Que tal conhecer um pouco mais sobre as comidas típicas do Nordeste?
Anúncios
Não é novidade para ninguém que o Brasil é um dos principais países quando o assunto é pluralidade cultural na culinária.
Cada uma das regiões do nosso país possui seus pratos típicos, e cada um é um sucesso a parte entre os habitantes da região.
E foi pensando nisso que tivemos a ideia de explorar mais esse tema e te ajudar a conhecer algumas comidas típicas do nosso país. E a região escolhida de hoje é o Nordeste.
Aliás, para quem quer saber mais sobre a cultura dessa região, é só ficar de olho aqui no site.
Anúncios
Durante essa semana, nós ainda teremos mais alguns conteúdos especiais sobre a região. Além da culinária, também falaremos sobre a história e a cultura do Nordeste.
A importância de conhecer mais sobre a culinária do Nordeste
É inegável que, quando o assunto é pluralidade cultural em relação à culinária, o Nordeste consegue se destacar bastante.
A região – que é formada pelos estados de Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI) e Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE) – é a maior em relação a quantidade de estados.
E isso, sem dúvidas, influencia diretamente na rica culinária que a região possui.
Mas afinal: qual a importância de conhecer mais sobre a culinária do Nordeste?
Além de ser uma ótima maneira de enriquecer o seu próprio repertório ao conhecer novos pratos, ficar por dentro dos pratos típicos dessa região é uma excelente oportunidade para quem tem planos de viajar para algum dos estados que compõem a região.
Dessa forma, você já estará por dentro de tudo que uma região tão rica culturalmente como o Nordeste tem para oferecer quando se trata de pratos típicos.
7 comidas típicas do Nordeste para você experimentar
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de conhecer mais sobre a culinária do Nordeste, que tal falarmos mais sobre algumas comidas típicas da região?
Neste tópico, reunimos 7 comidas típicas do Nordeste para você experimentar assim que tiver uma oportunidade!
Tapioca

Esse talvez seja um dos pratos mais famosos do Nordeste.
E o prato é tão famoso que já é consumido em todos os 4 cantos do país, apesar de serem em versões um pouco diferentes da original.
E um dos motivos que fez com que o prato se tornasse tão popular é a sua versatilidade.
Além de poder ser consumida com ou sem manteiga – que é uma das versões mais tradicionais – a tapioca também pode ser servida com coco e outros recheios, como frango ou queijo, por exemplo.
E para provar que a tapioca é um dos pratos mais versáteis do nosso país, a versão como sobremesa – com chocolate, doce de leite ou creme de avelã, por exemplo – também ganhou o Brasil.
Acarajé
É impossível falarmos do Nordeste sem comentar sobre o principal prato da Bahia, um dos principais estados da região: o acarajé
O prato – que é de origem africana – é um bolinho frito no azeite de dendê. Esse bolinho é feito com feijão fradinho, sal, alho, gengibre e cebola. Além disso, o prato ainda conta com recheio de camarão.
Muito consumido na Bahia, o prato ainda possui uma curiosidade em relação a forma como o prato é servido. Em muitos lugares da Bahia, irão te perguntar se você prefere o prato “quente ou frio”.
Mas diferente do que se pode pensar, a pergunta não tem relação com a temperatura do prato, mas sim referente ao nível de pimenta do seu acarajé.
Ou seja: quanto mais “quente”, mais apimentado.
Moqueca

Quem gosta de frutos do mar e peixe, vai adorar esse prato.
A moqueca é um cozido de peixe muito famoso na Bahia. Além desse estado, a moqueca também é um prato bastante conhecido em estados de outras regiões, como Pará e Espírito Santo.
Apesar do prato em si poder passar por mudanças por causa da região em que é servido, a versão tradicional do prato costuma ser preparada em uma panela de barro.
O prato é composto por peixe cozido juntamente com outros frutos do mar. E para temperar, ingredientes como azeite de dendê e leite de coco são bastante utilizados.
A moqueca costuma ser servida com pirão, um prato que é feito com o caldo do cozimento do peixe junto com farinha de mandioca.
Carne de sol

Outra comida típica do Nordeste que é bastante famosa é a carne de sol. E o prato está diretamente ligado à história da região.
O prato, que é conhecido por ser levemente salgado, leva esse nome porque era colocado para secar ao sol. As técnicas para a preparação da carne evoluíram com o passar do tempo, mas o nome tradicional se manteve.
E falando em tradição, a carne de sol costuma ser servida assada e com queijo coalho.
Paçoca de carne

Ao ouvir a palavra paçoca, a grande maioria de nós associa diretamente ao doce feito de amendoim. Mas na região Nordeste, esse nome remete a um outro tipo de prato salgado.
Diferente da versão doce, a paçoca de carne é um prato que é feito com farinha de mandioca, cebola e carne seca moída.
A receita nordestina original é feita com o uso de um pilão. Nele, a carne é preparada para ficar do jeito que a receita pede.
Esse prato costuma ser consumido juntamente com outra receita típica da região: o Baião de dois.
Buchada de bode

Outro prato bem emblemático do Nordeste do país é a buchada.
O prato pode até causar um certo estranhamento visto que é feito com as entranhas do bode – como fígado, rins e tripas.
O processo de preparação ainda envolve o cozimento em bolsas que costumam ser feitas com o próprio estômago do bode. Talvez seja, de certa maneira, o prato mais “exótico” da nossa lista.
Cuscuz

Outro prato que ganhou o Brasil é o cuscuz. Muito consumido no Nordeste, o consumo do prato já se espalhou por todo o país e já até ganhou suas versões regionais – como o cuscuz paulista.
Ele é feito à base de farinha ou polvilho, milho, arroz ou mandioca.No Nordeste, o prato costuma ser servido acompanhado de manteiga, ovos ou leite.
Conclusão
E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre as comidas típicas do Nordeste? Agora tenho certeza que você já está mais que preparado para viajar para a região e provar tudo o que a culinária nordestina tem para oferecer!
Gostou desse conteúdo? Então aproveite e leia também Google Flights – saiba como usar e como achar voos mais baratos