Como saber se o gato é fêmea? Veja estas dicas!

Você quer descobrir como saber se o gato é fêmea? Confira nossas dicas para te ajudar nessa questão de maneira simples e rápida!

Anúncios

Para quem não está familiarizado com o tema e a anatomia felina, essa pergunta pode soar um pouco boba, né? Afinal, todo mundo sabe como identificar o sexo de um gato e isso está longe de ser uma questão que precisa ser explicada, correto?

Se você tem esse pensamento, sinto informar, mas você está um pouco equivocado(a).

Diferente do que se pode pensar, determinar o sexo de um gato pode ser um pouco complicado, especialmente quando se trata de gatos jovens. Por isso, é tão importante ter em mente as dicas que vamos te apresentar hoje! Com elas, vai ficar bem mais fácil de realizar a sua identificação e descobrir se o gato é fêmea!

Por que é mais difícil identificar o sexo de um gato quando ele é mais jovem?

Como saber se o gato é fêmea? Veja estas dicas!
Como saber se o gato é fêmea? Veja estas dicas! | Reprodução: Blog da Cobasi

Diferente do que a grande maioria das pessoas podem pensar, determinar o sexo de um gato pode ser uma tarefa bastante complicada. E se estamos falando da identificação de felinos mais jovens, essa dificuldade pode se tornar ainda maior. 

Aqui estão algumas razões pelas quais a identificação do sexo pode ser mais desafiadora em gatos jovens:

Órgãos genitais subdesenvolvidos

Anúncios

Nos primeiros meses de vida, os órgãos genitais de filhotes são menores e menos desenvolvidos do que os de gatos adultos. Isso torna as diferenças entre gatos e gatas menos evidentes.

Somente conforme eles vão crescendo que os seus órgãos vão se desenvolvendo e tomando forma.

Escroto ainda não descido

Uma questão envolvendo os órgãos genitais dos gatos que quase ninguém sabe é que os testículos demoram mais para descer.

Em gatos jovens, os testículos podem não ter descido completamente para o escroto. Isso pode tornar difícil a observação dos testículos, mesmo que eles estejam presentes.

Semelhanças físicas

Levando em consideração os pontos anteriores, chegamos a essa questão: as semelhanças físicas. Em gatos muito jovens, a aparência dos órgãos genitais de ambos os sexos pode ser muito parecida, tornando difícil a distinção com base apenas na observação visual.

Tamanho e idade

A idade exata do filhote também é um fator importante. Geralmente, quanto mais jovem o gato, mais difícil é a identificação do sexo. À medida que o gato cresce e amadurece, os órgãos genitais se tornam mais evidentes.

Como saber se o gato é fêmea? Veja nossas dicas para te ajudar nessa!

Como saber se o gato é fêmea? Veja estas dicas!
Como saber se o gato é fêmea? Veja estas dicas! | Reprodução: Adimax

Agora que você já entendeu mais sobre a dificuldade de como saber se o gato é fêmea, que tal entrarmos no tópico de dicas para tornar essa tarefa mais fácil para você?

A seguir, você vai encontrar algumas dicas para ajudar a identificar o sexo de um gato:

Verifique a área genital do felino

O método mais assertivo de analisar essa questão é verificando a área genital do seu gato.

Em gatas, ao levantar a cauda, você verá duas aberturas distintas. A mais posterior é o ânus, e a abertura à frente é a vulva, que é uma pequena fenda vertical.

Em gatos, haverá apenas uma abertura, que é o ânus. Além disso, os testículos dos gatos normalmente se encontram dentro do escroto, que é uma bolsa de pele em forma de saco localizada logo abaixo do ânus.

Em gatos jovens ou em gatos castrados, os testículos podem não ser visíveis.

Distância entre os genitais

Outra questão que deve ser analisada nessa verificação é a distância entre os genitais.

Em gatos machos, a distância entre o ânus e os genitais (escroto) é maior do que em gatas. Isso ocorre porque os testículos estão localizados mais abaixo na região abdominal dos gatos.

Observação do comportamento

Se você é um tutor de pet de primeira viagem talvez não saiba, mas o comportamento do seu felino é um ótimo indicativo para quem quer descobrir como saber se o gato é fêmea.

Isso porque gatos machos não castrados podem exibir comportamentos que são frequentemente associados à masculinidade. Alguns deles são: a marcação de território com urina, agressividade em relação a outros gatos (principalmente outros gatos machos) e vocalização mais intensa, especialmente durante o cio das fêmeas, quando eles procuram parceiras.

Gatas podem entrar no cio, um período em que procuram ativamente um parceiro. Durante o cio, elas podem vocalizar mais, se esfregar em objetos e pessoas, e assumir uma postura de acasalamento.

Portanto, ficar de olho e atento(a) a esses comportamentos pode te ajudar a descobrir se o seu gato é fêmea ou macho.

Consulte um veterinário

E por último, mas não menos importante: você sempre pode buscar o auxílio do seu veterinário de confiança para realizar essa tarefa.

Se você estiver em dúvida ou se o gato for muito jovem, a maneira mais segura de determinar o sexo é consultar um veterinário. Por mais que essa tarefa possa ser difícil para nós que somos tutores – seja de primeira viagem ou não – os veterinários têm experiência e treinamento para identificar o sexo de gatos com precisão, independentemente da idade ou das características físicas.

Tá curtindo a leitura? Então acho que você também vai gostar de ler Nomes para gatos machos e fêmeas: confira 50 ideias!

Conclusão

Devido a esses desafios, é recomendável que a identificação do sexo de um gato jovem seja realizada por um veterinário, que pode fazer um exame físico cuidadoso e, se necessário, esperar até que os órgãos genitais estejam mais desenvolvidos para obter uma confirmação precisa do sexo.

A castração também é uma oportunidade para o veterinário verificar o sexo do gato durante o procedimento, se ainda houver dúvidas. 

Essa cirurgia é benéfica para controlar a população de gatos, prevenir doenças e comportamentos indesejados, independentemente do sexo do animal. Se você não planeja criar gatinhos, considere a castração/esterilização, o que também pode influenciar o comportamento do gato. 

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então acho que você deveria aproveitar para ler também Hotel para gatos: como funciona e quanto custa uma diária?

Escrito por Ivan