Como matar a cochonilha branca? Descubra agora!

Quem aí sabe o que é a cochonilha branca? Será que você tem noção do nível de ameaça que esse serzinho pode representar?

Anúncios


Se você é uma daquelas pessoas que acha que para se tornar ‘pai/mãe de planta’ é só comprar a planta, deixar ela tomar sol e regar de vez em quando, sinto te informar que não é bem assim!

Além dos cuidados básicos que já mencionamos, é necessário se preocupar com adubação, poda, condições do tempo e um outro inimigo que muita gente sequer conhece bem, mas que podem colocar em risco a saúde de qualquer planta.

Estamos falando da cochonilha branca, uma das principais ameaças para quem quer manter um jardim – ou até mesmo alguns poucos vasos dentro de casa – saudável por mais tempo.

Mas será que você sabe o que a cochonilha branca representa para a saúde das plantas? E o principal: será que você sabe como se livrar delas?

Se depender da gente, você está prestes a descobrir a resposta para essas e outras questões envolvendo a cochonilha branca.

O que é a cochonilha branca?

Como matar a cochonilha branca? Descubra agora!
Como matar a cochonilha branca? Descubra agora! | Reprodução: Internet
Anúncios


Apesar do seu nome engraçado, você não deve se deixar enganar por essa praga de jardim. E nós vamos te explicar o motivo!Outra das pragas no jardim que são mais comuns do que se imagina são as cochonilhas brancas

Conhecida por sua coloração branca, a cochonilha branca (Dactylopius coccusesse) está entre os tipos de praga que mais prejudicam um jardim.

Isso porque elas atacam as folhas das plantas desavisadas por aí. E o resultado desses ataques podem variar. 

Mas geralmente a ação da cochonilha branca resulta em problemas como a formação de manchas de cor clara e até mesmo o enfraquecimento da planta em si.

Primeiro, surgem pequenas bolinhas brancas nos caules mais próximos às folhas. Depois, as folhas começam a apresentar manchas e murchar. Logo em seguida, a planta perde vigor a ponto de, em casos extremos e que não ocorre a assistência correta, morrer. 

Como a cochonilha branca surge nas plantas?

Como matar a cochonilha branca? Descubra agora!
Como matar a cochonilha branca? Descubra agora! | Reprodução: Internet

Diferente do que muita gente que se depara com a cochonilha branca pela primeira vez e não sabe ao certo qual a origem correta dessa praga, ela não é causada por nenhum tipo de ação de outros insetos, apesar de parecer.

Anúncios


O ataque das cochonilhas brancas costumam ocorrer principalmente em plantas que são/estão submetidas a condições ambientais e/ou nutricionais impróprias.

A seguir, listamos algumas situações que podem resultar no surgimento dessa praga de jardim:

Solo ou uso de substrato inadequado

Não é novidade para ninguém que a terra onde a planta está inserida é uma das grandes responsáveis pela saúde dela. E nesse caso, a presença de um solo inadequado ou o uso de um substrato errado pode contribuir diretamente para o surgimento desses inimigos.

Quantidade insuficiente de luz é algo que as cochonilhas brancas adoram

Cada planta lida com a luz de uma forma. Enquanto umas precisam de mais luz, outras não fazem tanta questão e preferem menos iluminação. 

Mas em ambos os casos, a iluminação é importante para que elas possam viver bem. E uma quantidade insuficiente de luz também pode ocasionar no surgimento das temidas cochonilhas brancas.

Déficit de nutrientes

Assim como nós, o equilíbrio é fundamental para que ela se desenvolva bem. E isso inclui os nutrientes que a planta recebe. Se ela está com um déficit em determinados nutrientes, as chances das cochonilhas brancas atacarem aumentam consideravelmente.

Excesso de adubação

Ainda no tema nutrição da planta e no equilíbrio, também é importante sinalizar que o excesso de adubação pode ser algo nocivo para as plantas. E dependendo do caso e da espécie, já sabe, né? As cochonilhas brancas podem dar as caras e ameaçar a saúde da sua planta.

Como matar a cochonilha branca e livrar as suas plantas dessa ameaça?

Como matar a cochonilha branca? Descubra agora!
Como matar a cochonilha branca? Descubra agora! | Reprodução: Internet

Por mais que possam ser ameaçadoras, a presença da cochonilha branca pode ser combatida de maneiras relativamente fáceis quando descoberta a tempo. 

A seguir, listamos algumas das principais formas de se livrar desse tipo de ameaça!

Algodão com álcool

Todo mundo tem algodão com álcool em casa, né? Essa dupla pode ajudar a livrar a sua planta das cochonilhas brancas.

Para isso, você vai precisar molhar o algodão com álcool e usar ele para limpar as áreas afetadas pela praga. Nessa hora, é importante se certificar que nenhuma cochonilha branca irá sobrar.

Óleo de Neem ou óleo mineral são ótimas opções para combater a cochonilha branca

Outra alternativa para quem quer se livrar dessa ameaça são esses dois tipos de óleos.

Eles são conhecidos por suas propriedades defensivas naturais que criam uma espécie de camada sobre a cochonilha. Isso a impede de respirar e, consequentemente, fazendo com que elas morram.

Nesse caso, você pode pulverizar uma tampinha de um desses óleos dissolvida em 1 litro de água. E o indicado é realizar essa aplicação após a rega e mais para o fim da tarde, quando o sol já não está tão forte.

Álcool etílico, detergente e água quente é outra mistura que combate a cochonilha branca

Essa é uma dica especial para aquelas plantas maiores – ou várias plantas – que estão sendo atacadas por essa praga. Nesse caso, você fará uma solução com álcool etílico, detergente e água quente.

Depois é só borrifar essa mistura uma vez por semana nas plantas durante um mês e você logo estará livre dessa ameaça incômoda!

E além de livrar as suas plantinhas da ação nociva das cochonilhas brancas, você ainda se beneficia de outra forma. 

Isso porque, ao controlar e eliminar as temidas cochonilha, você também estará evitando a presença de formigas.

Esses insetos – que também podem causar um mal danado em qualquer jardim ou horta – costumam ser atraídos pela presença dessas pragas pra lá de indesejadas. Ou seja, você estará se livrando de mais de uma ameaça para as suas plantinhas!

Conclusão 

Com todas essas dicas em mãos, ficou bem mais fácil lidar com a presença das cochonilhas brancas, né? Agora, sempre que você notar esse tipo de situação nas suas plantas, você já saberá como se livrar delas! É só escolher uma dessas dicas e pronto!

Gostou do material que preparamos hoje? Então acho que você também vai gostar de ler Plantas para ambientes internos: 5 opções de decoração

Escrito por Ivan

Anúncios