Carregador falso danifica o celular? Entenda os riscos!

O quanto você acha que um carregador falso danifica o seu celular?

Anúncios

Que atire a primeira pedra quem nunca teve que recorrer a um carregador falso depois de um certo tempo com um celular!

A gente sabe que, por mais que os valores desses tipos de aparelhos estejam cada vez mais elevados, a qualidade não é o grande forte da maioria deles, né? 

E a prova disso é que, se você não tomar bastante cuidado com o seu carregador, ele pode acabar apresentando problemas e estragar rapidamente.

Isso faz com que muita gente acabe tendo que recorrer a opções mais acessíveis para o bolso, como o famoso carregador falso. 

Anúncios

Mas será que esse tipo de opção é algo realmente seguro para o seu aparelho?

É exatamente sobre esse tipo de recurso que nós vamos falar no conteúdo de hoje!

Aqui você vai descobrir de uma vez por todas se um carregador falso danifica o celular e quais são os riscos de escolher esse tipo de acessório para carregar o seu aparelho no dia a dia.

Será que um carregador falso danifica o celular?

Independente da marca de smartphone que você usa, você já deve ter ouvido falar que usar um carregador falso danifica o celular.

Essa é uma daquelas teorias que todo mundo conhece. Mas será que é verdade ou é uma ‘lenda urbana’ que se popularizou com o tempo?

Pois saiba que é verdade, um carregador falso danifica o celular! Por isso é necessário ter bastante atenção em relação aos acessórios que você adquire.

Por que um carregador falso danifica o celular? 

Como você já deve saber, os aparelhos celulares e acessórios originais que são vendidos junto com eles passam por diversas etapas e tipos de testes para que possam oferecer o melhor resultado para o usuário.

E todos esses processos estão diretamente ligados ao valor elevado que esses produtos possuem.

E quando o assunto é os carregadores falsos, nem preciso falar que esses tipos de testes e cuidados não existem, né?

Todos os componentes internos e que fazem parte desses acessórios não passam por nenhum tipo de processo que garanta a segurança que um carregador original oferece para o cliente.

E, apesar de servir para o propósito principal – que é carregar o seu aparelho no dia a dia – com o passar do tempo, esses tipos de carregadores falsos podem oferecer riscos para o aparelho e para o usuário.

No próximo tópico vamos entender um pouco mais sobre esses riscos!

Entenda os riscos de um carregador falso que danifica o celular

Agora que você já está ciente de que um carregador falso danifica o celular e entendeu um pouco mais do motivo disso acontecer, chegou a hora de ficar por dentro dos riscos de um carregador falso para você e para a sua rotina.

Por mais que possa parecer algo vantajoso no momento da compra – afinal, os carregadores falsos tendem a ser bem mais baratos e acessíveis que os modelos originais – essa breve economia pode custar bem caro.

A seguir, separamos alguns riscos de um carregador falso que danifica o celular para você ficar por dentro dos principais pontos negativos desse tipo de acessório.

O redução da vida útil do seu aparelho

Um dos principais pontos negativos de usar um carregador falso é em relação a vida útil do seu aparelho.

Por mais ele possa carregar de forma bem satisfatória o seu aparelho – inclusive, existem até modelos de procedência duvidosa que prometem carregar o aparelho de forma mais rápida que o normal – não se deixe enganar pelos carregadores falsos.

Com o passar do tempo, você irá perceber os danos que o uso desse modelo de acessório causam ao seu aparelho.

Além de ‘viciar’ a sua bateria – fazendo com que as cargas durem menos tempo do que o normal – e comprometer a autonomia da sua bateria, o uso dos carregadores falsos também acaba diminuindo a vida útil do seu aparelho.

Você desembolsa um bom valor para comprar o tão sonhado smartphone contando que ele irá durar uns bons anos, né? 

Mas esse tempo pode diminuir bastante caso você queira dar aquela economizada e adquirir um carregador falso.

Aí são duas alternativas: ou você busca assistências técnicas especializadas para te auxiliar com esse problema – e provavelmente irá pagar bem caro – ou compra outro aparelho, o que também não vai custar pouco.

Ou seja, esse é o maior exemplo daquele velho ditado: o barato sai caro.

O aumento dos riscos de eventuais explosões e curtos circuitos 

Esse é um risco que vai além do âmbito eletrônico e pode oferecer perigos para a sua saúde.

Como já mencionamos aqui no texto, diferente dos modelos originais, esses tipos de carregadores falsos não passam por nenhum tipo de teste que assegure a sua segurança. 

Isso faz com que eles ofereçam um risco maior de apresentar panes elétricos. E essas situações podem causar desde curto circuitos até mesmo explosões e incêndios.

E como a maioria de nós sempre deixa o celular carregando por perto – seja trabalhando ou até mesmo enquanto estamos dormindo – isso oferece um risco enorme para a nossa saúde.

Ou seja: além de comprometer a sua bateria, um carregador falso pode colocar a sua casa e a sua saúde em risco.

Conclusão

Deu para perceber que um carregador falso danifica sim o celular, né?

E como pudemos perceber ao longo do texto, é necessário ter cuidados na hora de trocar de carregador.

Independente da sua rotina de trabalho e/ou estudo, é inegável que estamos vivendo uma rotina onde os aparelhos celulares são cada vez mais essenciais.

Por isso é tão importante entender as práticas de bom uso desses aparelhos e, sempre que possível, evitar o uso desse tipo de recurso para carregar o seu aparelho.

Dessa forma, além de estar zelando pela sua segurança, você também ajudará a aumentar a vida útil do seu aparelho, garantindo que o seu tão amado celular esteja junto com você por mais e mais tempo!

Gostou deste conteúdo? Então que tal aproveitar a oportunidade e ler também Como fazer para o celular carregar mais rápido e otimizar o tempo?

Escrito por Ivan