Ler sobre novas histórias de superação é sempre bom, né?
Anúncios
Seja para enfrentar uma rotina pesada de trabalho, de estudos, ou simplesmente para ter uma dose de ânimo para lidar com os problemas presentes no nosso dia a dia.
De fato, conhecer novas histórias de superação de pessoas que venceram os mais diversos tipos de adversidades e, de alguma forma, conseguiram superar obstáculos e alcançar seus objetivos é algo que nos enche de esperança.
Foi pensando nisso que criamos o conteúdo de hoje. No texto a seguir, reunimos 5 histórias de superação envolvendo os mais diversos temas.
Esperamos que, através delas, você encontre a inspiração e a determinação necessária para vencer as suas próprias adversidades e conquistar os seus objetivos!
Anúncios
Tenha uma boa leitura!
Pequena Lo
Sucesso nas redes sociais, Lorrane Silva – ou Pequena Lo – ganhou os holofotes recentemente.
Seus vídeos representando situações engraçadas do cotidiano começaram a viralizar no TikTok, aplicativo de vídeos que se tornou uma febre durante a pandemia.
Ela é a protagonista da primeira das nossas histórias de superação do conteúdo de hoje.
Ela, que nasceu com os membros encurtados devido a uma síndrome que até hoje não foi identificada pelos médicos – mas que hoje é associada à displasia óssea – andava normalmente até os 11 anos.
Mas, após 5 cirurgias, ela teve que começar a utilizar muletas e, com o passar do tempo, adotou uma scooter para se locomover.
Hoje em dia, com 25 anos e formada em psicologia, Pequena Lo diz que aprendeu a lidar com a sua condição com bom humor e, com a fama e a visibilidade adquiridas através da internet, ela se tornou ativista e porta-voz da luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
Atualmente ela participa de campanhas publicitárias, capas de revista e já conta com 4,3 milhões de seguidores no Instagram.
Fábio Assunção
Outra história de superação bastante conhecida pelo público é a do ator Fábio Assunção.
Figurinha carimbada no hall de galãs da televisão brasileira, Fábio Assunção foi um dos atores mais requisitados por muitos anos.
Após ganhar fama nos anos 90, a ascensão do ator foi visível, e ele protagonizou inúmeros projetos, como as novelas Por Amor, Força de um Desejo e Paraíso Tropical.
Mas a sua trajetória de sucesso foi interrompida pela sua dependência química.
Depois de anos lutando contra ela, Fábio assumiu publicamente seu vício em drogas e chegou a se afastar da televisão para tratá-lo.
Em 2017, após enfrentar novos problemas, o ator optou por buscar tratamento na Argentina.
Após sua recuperação, Fábio retomou a sua carreira de ator, e ele já voltou a atuar normalmente.
Malala Yousafzai
Uma das histórias de superação que mais ficou conhecida na década passada foi a da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai.
A vida de Malala mudou em outubro de 2012. Aos 15 anos, enquanto saía da escola em que estudava, Malala foi baleada na cabeça por talibãs.
O atentado ocorreu após a estudante expor o seu cotidiano durante a ocupação talibã e se manifestar contra a proibição do ensino para mulheres.
Após o atentado, Malala ficou em estado grave e teve que ser transferida para um hospital no Reino Unido para se recuperar totalmente.
O que Malala não sabia era que o atentado sofrido por ela desencadeou um movimento de apoio – nacional e internacional – possibilitando que a sua luta ganhasse ainda mais voz.
Após isso, a vida da adolescente mudou totalmente. Em 2013, Malala foi capa da revista Time e foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo naquele ano.
Ela também discursou em prol do acesso universal à educação na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além de tudo isso, Malala também recebeu o Nobel da Paz pela sua luta contra a repressão e pelo acesso de jovens e crianças à educação.
Isso fez com que Malala se tornasse a pessoa mais jovem a receber o Nobel.
Fernando Fernandes
Essa história ganhou novos capítulos recentemente e merece um lugar especial na nossa matéria.
Fernando ficou conhecido pela mídia no começo dos anos 2000, após participar do Big Brother Brasil 2.
Com um bom porte físico, Fernando se dividia entre a carreira de atleta e as campanhas como modelo.
Mas a vida dele mudou para sempre em 2009. Após um acidente automobilístico em 4 de julho, Fernando ficou paraplégico e teve que se adaptar a essa nova realidade.
Mesmo após o acidente, o esporte falou mais alto e ele iniciou uma carreira de sucesso no mundo Paralímpico – versão das Olimpíadas voltada exclusivamente para competidores portadores de deficiência – e se consagrou tricampeão e tetracampeão em diversos campeonatos que participou, se tornando referência no esporte.
Recentemente, o nome de Fernando retornou aos holofotes por um ótimo motivo: ele foi anunciado como o apresentador da nova temporada de No Limite – reality show da Rede Globo que tem como foco provas radicais e que testam a resistência física dos competidores.
Com o anúncio, Fernando se tornou o primeiro apresentador portador de deficiência do programa. Essa conquista é uma baita de uma história de superação
Maria da Penha
Outra história de superação que ficou conhecida por todo o Brasil é a da farmacêutica Maria da Penha.
Depois de anos vivendo um ciclo de violência sem fim, em 1983 Maria foi vítima de uma dupla tentativa de feminicídio.
Marco, seu marido na época atirou em suas costas enquanto Maria dormia. Devido a lesões sofridas pelo tiro, Maria acabou ficando paraplégica.
Marco ainda mentiu para a polícia, dizendo que o tiro foi resultado de uma tentativa de assalto.
Quatro meses após o atentado, ao voltar para casa, Maria foi mantida em cárcere privado por 15 dias e Marco ainda tentou eletrocutá-la durante o banho.
Após esse episódio, Maria iniciou uma verdadeira batalha para que seu marido fosse condenado pelos crimes cometidos.
Depois de muita luta, a trajetória de Maria e a sua luta por justiça deram origem à Lei Maria da Penha, que tem como objetivo principal coibir atos de violência doméstica contra mulheres e, em casos onde haja, busca estipular a punição adequada ao agressor.
Essa lei foi uma conquista, pois ajudou – e ainda ajuda – milhares de mulheres que enfrentam a mesma situação que Maria da Penha enfrentou.
Gostou desse conteúdo? Então aproveita para ler também Como ser mais motivado