Como Ajudar Idosos no Isolamento da Pandemia CoronaVírus

Imagine que você precisa de cuidados especiais, e agora… como gostaria de ser cuidado? Você deve aprender rapidamente como ajudar idosos. Qual tratamento é realmente eficiente? Antes de mais nada, essa é uma pergunta a se fazer.

Anúncios

Enfim, como ajudar idosos na pandemia?

De cara, vai algumas dicas para cuidar bem dos velhinhos. Para saber como ajudar idosos, não precisamos de muito, apenas de um pouco de atenção.

  • Faça que isso deixe de ser uma prisão e crie um espaço de coisas boas e atividades em casa.
  • Mostre filmes para eles.
  • Telefone para eles e fale via chamadas de vídeo.
  • Leia para eles e indique videos, além de coisas bonitas. 
  • Emane amor.

O maior grupo de risco do Coronavírus são os idosos, já que as primeiras mortes relatadas são de pessoas com mais de 80 anos. Inclusive, os quadros mais graves ainda são dessas pessoas que nos deram a vida, nossos avós.

Portanto, existem muitas razões para ficar em casa se você tiver mais de 60 anos ou tiver algum familiar com esta idade.

Anúncios

Isso significa que cabe a nós, os mais jovens, ajudar os idosos durante a pandemia. Afinal, eles estão em isolamento social, são mais teimosos e entediados. 

A primeira dica para saber como ajudar idosos é estimulá-los a fazerem exercícios, além de evitar assistir televisão. Isso pode causar uma proteção existencial e sobreviver as imagens que assustam as pessoas de qualquer idade. 

Os idosos já vivem essa realidade da morte batendo as suas portas, que são inúteis e até mesmo, um peso para sociedade ou famílias. Para ser otimista, as vacinas podem chegar em até 1 ano e meio. Isto é, ainda vai levar um tempo. 

Os idosos por terem um sistema imunológico mais debilitado, podem não lidar sozinhos com o vírus. Mas de fato, os idosos são vistos socialmente como prejudiciais, que atrapalham ou que precisam ser eliminados. 

Alguns já vivem até mesmo uma morte simbólica. Eles são praticamente invisíveis socialmente. Vemos diversas coisas absurdas que estão relacionadas a eles.

E se a mortalidade fosse atribuída a crianças e adultos?

Anúncios

Muito se diz na mídia que apenas velhinhos vão morrer, sendo que muitos discursos e memes saem nas redes sociais. Isso vem de uma mentalidade que precisa ser mudada. A nossa sociedade vive ao redor de valores associados a beleza, jovialidade, produtividade e o amor, mas não estão atribuídos às pessoas que são mais velhas. 

No brasil, o apoio ao idoso é muito menor. A ideia é que todos reflitam que já são velhas hoje ou vão ser um dia. Imagine-se como uma pessoa de mais idade, você gostaria de ser descartável?

O que as empresas podem fazer e como ajudar idosos, para evitar perder seus lucros?

Alguns supermercados já estão adotando sistemas no qual a pessoa pede suas compras via telefone ou online. Pessoas que já estão preparadas para a funções, escolhem frutas como se fossem para si mesmas, escolhem produtos e estes são enviados às casas através de uma entrega. 

É importante higienizar tudo e os funcionários devem usar máscaras e luvas. Inclusive, algumas dúvidas podem surgir, como pessoas que prestam serviços de costura, por exemplo, se podem continuar a prestar serviços. 

Anúncios

E a nossa resposta é que podem sim, caso tomem os devidos cuidados de utilizar álcool e proteção. Muitas pessoas jovens estão se oferecendo para realizar estes serviços de ir ao supermercado em prédios e condomínios por todo Brasil. 

E porque o isolamento é considerado um risco para idosos?

Eles querem sair e são ativos porque isso trazem uma sensação de utilidade. Vão a farmácia, fazem exercícios e conversam com vizinhos. Isso é ter liberdade, mas eles estão conscientes de que devem ficar em casa e isso pode deixá-los vulneráveis, deprimidos e amedrontados. 

Para eles, é difícil entender essa realidade, já que estão no fim de suas vidas e querem desfrutar do pouco que lhes restam. Muitos têm dificuldade de respeitar isso, continuam saindo pelas ruas. 

O comportamento de pertencer

Não se trata apenas de teimosia, mas de buscar acolhimento e do instinto intrínseco de pertencer, afinal, somos seres sociáveis. Inclusive, a grande maioria está dentro de suas casas e ser motivo de piada não é muito legal.

Anúncios

O isolamento obrigatório para os idosos é quase que uma morte simbólica para eles. Eles assistem a TV e ficam apavorados com a situação. E, não adianta querer forçá-los a ficarem em casa. Eles sabem o que é certo ou errado.

A grande chave é entender e cuidar, assim como eles cuidaram de nós. Muitos dos nossos velhinhos são diabéticos, velhos e cardíacos, o que significa o agravamento do quadro, caso ocorra o contágio da doença.

Mudança na Rotina

Vamos ser inteligentes nestas semanas trágicas e combater a doença através de pequenos esforços com nossos familiares. Portanto, mantenha os grupos de risco isolados e, além disso, muito amparados, tranquilizados e unidos.

A melhor maneira de vencer esse grande problema é permitir que tudo já esteja curado e solucionado. Estamos bem, o pior já passou.

Anúncios

E assim, vamos sempre buscando meios de se adaptar à nova realidade que estamos vivendo em meio á quarentena, além de saber como ajudar idosos.



Written by Douglas T.