruta graveolens e é originária do sul da Europa e da Ásia. Suas folhas são verdes, aromáticas e apresentam um sabor amargo e picante.
A Arruda é utilizada há séculos na medicina popular para o tratamento de diversas condições de saúde, como dores de cabeça, enxaquecas, cólicas menstruais, dores musculares, reumatismo, ansiedade, depressão, entre outros.
Mas se você acha que a Arruda é um tipo de planta que está apenas relacionada ao aspecto medicinal, é aí que você se engana!
Isso porque a Arruda também é bastante utilizada em outros setores da nossa sociedade, como na fabricação de cosméticos, perfumes e na culinária em algumas culturas.
Aqui no Brasil, a Arruda pode ser encontrada na forma de flores e folhas secas ou frescas, em lojas de produtos naturais ou feiras, sendo usada no preparo de chás, tinturas ou cataplasma.
Além disso, a planta também faz parte da crença popular. A planta é conhecida por afastar o mau olhado e limpar o ambiente, eliminando o clima pesado.
Cuidados em relação ao consumo de Arruda
Apesar de ser conhecida por suas propriedades medicinais, o consumo da Arruda deve ser feito com cautela.
É importante ressaltar que a Arruda pode apresentar efeitos colaterais e tóxicos em grandes quantidades ou em pessoas sensíveis. Por isso, deve ser utilizada com cautela e sob orientação médica ou de um profissional de saúde qualificado.
Alguns dos efeitos colaterais da Arruda podem incluir irritação na pele, alergias, dor de cabeça, tonturas, náuseas, vômitos, entre outros.
Além disso, por ser considerada uma planta com propriedades abortivas, a Arruda é contraindicada durante a gravidez e amamentação, pois pode causar problemas que vão desde contrações uterinas até problemas na formação do feto e o aborto em si.
Arruda: como cuidar e como não deixar o pé morrer
Agora que você está mais familiarizado com a Arruda em si, chegou a hora de entrarmos na parte que envolve os cuidados que a planta exige do seu tutor.
Diferente do que muitas pessoas podem pensar, os cuidados em torno de um pé de Arruda estão longe de ser um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário!
E para te provar, preparamos esse tópico especial sobre a planta. Aqui, você vai saber mais sobre a Arruda: como cuidar e como não deixar que o pé morra!
A Arruda é uma planta bastante resistente e fácil de cuidar, sendo uma excelente opção para quem está começando a cultivar ervas medicinais em casa.
Aqui estão algumas dicas para cuidar da Arruda:
Arruda: como cuidar | Escolha um local ensolarado
A Arruda precisa de pelo menos 4 horas de sol direto por dia para crescer saudável. Portanto, escolha um local em sua casa ou jardim que receba bastante luz solar.
Dê preferência para um solo bem drenado
A Arruda prefere solos bem drenados e levemente ácidos. Certifique-se de que o solo está sempre úmido, mas nunca encharcado, pois o excesso de umidade pode causar doenças na planta.
Arruda: como cuidar | Tenha atenção extra em relação ao processo de rega
Durante os primeiros meses após o plantio, é importante manter o solo sempre úmido. Após esse período, regue a planta apenas quando o solo estiver seco ao toque.
Fertilize a cada 2-3 meses
Aplique um fertilizante orgânico a cada 2-3 meses para fornecer nutrientes adicionais para a planta.
Nessa hora, você pode sempre pesquisar para descobrir quais são as marcas e tipos mais indicados para a Arruda.Mas já adiantamos que em estabelecimentos com foco em jardinagens e plantas é bem fácil de achar o fertilizante ideal.
Arruda: como cuidar | Tenha um processo de poda regular
Outro tipo de cuidado que faz parte da rotina de quem quer ter um pé de Arruda bem bonito e saudável em casa é relacionado ao processo de poda.
Faça a poda regularmente para manter a planta com uma forma compacta e prevenir que ela cresça muito. Além disso, a poda também estimula o crescimento de novos ramos e folhas.
Proteja contra pragas
A Arruda é uma planta resistente a pragas e doenças, mas pode ser atacada por pulgões e ácaros. Para proteger a planta, pulverize regularmente com água ou aplique um inseticida orgânico.
Arruda: como cuidar | Renove a planta a cada 2 anos
Uma coisa que muita gente pode não saber é que a Arruda é uma planta que precisa passar por um processo de renovação.
Isso porque, após alguns anos de cultivo, a planta tende a ficar menos produtiva após alguns anos de cultivo.
Para manter a planta saudável e produtiva, renove-a a cada 2 anos, plantando novas mudas ou cortando a planta existente e deixando as raízes intactas.
Gostou do conteúdo de hoje? Então acho que você também deveria aproveitar para ler A árvore mais antiga do mundo e 5 curiosidades imperdíveis