Como ter título de eleitor digital? Conheça o e-Título

As eleições estão quase aí! Já tá com seu título em mãos? Vem conhecer o e-Título, uma alternativa prática para a hora de votar e saiba como ter o título de eleitor digital.

Anúncios


Como você já deve saber, as Eleições 2022 acontecem no próximo final de semana, no dia 02 de outubro.

Neste dia, os brasileiros e brasileiras de 18 a 69 anos vão às urnas para exercer seus direitos como cidadãos, votando para eleger os candidatos que irão assumir os cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador, Senador e Presidente pelos próximos 4 anos.

É um recurso que auxilia na hora de votar – tornando a tarefa mais rápida e fácil – é o e-Título.

Você já sabe como esse recurso funciona e como ter o título de eleitor digital para conseguir votar com mais tranquilidade? 

É sobre isso que vamos falar ao longo do texto de hoje!

Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta, entender como ela funciona e descobrir qual é o prazo para baixar o seu e-Título e poder usá-lo no próximo domingo sem enfrentar problemas na hora de votar.

Conheça o e-Título, o seu título de eleitor digital 

Anúncios


O e-Título é um aplicativo de celular que deixa seu título com foto em seu aparelho móvel. E ele te permite acessar de forma rápida e segura as informações nele presentes.

Além do número do seu título, o e-Titulo também tem informações como sua digital, local de votação e até mesmo sua situação eleitoral.

Para aqueles que já fizeram o cadastro da biometria que foi coletada pela Justiça Federal nos últimos anos, esse documento móvel serve como forma de identificação total no dia de votar.

Lembrando que você pode usar o e-título tanto no primeiro turno que acontece no dia 2 de Outubro de 2022, quanto num eventual segundo turno que acontece dia 30 de Outubro de 2022.

Como ter título de eleitor digital?

como ter título de eleitor digital
Como ter título de eleitor digital? Conheça o e-Título | Reprodução: App Store

O título de eleitor digital é gratuito e disponibilizado a todos os brasileiros pela Justiça Eleitoral. 

Você pode fazer o download do aplicativo em seu smartphone ou tablet, basta possuir o sistema operacional IOS ou Android.

Anúncios


Depois de feito o download, é muito fácil, já que o aplicativo tenta usar uma linguagem bem simples para alcance maior da população.

Insira seus dados pessoais no aplicativo e pronto, o título já estará funcionando. Caso não apareça sua foto, é necessário levar algum documento com foto para comprovação de identidade.

Como usar o título de eleitor digital?

Depois que já estou com o aplicativo baixado em meu celular e com todas as informações que preciso, você deve se perguntar como usar ele no dia da eleição, não é mesmo?

É muito simples. Primeiro você deve verificar se todas as informações estão corretas, como número do título, CPF, RG, data de nascimento e zona eleitoral.

Após essa confirmação, você deve se encaminhar para sua escola de votação dentro do horário da eleição que é das 8h às 17h.

Chegando lá, o mesário da sua sessão irá pedir o título e um documento e você pode mostrar o aplicativo do e-Título, lembrando que print não é considerado válido.

Mostre sempre o original presente em seu celular, após isso o mesário irá te identificar no caderno de votação e irá liberar a urna para que você possa votar na cabine eleitoral.

Após finalizar seu voto, é só ir novamente até o mesário e pegar seu comprovante.

Caso você tenha feito a biometria digital, não será necessário assinar no caderno eleitoral, mas caso não tenha feito, o mesário irá solicitar sua assinatura antes de entregar seu comprovante.

Aproveite para ler também 👉 A dívida a mais de 5 anos e as verdades que você precisa saber

Quem deve votar nas Eleições 2022?

Como já comentamos aqui no texto, o voto é obrigatório para brasileiros e brasileiras com idades entre 18 e 69 anos.

Já para pessoas mais jovens (com 16 e 17 anos), pessoas mais velhas (com 70 anos ou mais) e pessoas analfabetas, o voto é facultativo.

Ou seja, a pessoa vota se quiser, sem qualquer tipo de obrigatoriedade, diferente dos demais públicos.

Existe um prazo para adquirir o título de eleitor digital?

Caso esteja se perguntando se existe um prazo máximo para obter o e-título, a resposta é sim. Para tudo que envolve as eleições e a justiça eleitoral existe um prazo estabelecido.

O primeiro prazo é o de regulamentação de título. O que é isso? Bom, aqui entram serviços como mudança de local de votação, regulamentar seu CPF caso não tenha votado anteriormente.

Esse prazo foi em 4 de Maio de 2022, inclusive esse também foi o prazo final para emitir o título de eleitor para aqueles que ainda não tinham.

Depois de tudo regulamentado, existiu o prazo para pedir uma mudança temporária de local de votação. Como funciona?

Caso você não esteja em sua cidade no dia da eleição e queira votar, até dia 30 de Agosto você poderia ter solicitado uma troca temporária apenas para o primeiro turno da eleição.

E agora que está tudo em ordem, você pode baixar o seu e-título e também tem prazo final e é dia 1 de Outubro às 23h59, ou seja, só no dia da eleição não será permitido adquiri-lo.

Conclusão

Agora que você já sabe como ter o título de eleitor digital e aprendeu um pouco mais sobre a sua importância, ficou mais fácil, né?

O próximo passo é fazer o download do aplicativo no seu celular dentro do prazo para conseguir usar o seu e-Título no próximo domingo.

E lembre-se: pesquise bastante para escolher os seus candidatos. São eles que irão representar você pelos próximos 4 anos! 

E, é claro, não esqueça de levar a sua ‘colinha’ com os números dos seus candidatos. Essa é uma ótima forma de evitar aquele ‘branco’ na hora de votar, além de ajudar a tornar o seu processo de votação mais rápido!  

Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite a oportunidade para ler também Menu secreto do Whatsapp: o que é e para que serve?

Escrito por Ivan

Anúncios