Aurora Boreal: o que é e onde ver esse fenômeno?

Muito provavelmente você já ouviu falar da Aurora Boreal, né?

Anúncios

Retratado em diversas mídias – desde redes sociais até filmes e documentários – o fenômeno chama muita atenção pela sua beleza.

Mas você sabe dizer o que é uma Aurora Boreal e onde é possível ver esse fenômeno? 

No conteúdo de hoje, você irá descobrir do que se trata esse fenômeno natural tão bonito e, ao mesmo tempo, misterioso.

aurora boreal o que é e onde ver esse fenômeno?
Aurora Boreal o que é e onde ver esse fenômeno? | Reprodução: Canva

O que é uma Aurora Boreal?

Que a natureza é capaz de realizar coisas maravilhosas todo mundo já sabe. E a Aurora Boreal é uma das mais belas provas disso!

Anúncios

A Aurora Boreal é um fenômeno luminoso que ocorre no céu e é bastante conhecido por sua beleza ímpar. 

Sua origem se dá a partir da atividade e força dos ventos solares. Ao entrar em contato com o campo magnético presente na Terra, o fenômeno surge. 

As auroras boreais costumam ocorrer durante as chamadas tempestades solares. Durante essas tempestades, um gás chamado plasma – que possui partículas de prótons e elétrons – é emitido pelo Sol.

Quando esse plasma entra em contato com a nossa atmosfera – e com o campo magnético presente no nosso planeta – o espetáculo acontece.

Esse campo magnético acaba funcionando como uma espécie de proteção contra essas substâncias emitidas pelo Sol.


O folclore e misticismo em torno das auroras boreais

Não é nem preciso ter presenciado uma aurora boreal para saber que a experiência parece realmente mágica.

Só de ver por foto ou vídeo, a sensação é de que as luzes são realmente de outro mundo.

Agora imagina só a sensação que os povos mais antigos ao ver um fenômeno como esse?

Antes dos estudos realizados para constatar que o fenômeno é resultado da ciência, muitos povos consideravam as auroras boreais eventos sobrenaturais ligados ao seus antepassados.

Sob esse olhar mais místico, muitos dos povos que viviam em regiões onde o fenômeno era mais comum tratavam o ritual com extremo respeito e solenidade.

Para eles, as auroras boreais eram verdadeiros portais que se abriam entre o nosso mundo e o mundo dos mortos.

E a presença das luzes e formas no céu representavam a presença dos seus antepassados. Isso tornava as auroras boreais verdadeiros eventos para esses povos mais antigos.


Aurora Boreal em outros planetas

Se engana quem acha que um fenômeno tão bonito quanto a Aurora Boreal é algo exclusivo do planeta Terra.

O fenômeno pode até parecer algo que faz parte apenas da dinâmica do nosso planeta com o Sol, mas ele já foi registrado em outros planetas.

Enviadas pela NASA – agência dos Estados Unidos responsável pelo estudo e desenvolvimento de tecnologias que visam explorar o espaço – como parte de um programa de pesquisa, as sondas Voyager 1 e 2 foram as responsáveis pela descoberta.

Durante suas respectivas missões – de estudar o funcionamento de outros planetas do nosso sistema solar – as sondas conseguiram registrar a presença de fenômenos semelhantes ao que conhecemos como aurora boreal em Júpiter, Netuno, Saturno e Urano.

Entre esses planetas, Júpiter e Saturno são os que possuem um maior campo magnético.

Isso faz com que a experiência de presenciar uma aurora boreal nesses planetas seja ainda mais impressionante, com um efeito mais intenso do que aqui.

Já em Netuno, o efeito é um pouco diferente, produzindo luzes mais distorcidas, semelhantes a manchas luminosas.

E em Urano, o fenômeno ocorre através de anéis luminosos presentes no céu do planeta. Esse último pôde ser registrado pelo telescópio espacial Hubble – um satélite responsável por capturar diversas imagens importantes para os estudos relacionados ao universo – em 2011.


Onde é possível ver esse fenômeno?

Devido ao fato de que as auroras boreais estão diretamente relacionadas aos pólos do planeta, o fenômeno pode ser visto. 

Para quem quer presenciar ao vivo as luzes brilhantes no céu, o indicado é viajar para países como Noruega, Finlândia, Groenlândia, Suécia e Islândia.

Em localidades ao norte de países como Alasca, Rússia e Canadá, o fenômeno das cores e formas também ocorre e pode ser visto.


É possível enxergar a olho nu, sem equipamentos?

Muita gente que já viu as belas fotos e filmagens realizadas por pessoas que presenciaram as auroras boreais fica com uma dúvida: será que é possível visualizar o espetáculo sem utilizar lentes?

Sim, porém sem tanta intensidade.

O show de formas e cores que acontece no céu durante a aurora boreal pode sim ser visto a olho nu, mas o indicado é que, para ter uma experiência mais completa, os espectadores utilizem câmeras para observar o fenômeno.

Algumas das luzes presentes na aurora – como as vermelhas, por exemplo – são emitidas em uma tonalidade que é bem difícil de ser enxergada pelo olho humano.

Além disso, outras cores que compõem a aurora boreal – como tons de violeta e verde – podem ser vistas com mais intensidade através de lentes. 

Por isso, para visualizar – e registrar – o fenômeno com mais qualidade, o indicado é utilizar objetos como câmeras fotográficas e filmadoras.


É possível ver uma Aurora Boreal no Brasil?

Infelizmente não.

Como mencionado anteriormente no texto, a aurora boreal precisa de algumas condições climáticas para que possa acontecer. E o Brasil não oferece essas condições.

Apesar disso, é importante saber que o hemisfério sul do planeta possui a sua própria aurora boreal.

Conhecida como Aurora Austral, ela pode ser vista próximo ao Pólo Sul da Terra. Mas, como as proximidades do Pólo Norte são mais habitadas que o Pólo Sul, a aurora boreal acaba sendo mais famosa que a aurora austral.

Apesar do Brasil estar localizado no sul do planeta, infelizmente não estamos posicionados tão ao sul para que possamos ver um fenômeno tão fascinante como esses.

No entanto, em alguns locais do hemisfério sul é possível enxergar o fenômeno. Em alguns pontos ao sul da Austrália e da Tasmânia é possível enxergar o fenômeno.

Já aqui na América do Sul, um ponto onde é possível presenciar a aurora austral é Ushuaia, na Argentina.

A cidade fica no extremo sul da América do Sul e é um ponto turístico concorrido por quem quer ver o fenômeno sem viajar para os países do hemisfério norte. 

Gostou desse material? Então aproveite e leia também Benefícios da música – conheça 5 proveitos!

Escrito por Ivan