As eleições estão quase aí! Já tá com seu título em mãos? Vem conhecer o e-Título, uma alternativa prática para a hora de votar e saiba como ter o título de eleitor digital.
Anúncios
Como você já deve saber, as Eleições 2022 acontecem no próximo final de semana, no dia 02 de outubro.
Neste dia, os brasileiros e brasileiras de 18 a 69 anos vão às urnas para exercer seus direitos como cidadãos, votando para eleger os candidatos que irão assumir os cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador, Senador e Presidente pelos próximos 4 anos.
É um recurso que auxilia na hora de votar – tornando a tarefa mais rápida e fácil – é o e-Título.
Você já sabe como esse recurso funciona e como ter o título de eleitor digital para conseguir votar com mais tranquilidade?
Anúncios
É sobre isso que vamos falar ao longo do texto de hoje!
Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta, entender como ela funciona e descobrir qual é o prazo para baixar o seu e-Título e poder usá-lo no próximo domingo sem enfrentar problemas na hora de votar.
Conheça o e-Título, o seu título de eleitor digital
O e-Título é um aplicativo de celular que deixa seu título com foto em seu aparelho móvel. E ele te permite acessar de forma rápida e segura as informações nele presentes.
Além do número do seu título, o e-Titulo também tem informações como sua digital, local de votação e até mesmo sua situação eleitoral.
Para aqueles que já fizeram o cadastro da biometria que foi coletada pela Justiça Federal nos últimos anos, esse documento móvel serve como forma de identificação total no dia de votar.
Lembrando que você pode usar o e-título tanto no primeiro turno que acontece no dia 2 de Outubro de 2022, quanto num eventual segundo turno que acontece dia 30 de Outubro de 2022.
Como ter título de eleitor digital?
O título de eleitor digital é gratuito e disponibilizado a todos os brasileiros pela Justiça Eleitoral.
Você pode fazer o download do aplicativo em seu smartphone ou tablet, basta possuir o sistema operacional IOS ou Android.
Depois de feito o download, é muito fácil, já que o aplicativo tenta usar uma linguagem bem simples para alcance maior da população.
Insira seus dados pessoais no aplicativo e pronto, o título já estará funcionando. Caso não apareça sua foto, é necessário levar algum documento com foto para comprovação de identidade.
Como usar o título de eleitor digital?
Depois que já estou com o aplicativo baixado em meu celular e com todas as informações que preciso, você deve se perguntar como usar ele no dia da eleição, não é mesmo?
É muito simples. Primeiro você deve verificar se todas as informações estão corretas, como número do título, CPF, RG, data de nascimento e zona eleitoral.
Após essa confirmação, você deve se encaminhar para sua escola de votação dentro do horário da eleição que é das 8h às 17h.
Chegando lá, o mesário da sua sessão irá pedir o título e um documento e você pode mostrar o aplicativo do e-Título, lembrando que print não é considerado válido.
Mostre sempre o original presente em seu celular, após isso o mesário irá te identificar no caderno de votação e irá liberar a urna para que você possa votar na cabine eleitoral.
Após finalizar seu voto, é só ir novamente até o mesário e pegar seu comprovante.
Caso você tenha feito a biometria digital, não será necessário assinar no caderno eleitoral, mas caso não tenha feito, o mesário irá solicitar sua assinatura antes de entregar seu comprovante.
Aproveite para ler também 👉 A dívida a mais de 5 anos e as verdades que você precisa saber
Quem deve votar nas Eleições 2022?
Como já comentamos aqui no texto, o voto é obrigatório para brasileiros e brasileiras com idades entre 18 e 69 anos.
Já para pessoas mais jovens (com 16 e 17 anos), pessoas mais velhas (com 70 anos ou mais) e pessoas analfabetas, o voto é facultativo.
Ou seja, a pessoa vota se quiser, sem qualquer tipo de obrigatoriedade, diferente dos demais públicos.
Existe um prazo para adquirir o título de eleitor digital?
Caso esteja se perguntando se existe um prazo máximo para obter o e-título, a resposta é sim. Para tudo que envolve as eleições e a justiça eleitoral existe um prazo estabelecido.
O primeiro prazo é o de regulamentação de título. O que é isso? Bom, aqui entram serviços como mudança de local de votação, regulamentar seu CPF caso não tenha votado anteriormente.
Esse prazo foi em 4 de Maio de 2022, inclusive esse também foi o prazo final para emitir o título de eleitor para aqueles que ainda não tinham.
Depois de tudo regulamentado, existiu o prazo para pedir uma mudança temporária de local de votação. Como funciona?
Caso você não esteja em sua cidade no dia da eleição e queira votar, até dia 30 de Agosto você poderia ter solicitado uma troca temporária apenas para o primeiro turno da eleição.
E agora que está tudo em ordem, você pode baixar o seu e-título e também tem prazo final e é dia 1 de Outubro às 23h59, ou seja, só no dia da eleição não será permitido adquiri-lo.
Conclusão
Agora que você já sabe como ter o título de eleitor digital e aprendeu um pouco mais sobre a sua importância, ficou mais fácil, né?
O próximo passo é fazer o download do aplicativo no seu celular dentro do prazo para conseguir usar o seu e-Título no próximo domingo.
E lembre-se: pesquise bastante para escolher os seus candidatos. São eles que irão representar você pelos próximos 4 anos!
E, é claro, não esqueça de levar a sua ‘colinha’ com os números dos seus candidatos. Essa é uma ótima forma de evitar aquele ‘branco’ na hora de votar, além de ajudar a tornar o seu processo de votação mais rápido!
Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite a oportunidade para ler também Menu secreto do Whatsapp: o que é e para que serve?