Como tirar mancha de água sanitária da roupa?

Ninguém está livre de passar por pequenos ‘acidentes’ e de ter que lidar com uma situação bastante comum: mancha de água sanitária.

Anúncios

Por mais que a água sanitária seja uma perfeita aliada na hora de realizar qualquer tipo de limpeza, esse é um daqueles produtos que é necessário muito cuidado na hora de manusear. 

Isso porque, por ser um produto muito forte, pode causar diversos tipos de situações caso seja utilizada de maneira errada. E a mais conhecida entre essas situações é mancha de água sanitária na roupa.

Quase todo mundo que já teve que lidar com água sanitária mas não tinha tanta experiência passou por esse tipo de situação, né? 

Por isso, no conteúdo de hoje, vamos falar sobre esse tipo de situação e também reunimos algumas dicas que vão te ajudar a se livrar das eventuais manchas de água sanitária da sua roupa.

Por que a mancha de água sanitária acontece?

Anúncios

Se tem um produto que é um grande vilão das roupas coloridas é a água sanitária. Por mais que seja uma excelente maneira de limpar roupas brancas, o produto é um perigo para as peças coloridas. Um simples respingo de água sanitária pode manchar a peça rapidamente.

Isso acontece porque o produto possui cloro ativo na sua composição. E essa substância não se dá muito bem com o pigmento das roupas, fazendo com que eles oxidem, resultando nas manchas. 

E essa reação acontece muito rapidamente nos tecidos coloridos. Por isso, ao manchar uma peça com o produto, o melhor é correr para tentar reverter a situação.

Dicas para tirar mancha de água sanitária

Como acidentes acontecem – principalmente durante uma lavagem de roupa ou na hora de usar a água sanitária para limpar algo – todo mundo que precisa lidar com esse produto está sujeito a passar por esse tipo de situação. 

Por isso, para te ajudar em situações envolvendo mancha de água sanitária, separamos algumas dicas especiais para que você consiga lidar com esse contratempo da melhor forma possível. E o melhor: te ajudando a recuperar a sua peça. 

Detergente e vinagre podem ser o caminho para tirar mancha de água sanitária

Vamos começar com uma dica importante para lidar com peças manchadas recentemente. Se a sua peça de roupa acabou de entrar em contato com a água sanitária, o melhor que você pode fazer é usar essa combinação.

Para isso, o primeiro passo é usar um pano com água gelada e dar leves batidinhas na peça – mas o suficiente para deixar a área manchada molhada. Depois disso, é só fazer uma mistura de água morna com detergente, aplique na área manchada e deixe agir por uns minutos. Em seguida, com o auxílio de uma esponja, remova a mistura da mancha.

Caso você não possua detergente no momento da mancha, também é possível substituir o detergente por vinagre branco e repetir o processo. 

Com essa dica, existem boas chances da mancha ser neutralizada e você conseguir salvar a sua roupa.

Bicarbonato de sódio para ajudar a limpar mancha de água sanitária recente

Outra alternativa para lidar com as manchas de roupas – e minimizar os efeitos da água sanitária – é o bicarbonato de sódio. Para usá-lo, é só preparar uma pasta com água, bicarbonato de sódio e aplicar na mancha.

Após isso, o próximo passo é pegar aquela escova de dente velha que você tem em casa e esfregar a pasta na mancha. Nessa etapa, é importante que você esfregue de maneira delicada, sem forçar muito.

Depois disso, a etapa final é usar um pano macio – que esteja limpo e levemente úmido – para remover a pasta da peça. Essa dica também te ajudará a minimizar os efeitos da mancha.

Mancha de água sanitária antiga? Tingir talvez seja a melhor a opção

Até agora só falamos sobre soluções para peças que foram manchadas recentemente, né? Chegou a hora de falarmos sobre as manchas mais ‘antigas’.

Como você já deve imaginar, quanto mais tempo se passa, mais difícil fica remover a mancha. Sinto muito em informar, mas após a mancha secar, será praticamente impossível removê-la da sua peça.

Mas isso não significa que a peça está perdida. Muito pelo contrário. Nesses casos, você ainda tem a opção de tingir a peça com a cor original. E, caso a peça seja apenas de uma cor, essa missão fica ainda mais fácil.

E o melhor é que os produtos necessários para fazer esse tingimento é bem fácil de encontrar. Qualquer supermercado ou lojas de aviamentos vendem esse tipo de tinta.

Para realizar o tingimento em casa – e economizar o dinheiro que você ia gastar com tinturaria – é bem fácil. Você só vai precisar da tinta específica, uma bacia e água quente. 

Além de ser uma forma bem barata de ‘salvar’ a sua peça, você ainda conseguirá dar uma nova cara para a roupa gastando pouco.

Que tal customizar a sua peça?

E por último, mas não menos importante: você sempre pode customizar suas peças manchadas.

Sabe aquelas situações em que a sua roupa fica muito manchada de água sanitária e parece que não tem mais conserto para ela? Você pode usar a criatividade a seu favor e customizá-la! 

Nos últimos anos, você deve ter reparado que as peças tie-dye voltaram a fazer bastante sucesso. E o tie-dye nada mais é do que peças manchadas e tingidas com um ar mais artístico e com estilo!

Para isso, existem diversos tutoriais na internet que ensinam como realizar essa customização.

Por isso, se você manchou alguma peça com água sanitária, saiba que ela não está totalmente perdida. Você sempre pode customizar e transformá-la em outras peças mais estilosas! Com o uso de água sanitária e produtos como corantes e fixador de cor, você vai conseguir dar uma nova cara a essa peça.

Conclusão 

Viu como uma peça manchada com água sanitária não é o fim do mundo? Se você souber lidar com a situação, é bem provável que você consiga contornar a situação e recuperar a peça. Mas, se o caso for irreversível, deu para ver também que a opção de tingir e customizar também valem super a pena e são mega acessíveis para todo mundo.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite e leia também Onde encontrar objetos de decoração baratos

Escrito por Ivan