Como limpar pia de mármore de maneira fácil e inteligente?

Você sabe como limpar pia de mármore? 

Anúncios


Presente no lar de milhões de brasileiros, uma pia de mármore é um

Mas, apesar de ser algo que faz parte da realidade de muitas pessoas, nem todo mundo sabe que, para que a sua pia de mármore continue bonita por muito mais tempo, é necessário seguir algumas rotinas de limpeza. 

E é sobre isso que vamos falar hoje! Nesse conteúdo, o tema principal é pia de mármore e sobre os truques que fazem parte da sua rotina de limpeza.

O uso do mármore ao longo dos anos

Você sabia que o uso do mármore como matéria prima vem desde a antiguidade.

E o uso desse tipo de material era para diversos fins: começou com o uso como moeda de troca, passando pelo uso em esculturas – que são famosas até os dias de hoje – e indo até a construção civil e arquitetura.

Com uma grande variedade de cores e texturas, o uso do mármore foi se tornando cada vez mais popular e, o que antes era visto apenas como algo utilizado por determinada classe da sociedade, com o tempo, se tornou mais acessível.

Anúncios


Hoje em dia, o material está presente em lares de todo o mundo e é utilizado das mais diversas formas: na cozinha, no banheiro e na área da piscina são só alguns exemplos.

Quais as vantagens de escolher uma pia de mármore 

Mas afinal, quais são as vantagens de optar por uma pia de mármore para a minha casa? Nesse tópico a gente vai falar um pouco mais sobre isso!

A beleza e elegância que o mármore transmite

Essa talvez seja a principal vantagem do uso do mármore para uma pia – ou para qualquer outro local da sua casa. 

O uso do mármore na arquitetura da casa dá uma beleza ímpar ao local, chamando a atenção por dar um toque extra de requinte e elegância para qualquer ambiente.

A versatilidade do mármore 

Outro ponto bem forte e que chama a atenção para o uso do mármore é a sua versatilidade. O material pode ser utilizado para os mais diversos fins dentro de uma casa. 

Além do uso para pia – que é o tema central desse conteúdo – de cozinha e banheiro, também é possível utilizar o mármore praticamente na casa toda.

Anúncios


Entre os usos mais comuns, estão: bancadas,  pisos de sala, hall e quartos, em revestimentos, no banheiro, na área da piscina…

 E, é claro, também dá para usar em itens de decoração que combinem com o estilo da sua casa. Opção de uso é o que não falta!

A resistência do material em si

A resistência do mármore também é um ponto que merece destaque. É só observar os diversos usos que o material teve ao longo da história.

Existem diversos museus e palácios que utilizaram o material nos seus processos de construção e, por ser uma pedra extremamente durável, a grande maioria desses lugares seguem em ótimas condições, mesmo tendo atravessado séculos.

Dicas para limpar pia de mármore

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o mármore e as vantagens do seu uso, chegou a hora das dicas para limpar pia de mármore e te ajudar a manter essas superfície sempre linda.

Como limpar pia de mármore com detergente e água

Sabe aquela limpeza do dia a dia e que pode ser feita de maneira rápida? Vamos começar com ela!

Para isso, misture cerca de 10 gotas de detergente neutro e 2 litros de água. Em seguida, com o uso de um pano limpo, passe essa mistura em toda a superfície. E, para terminar, seque tudo com um pano limpo.

Como limpar pia de mármore com bicarbonato

Se tem um produto que é multifunções, esse produto é o bicarbonato. 

Além de poder ser usado para diminuir desconfortos causados pela indigestão e até mesmo no preparo de receitas, o bicarbonato também é um dos ingredientes que podem ajudar aos donos de pias de mármore a manter a área mais limpa.

Nesse caso, você deve misturar o produto com um pouco de água. O resultado dessa mistura é uma pasta. O próximo passo é aplicar toda essa pasta pela superfície da pedra. 

Depois disso, é só deixar agir por um tempo e retirar a mistura. Ao utilizar o bicarbonato dessa forma, você conseguirá manter a sua pia de mármore mais limpa e com cara de nova

Como limpar pia de mármore com água morna

E por último, mas não menos importante, também é possível utilizar água morna para limpar a sua pia de mármore.

Para isso, você deve esquentar a água – mas não precisa deixar ferver – e misturar um pouco de detergente neutro e álcool.

Em seguida, jogue a mistura por toda a superfície da pia e esfregue levemente utilizando um pano limpo.

Depois é só deixar agir por uns 5 minutos, enxaguar e secar a pia.

Dica bônus

É importante ter em mente que não é só a limpeza que mantém a sua pia de mármore sempre bonita. Existem algumas práticas que devem ser evitadas por quem tem uma pia de mármore em casa. Como:

– Evite o contato de produtos como água sanitária, ácidos, óleos e gorduras que possam manchar ou corroer o mármore

– Produtos pontiagudos ou porosos – como areia, por exemplo – podem riscar a superfície. Portanto, mantenha sua pia longe desses materiais.

– Caso caia alguma substância que possa causar manchas – como vinho, alguns tipos de molhos, café – limpe o local o mais rápido possível. O seu mármore agradece!

Conclusão

Eu aposto que, se você não tem uma pia de mármore na sua casa, depois desse texto você vai querer uma.

Por mais que possa parecer uma rotina difícil de limpeza, essas dicas para limpar pia de mármore são super fáceis de aplicar na sua casa.

Elas vão te ajudar a manter a sua pia de mármore mais bonita e brilhante como nova por muito mais tempo. Você vai ver!

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Como tirar mancha de água sanitária da roupa?

Escrito por Ivan

Anúncios