A árvore mais antiga do mundo e 5 curiosidades imperdíveis

Você já parou para imaginar a quantidade de coisas que estão na Terra a muito mais tempo do que nós estamos e que continuará muito após a nossa partida? A árvore mais antiga do mundo é uma delas!

Anúncios

O mundo é um lugar muito peculiar e curioso e os fenômenos da natureza são coisas que poucos conseguem explicar e toda a beleza por trás disso é de encher os olhos.

E se você é uma pessoa curiosa e gosta de saber sobre fatos históricos ou curiosidades que poucos sabem, esse texto é para você.

Hoje falaremos um pouco mais sobre a árvore mais antiga do mundo, e descobriremos algumas curiosidades sobre ela que vão te deixar maravilhado.

Tudo que está na natureza costuma ter um tempo de vida bem maior do que nós esperamos, desde que o ser humano não coloque as mãos e destrua, e existem coisas que estão ali a um tempo absurdo.

Anúncios

Já imaginou quando aquela árvore que você toma sombra todos os dias foi plantada? Ou quando aquela planta que você observa a caminho do trabalho, será que ela está ali a quanto tempo? Será que quem a plantou ainda está na por aí?

E toda árvore tem uma história por trás. Algumas foram plantadas com muito amor por alguém que a observou crescer por anos e anos e depois começou a ser observada por pessoas que vieram depois.

Outras árvores nem precisaram de alguém para a plantar e foram nascendo pelo simples poder da natureza e muitas pessoas se maravilham com a beleza e nem imaginam que a mãe natureza foi quem cuidou de tudo sozinha.

Então é hora de conhecermos sobre a árvore que está a mais tempo na Terra e que já encantou diversas gerações ao longo dos séculos.

Qual é a árvore mais antiga do mundo?

A árvore mais antiga do mundo e 5 curiosidades imperdíveis | Reprodução: GZH

É claro que dizer com toda a certeza qual é a árvore mais antiga do mundo é uma coisa muito difícil, mas não impossível e depois de vários estudos conseguiram encontrar qual é a árvore que está a mais tempo na Terra.

E ela é uma árvore que está presente no parque nacional Alerce Costero, que fica no sul do Chile e segundo dados, ela tem 5.485 anos. Isso mesmo! Dá pra imaginar? 

A árvore chilena é 600 anos mais velha do que a árvore Methuselah, que é uma árvore que fica na Califórnia e foi reconhecida por um tempo como a árvore mais antiga do mundo até que essa foi descoberta.

O nome dessa belezura é Gran Abuelo que em espanhol significa bisavô e ela fica em um vale mais isolado do restante e possui cerca de 30 metros de altura, ou seja, além de ser a mais antiga, também é uma árvore muito alta.

O tipo da árvore é um alerce ou também conhecida como Fitzrqya cupressoides que é uma árvore de tipo conífera que tem um crescimento considerado lento e que costuma crescer apenas em lugares úmidos e frios e por isso fica nessa parte mais isolada do parque.

Essa árvore também é nativa do sul de San Andrés, na Colômbia e por lá pode ser conhecida também como cipreste da patagônia. 

O estudo que revelou que essa é a árvore mais antiga do mundo foi o climatologista Jonathan Barichivich do laboratório de Meio Ambiente e ciências do clima em Paris e a descoberta aconteceu em 2020.

5 curiosidades imperdíveis sobre a árvore mais antiga do mundo

A árvore mais antiga do mundo e 5 curiosidades imperdíveis | Reprodução: Casa e Jardim

Agora que já sabemos qual é a árvore mais antiga do mundo, está na hora de você conhecer algumas curiosidades sobre ela para te deixar ainda mais maravilhado.

O nome da árvore mais antiga do mundo é literal

O nome Gran Abuelo (o bisavô) foi dado para a árvore exatamente por conta da sua idade e por estar ali a muito tempo, então batizaram ela de bisavô que costumam ser os membros mais velhos da família e que estão no mundo a muito mais tempo que os bisnetos.

A descoberta veio através do tronco

É muito curioso pensar em como as descobertas são feitas e quão inteligentes são as pessoas por trás de cada uma delas, não é mesmo?

A Gran Abuelo foi descoberta por Jonathan em janeiro de 2020 quando ele decidiu visitar a árvore com seu amigo Antonio Lara e decidiu tirar uma amostra do tronco da árvore e com isso foi possível ter acesso a 40% do interior da árvore e estimar pelo menos 2.400 anos.

Depois disso, Jonathan começou a fazer estudos paralelos para descobrir quantos anos, de fato, tinha a árvore e estudou a idade de outras árvores do mesmo tipo e na mesma região e conseguiu chegar a idade de 5.485 anos. Doideira, né?

A árvore mais antiga do mundo é visitada por mais de 10 mil turistas por ano

Ser a árvore mais antiga do mundo traz um certo charme e uma certa popularidade, não é mesmo? E com a Gran Abuelo não foi diferente.

E hoje é estimado que cerca de 10 mil turistas visitem a árvore todos anos para apreciar sua beleza. 

Uma coisa ruim disso é que os passos em volta da árvore conseguiram danificar parte da casca das raízes e isso afeta a planta a conseguir nutrientes para se manter saudável.

Gran Abuelo é um dos organismos mais antigos do mundo

E apesar de ter mais de 5 mil anos e isso já ser uma informação de cair o queixo, o Gran abuelo não é o organismo vivo mais antigo do mundo.

Ele disputa esse pódio com Pando que é uma floresta composta de apenas uma árvore que possui cerca de 14 mil anos e o Humongous Fungus que é um fungo que está localizado na Floresta Nacional de Malheur e possui cerca de 8 mil anos.

O tronco é muito grosso

Além de ser muito antiga e muito bonita, uma das curiosidades da Gran Abuelo é que seu tronco é muito grosso, possuindo cerca de 4 metros de diâmetro e cerca de 11 metros de circunferência.

Lembrando que ela possui mais de 30 metros de altura, ou seja, ela pode ser considerada uma árvore gigante aos olhos humanos.

Gostou do conteúdo de hoje? Então acho que você deveria aproveitar a oportunidade para ler também Leite de Coco: veja os benefícios e saiba como fazer em casa!

Escrito por Ivan