Como limpar portas e janelas de vidro?

Não há dúvidas de que uma das partes mais difíceis quando o assunto é limpeza de uma casa é a hora de limpar portas e janelas de vidro, né?

Anúncios

Quem precisa – ou até mesmo já precisou – fazer a limpeza desse tipo de superfície sabe bem que essa não é das missões mais fáceis.

Pensando nisso, o post de hoje é especial para ajudar os milhões de donos e donas de casa desse Brasil que precisam lidar com essas situações na hora de limpar a casa.

Ao longo do texto, vamos falar sobre algumas dicas pra lá de preciosas na hora de limpar portas e janelas de vidro.

Depois desse conteúdo e das dicas reunidas aqui, a sua relação com suas janelas e portas de vidro vai ser outra!

Como limpar portas e janelas de vidro em 3 passos

Anúncios

Antes de mais nada, é necessário ter em mente que a limpeza de portas e janelas – entre outras superfícies de vidro – não é nenhum bicho de 7 cabeças. 

Para quem não está tão inserido nessa tarefa e está realizando esse tipo de limpeza pelas primeiras vezes, é importante se atentar a alguns pontos.

E na hora de realizar a limpeza de portas e janelas de vidro, dois fatores fazem toda a diferença: a ordem da limpeza e a forma como você vai realizá-la.

A seguir, separamos um passo a passo rápido para te ajudar a organizar a sua limpeza.

Realize uma preparação prévia antes de começar a limpeza

Se você acha que é só jogar água e começar a lavar, sinto informar mas você está errado. 

O processo de limpeza em si começa antes mesmo da água entrar em cena.

Para realizar esse tipo de limpeza “prévia”, você pode usar um pano seco para limpar o vidro do pó e sujeira que pode ficar acumulada no vidro. 

E com um pincel, você consegue limpar os cantinhos da porta e/ou janela.

Prepare a sua mistura para a limpeza

Depois dessa limpeza inicial, chegou a hora de aplicar o produto – ou mistura – de limpeza que você preferir. 

Uma ótima dica é usar a seguinte mistura: água, vinagre, detergente neutro e álcool líquido.

Com a ajuda de um borrifador, aplique essa mistura sobre a superfície e, com um pano, venha esfregando em movimentos circulares.

Nessa hora, é importante seguir uma única direção. Repita esse processo o tanto de vezes que achar necessário.

Seque a superfície de vidro logo em seguida

Para finalizar a sua limpeza, utilize um pano para secar toda a superfície. Nessa etapa, o tempo entre o final da limpeza e o começo do processo de secagem faz toda a diferença – como você verá no próximo tópico.

Dicas gerais para aplicar na hora de limpar portas e janelas de vidro

Agora que você já aprendeu o principal na hora de limpar portas e janelas de vidro, chegou a hora de conhecer algumas dicas gerais que irão te ajudar nessa tarefa.

Para evitar manchas seque bem o vidro

Muitos podem achar que não, mas o verdadeiro segredo na hora de limpar portas e janelas de vidro e deixá-los sem manchas não está tanto na parte da limpeza, mas sim no pós lavagem.

Ao finalizar a limpeza da superfície de vidro – seja janela ou porta – o indicado é que você dê bastante atenção para uma etapa muito importante: a secagem.

Certifique-se que o vidro está 100% seco no final da sua limpeza. Dessa forma, você evitará

aquelas manchas que fazem parecer que todo o nosso trabalho foi em vão.

Utilize panos de algodão e que não soltem fiapos;

Ainda falando sobre o processo de secagem, você sabia que até mesmo o pano utilizado para secar o vidro pode fazer a diferença?

Por isso, o indicado para ter uma limpeza e secagem mais eficiente é optar por um pano macio e que não solte nenhum tipo de fiapo.

Dessa forma, você também ajuda a evitar eventuais manchas e até mesmo riscos que panos feitos de materiais mais ásperos podem causar.

E sem falar daqueles fiapos incômodos que determinados tipos de tecido vão soltando conforme você realiza a limpeza.

Um tipo de tecido bastante utilizado durante esse tipo de serviço doméstico é a flanela de limpeza.

Além de limpezas em vidros, esse tipo de tecido também é bastante utilizado na limpeza de carros e motos, devido a sua maciez.

Limpe o vidro aos poucos, evitando que o produto seque antes e deixe marcas

Outra dica diretamente ligada ao resultado final na limpeza de portas e janelas de vidro é saber realizar essa tarefa em etapas.

Pensa comigo: se você aplicar o produto – ou os produtos – para limpar os vidros em toda a superfície, enquanto você limpa uma parte, a outra vai secando aos poucos.

E até a hora que você finalizar a parte que começou, a outra já estará seca. E o pior: graças ao produto que você já havia aplicado lá no começo, o vidro provavelmente secou todo manchado.

Ou seja: vai te dar ainda mais trabalho na hora de lavar essa parte.

Portanto, a dica é: vá por partes. Quando você realiza a limpeza por partes, você consegue evitar que o produto – ou os produtos – sequem antes de você terminar.

Dessa forma você vai otimizar o seu tempo e o seu trabalho.

Busque realizar esse processo de limpeza com uma certa frequência

Para encerrar com chave de ouro, um segredinho muito importante: adote o hábito de realizar esse tipo de limpeza com uma certa frequência.

Quanto mais você demorar para realizar uma nova limpeza, mais sujeira estará acumulada e, consequentemente, você vai ter mais trabalho para deixar o vidro brilhando do jeito que todo mundo gosta.

Conclusão

E aí? O que achou das dicas que te demos hoje?

A verdade é que a limpeza dessas superfícies pode até parecer difícil, mas não é!

Com técnica, paciência e usando os produtos e dicas certos, você não vai mais ter dor de cabeça com a limpeza dos vidros da sua casa!

E o melhor: tudo limpo e sem manchas! 

Gostou desse conteúdo? Então aproveite a oportunidade e leia também Como limpar pia de mármore de maneira fácil e inteligente?

Escrito por Ivan