Árvore da Felicidade: mais de 5 dicas sobre como cuidar

A expressão “plantar coisas boas” nunca foi tão real. Vem descobrir como cuidar da famosa Árvore da Felicidade!

Anúncios


Não é incomum ouvirmos histórias de flores, plantas e árvores que são conhecidas por atrair coisas boas para quem as cultiva.

E a Árvore da Felicidade é uma dessas plantas!

Você já conhece essa espécie? Já sabe qual a história da espécie e qual a origem dessa lenda sobre a felicidade? É o que vamos descobrir juntos no material que você está prestes a ler!

No texto de hoje, além de explorar os principais pontos da famosa Árvore da Felicidade, nós também vamos te ensinar as principais dicas para quem quer cultivar e cuidar da sua 

O que é a Árvore da Felicidade?

Árvore da Felicidade: mais de 5 dicas sobre como cuidar
Árvore da Felicidade: mais de 5 dicas sobre como cuidar | Reprodução: Internet

A árvore – que também conhecida como Polyscias Futicosa – é uma planta de meia sombra.

Isso significa que ela é uma planta que cresce de uma forma um pouco mais lenta. 

Anúncios


Mas quando estamos falando dessa espécie, aquele velho ditado “Devagar e sempre” se encaixa perfeitamente. 

Isso porque, apesar do seu crescimento mais lento, ela pode alcançar até 5 metros de altura! Mas para atingir essa marca, ela pode levar até 20 anos.

Na maioria das vezes, as suas folhagens tendem a apresentar um tom mais escuro de verde.

Elas também podem ser divididas em dois tipos: a árvore fêmea – conhecida por possuir um tom mais claro, fino e delicado – e a árvore macho que, por sua vez, é ao contrário: apresenta um tom mais escuro, robusto e grosso!

Conheça a lenda por trás da Árvore da Felicidade

Como a grande maioria das lendas e crenças populares centenárias envolvem plantas e outros aspectos da nossa vida, é difícil traçar uma linha do tempo com exatidão para descobrir a origem delas.

Mas a Árvore da Felicidade possui uma história que é tida como a verdadeira explicação para a lenda por trás da sua superstição.

Anúncios


Acredita-se também que a árvore da felicidade tenha esse poder místico de trazer boas energias ao local, além da já citada, felicidade eterna.

E essa é uma crença veio lá do Japão. Segundo essa lenda, havia uma planta mágica que era bastante utilizada pela população que cruzava com ela e buscava a realização de desejos, sonhos e realizações.

Segundo essa lenda, essa planta seria justamente a Árvore da Felicidade.

E como toda boa lenda que é passada de geração para geração, a lenda em torno dos poderes da Árvore da Felicidade também passou por algumas modificações ao longo dos anos.

Isso fez com que algumas pessoas passassem a acreditar que, para usufruir plenamente de toda a sorte que a Árvore da Felicidade pode oferecer, ela não deve ser comprada, mas sim ganhada em forma de presente de alguém especial para o dono.

Esse simples ato ajudaria a potencializar o poder da planta, garantindo mais sorte e felicidades ao futuro dono!

Ou seja: se essa segunda parte da crença for algo realmente real, ganhar uma Árvore da Felicidade de uma pressão próxima a você é um baita de um presentão, né?

Quais as principais dicas para quem quer saber como cuidar de uma Árvore da Felicidade?

Árvore da Felicidade: mais de 5 dicas sobre como cuidar
Árvore da Felicidade: mais de 5 dicas sobre como cuidar | Reprodução: Internet

Depois de conhecer um pouco mais sobre a história da Árvore da Felicidade, aposto que você até ficou mais  interessado(a) em se tornar um ‘pai/mãe de planta’ dessa espécie, né?

Como a gente já imaginava que isso poderia acontecer, já nos adiantamos e preparamos um tópico exclusivo para destacar as principais dicas que quem quer ter uma Árvore da Felicidade em casa deve seguir!

Confira a seguir quais são as principais delas!

Árvore da Felicidade macho ou fêmea? Qual escolher?

Pode até não parecer, mas é necessário levar em consideração esse ponto na hora de escolher sua Árvore da Felicidade.

A espécie macho tem um tronco mais grosso e folhas maiores. E como sua altura varia de 3m a 5m, essa é uma opção perfeita para plantar no jardim

Já a árvore fêmea tem um caule mais fino, folhas menores e pontas finas. Já na questão da altura, ela pode variar de 1,5m a 2,5m. Por isso, ela é a melhor opção para ser cultivada dentro de casa.

Iluminação

Outra questão importante quando o assunto é o cuidado com a Árvore da Felicidade é em relação a iluminação.

O ideal é posicionar a planta em ambientes mais espaçosos. Além disso, é importante destacar que a planta gosta de meia sombra, porém, longe do sol direto. E já na questão da temperatura, saiba que a espécie fêmea não é uma grande fã de áreas mais frias. 

A rega da Árvore da Felicidade

Já sobre a rega, não tem muito segredo: regue ela de duas a três vezes por semana, sempre com cerca de 200ml de água. 

Como saber se está regando a planta em excesso?

Assim como a grande maioria das plantas, a Árvore da Felicidade não pode ser regada em excesso. E é importante ficar de olho nos sinais de que você pode estar ‘afogando’ a planta. 

O excesso deixa as folhas amareladas, resultando em possíveis quedas de folhas.

Sobre as podas

Para manter a sua planta saudável, o ideal é fazer podas frequentes. De preferência, mensalmente. E se você cultiva a planta em um vaso dentro de casa, a atenção deve ser ainda maior!

Cuidado com o inverno

Falando em poda, uma ótima época para fazê-la é durante o inverno, já que nessa época do ano, as folhas da planta tendem a ficar amareladas.

Conclusão 

Seja ganhada ou até mesmo comprada, ao que tudo indica, a planta é uma ótima opção para os supersticiosos de plantão que querem dar um up na sorte e usufruir das energias positivas que a planta transmite.

E agora que você já sabe até as principais dicas sobre como cuidar dessa espécie, ficou bem mais fácil de escolher a sua Árvore da Felicidade e deixar a sua casa ainda mais verde e, é claro, mais cheia de boa sorte e energias positivas.

Afinal, coisas boas nunca são demais, né? 

Gostou do conteúdo que preparamos para você? Então aproveite para ler também 7 opções de plantas para usar na cozinha

Escrito por Ivan

Anúncios