Você sabe como limpar ventilador com saco de plástico? Vem descobrir essa técnica que promete ser uma ótima solução para você!
Anúncios
Quem aí tem um ventilador em casa? Por ser um método bem acessível – principalmente se compararmos com o ar condicionado, seu principal concorrente – para os dias de calor, o ventilador é uma presença garantida na grande maioria dos lares brasileiros.
Mas mesmo sendo tão presente no nosso dia a dia, um aspecto do ventilador costuma dividir opiniões em relação ao que é o mais prático de fazer. Estamos falando da limpeza.
Se você é um dono(a) de casa, eventualmente você já passou ou vai passar pelo momento de limpar o seu ventilador.
Isso porque, com o uso constante do seu ventilador, é inevitável que poeira e outros resíduos acabem se acumulando tanto nas suas grades quanto nas suas hélices. E é nessa hora que entra a limpeza. E foi esse tema que nos deu a ideia de criar o conteúdo de hoje!
Anúncios
Apesar de existirem várias maneiras de limpar o seu ventilador, uma delas se mostra ser bem eficiente e, quando aplicada da maneira correta, pode facilmente ser considerada a mais prática. E é sobre ela que vamos falar hoje!
Aqui, nós vamos te ensinar como limpar ventilador com saco plástico, uma técnica que vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o país mas, ao mesmo tempo, também divide opiniões em relação a sua eficácia.
Os perigos de não limpar adequadamente o seu ventilador
Apesar de não ser uma atividade que muita gente leva como prioridade na hora de limpar a casa – e que muita gente só dá a devida atenção na hora que o ventilador está em um estado crítico de sujeira – manter o seu ventilador sujo pode oferecer uma série de perigos envolvendo nossa saúde.
A seguir, listamos os principais deles para você conhecer e, quem sabe, assumir uma nova postura quando o assunto é a limpeza dos ventiladores.
Acúmulo de poeira e alérgenos
Um ventilador sujo é, sem dúvidas, um dos maiores pesadelos para quem sofre com alguma doença ou alergia respiratória como asma, rinite, sinusite e bronquite.
Isso porque, como já comentamos no primeiro tópico, um ventilador sujo acumula poeira, sujeira e alérgenos no seu interior, especialmente nas pás e nas grades de ventilação.
E o principal problema desse acúmulo é quando o ventilador é ligado. Nesse momento, essas partículas geralmente são lançadas no ar, causando problemas respiratórios, como alergias e crises respiratórias.
Propagação de bactérias e fungos
Outra ameaça que um ventilador sujo pode trazer para a vida dos alérgicos de plantão é a propagação de fungos.
A umidade e a sujeira acumuladas em um ventilador sujo podem proporcionar um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos.
Esses organismos podem se espalhar pelo ar quando o ventilador está em funcionamento, aumentando o risco de infecções respiratórias e outros problemas de saúde.
Risco de incêndio
Qual a relação de um ventilador sujo com o risco da sua casa pegar fogo? Acredite, esse também é um risco que você corre ao não priorizar a limpeza do seu ventilador.
A poeira e a sujeira acumuladas no motor e nas partes elétricas do ventilador podem representar um risco de incêndio. Isso acontece porque quando a poeira é aquecida, ela pode se inflamar e causar um curto-circuito, levando a um incêndio.
Diminuição da eficiência
E por último mas não menos importante: a diminuição da eficiência do aparelho.
Um ventilador sujo pode ter sua eficiência comprometida. A sujeira nas pás e nas grades de ventilação dificulta o fluxo de ar adequado, fazendo com que o ventilador trabalhe mais para fornecer a mesma quantidade de ventilação. Isso pode resultar em um consumo maior de energia e em um desgaste prematuro do aparelho.
Aproveite para ler também 👉 Como tirar caneta de boneca? Aprenda esse truque!
Como limpar ventilador com saco plástico?
Agora que você já conhece os principais perigos de deixar um ventilador acumulando poeira por muito tempo, chegou a hora de falarmos sobre a técnica que deu origem ao texto de hoje.
Apesar de ser uma técnica bem popular, a verdade é que essa prática está bem longe de ser uma unanimidade quando o assunto é limpeza.
Ao mesmo tempo que muita gente põe fé nessa técnica, muita gente não acha essa a melhor forma de manter o ventilador limpo.
Mas de qualquer forma, reunimos os principais passos para aplicar essa técnica aí na sua casa!
Primeiro, você vai ferver 200 ml de água. Em seguida, adicione 100 ml de vinagre branco de álcool, duas colheres de bicarbonato de sódio e um pouco de pasta de dente.
Em seguida, misture bem a solução e transfira para um borrifador. Depois, borrife a solução nas pás do ventilador, tanto na parte da frente quanto na de trás. Nessa hora, é importante tomar cuidado para evitar molhar o motor.
O próximo passo é utilizar uma sacola grande ou um saco de lixo para envolver completamente a estrutura das pás do ventilador, deixando o motor livre para evitar superaquecimento. Ligue o aparelho na velocidade máxima e deixe-o funcionar por até cinco minutos.
Após esse processo, parte da sujeira e das manchas deve ter sido removida.
Para dar um toque final e garantir uma limpeza mais completa, use um pano úmido ou uma escova macia para remover qualquer sujeira restante nas pás e nas grades do ventilador.
Mas, é claro, com atenção para não molhar as partes elétricas do aparelho.
Conclusão
E aí? Gostou de conhecer a técnica de como limpar ventilador com saco plástico?
Como já comentamos aqui, esse método não é uma unanimidade e nem é o modo mais indicado para quem busca uma limpeza profunda.
Lembre-se de que esse método pode ser útil para eliminar parte da sujeira e das manchas, mas não substitui uma limpeza completa do ventilador. É recomendado realizar uma limpeza mais abrangente periodicamente, seguindo as instruções fornecidas pelo fabricante.
Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então acho que você deveria ler também Ácaros no colchão: conheça os sintomas e aprenda a prevenir