O texto de hoje começa com uma pergunta sobre história: quem aí sabe como o Japão foi descoberto? Vem saber um pouco mais sobre a história dessa cultura!
Anúncios
É inegável que uma das culturas mais populares em todo o mundo é a cultura japonesa. E os imigrantes japoneses em todo o mundo possuem um papel importantíssimo nessa popularização.
Afinal, entre tantos outros pontos, foi através dos costumes individuais de cada um deles que a cultura japonesa foi ganhando o mundo e, com o passar dos anos, se tornou parte significativa na maioria dos países do mundo.
E é depois de enaltecer essa cultura tão rica que nós anunciamos que o Japão será o tema do nosso conteúdo de hoje.
Uma cultura tão importante como essa merece se tornar o assunto principal de um dos nossos materiais. E foi pensando na origem desse país que nós tivemos a ideia de criar esse conteúdo!
Anúncios
Ao longo do texto de hoje, você vai descobrir como o Japão foi descoberto e como a cultura japonesa surgiu!
Além disso, também vamos falar um pouco mais sobre os acontecimentos históricos que contribuíram para moldar a cultura japonesa de maneira geral, ajudando assim a torná-la uma das mais populares e influentes de todo o mundo!
Como o Japão foi descoberto?
A grande maioria dos países possuem o mesmo processo de descobrimento que já conhecemos.
E muito se fala sobre o processo de descoberta e colonização de diversos países ao redor do mundo. O Brasil foi descoberto em 1500 pelos portugueses e, em seguida, passou pelo processo de colonização Já os Estados Unidos foram descobertos e colonizados pelos ingleses.
Apesar de já terem passado centenas de anos desde esses acontecimentos, o processo de colonização é o que moldou a cultura e os costumes de cada um países que foram descobertos ao longo da história – mesmo cada um deles ganhando seus próprios traços de individualidade com o passar do tempo.
Mas um país em questão gera bastante dúvida em relação a esse processo de descobrimento.
Quem aí sabe como o Japão foi descoberto?
Diferente do que se espera de um país descoberto, o Japão segue um fluxo diferente.
Segundo a história, a região – que hoje é onde o Japão está localizado – começou a ser habitado já no século III a.C. Após centenas de anos, no século VI, a região começou um processo de unificação.
E segundo o que se sabe, o contato com o povo europeu teve início somente no século XVI. O primeiro contato com o mundo ocidental começou com navegadores portugueses e espanhóis, através do processo de trocas comerciais.
Mas após um certo período de trocas comerciais, um fator começou a estremecer essa relação: a imposição do cristianismo pelos portugueses que negociavam com o povo japonês.
Como os japoneses possuíam suas próprias crenças, os governantes locais passaram a ver com maus olhos essa troca comercial e, com o passar do tempo, vieram a proibir tanto a entrada dos estrangeiros quanto a saída de japoneses de lá.
Esse regime – liderado pelo clã Tokugawa – perdurou até 1853, quando os norte-americanos chegaram ao país.
Logo depois, o Japão assinava o Tratado de Kanagawa, resultando no fim do domínio Tokugawa.
Como surgiu a cultura japonesa?
Lembra que mencionamos que os primeiros povos da região onde fica o Japão datam do século III a.C.? Isso diz muito – ou melhor, pouco – sobre a origem da cultura.
Por serem muito antigas, fica difícil definir de maneira precisa as origens da cultura japonesa.
É possível dizer que, entre as várias culturas que surgem nesse período inicial, o Japão já começou a adquirir uma cultura multifacetada e, ao mesmo tempo, com tradições milenares.
E apesar de ter raízes na cultura chinesa, a distância geográfica entre os dois países favoreceu o enriquecimento gradual da cultura do Japão, já que permitiu que o país estabelecesse a construção de um modelo cultural diferenciado e único.
Mas de maneira geral, o que não veio da China foi apresentado pelos povos jomon, yayoi e ainus. Esses povos que ocupavam a região onde o Japão começou a se formar.
Inclusive, estima-se que, até hoje, a grande maioria do povo japonês – algo em torno de mais de 90% – é descendente desses grupos.
Esse cenário só começou a mudar após a chegada dos grupos de imigrantes que passaram a desembarcar no país, especialmente no período após a Segunda Guerra Mundial.
Não é à toa que o país conseguiu expandir – através dos seus imigrantes em todo o mundo – a cultura por diversos aspectos.
A relação entre o Brasil e a comunidade nipônica
Depois de falarmos um pouco mais sobre as origens da cultura japonesa, chegou a hora de falarmos sobre a relação do Brasil e do Japão, já que os dois países possuem uma relação muito próxima.
Com o resultado da Segunda Guerra Mundial, os japoneses enfrentaram grandes dificuldades. Isso fez com que muitos buscassem uma vida melhor em outros países. E um deles foi o Brasil – mesmo essa imigração tenha começado já no início do século, em 1908.
Essa parceria deu muito certo e a prova disso é que, atualmente, a população de japoneses e descendentes no Brasil já é a maior população de origem japonesa fora do Japão.
Isso mostra que, apesar de serem totalmente diferentes e opostas em diversos aspectos – desde culturais até mesmo gastronômicos – ambas as culturas se deram muito bem e agradaram ambos os povos, se tornando uma parceria de sucesso até hoje!
Conclusão
E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre como o Japão foi descoberto?
Como deu para perceber, motivos não faltam para que a cultura nipônica tenha se tornado tão popular no mundo todo.
Além de ser uma verdadeira atração por si só, a cultura oriental também é extremamente rica culturalmente e, com o passar dos séculos, toda essa cultura só foi enriquecendo cada vez mais, fazendo com que o Japão se tornasse referência em diversas áreas da nossa sociedade, como arte, gastronomia, nas ciências e em vários outros campos do conhecimentos.
Gostou deste conteúdo? Então que tal aproveitar a oportunidade para ler também Festival do Japão: quando acontece e quanto custa o ingresso?