Tem ou conhece alguém que tem problema de escorpião em casa? Vem saber mais sobre como evitar esse tipo de situação.
Anúncios
Tá muito quente por aí?
Estamos cada vez mais perto do final do verão. Mas mesmo com a estação mais quente do ano chegando ao fim, as temperaturas estão longe de diminuir.
E além dos transtornos que todo esse calorão pode nos causar, essa época do ano pode trazer junto consigo uma surpresinha que está longe de ser considerada algo agradável: o aparecimento de escorpião em casa.
Algumas estatísticas apontam que o início do ano é um dos períodos de maior proliferação desse tipo de animal. E isso pode acabar causando uma série de transtornos para quem precisa lidar com a presença desses animais em casa.
Anúncios
Pensando nessas estatísticas, nós tivemos a ideia de criar o conteúdo que você está prestes a conferir!
Para te ajudar a manter a sua casa mais protegida e livre da presença dos temidos escorpiões, nós vamos te mostrar algumas maneiras para evitar a evitar o aparecimento desses animais tão perigosos para a nossa saúde.
O perigo da presença de escorpiões em casa
Se existe um tipo de animal que é necessário ter atenção em relação a sua presença, esse animal é o escorpião.
Apesar da picada da maioria das espécies não oferecer preocupantes riscos de mortes em adultos saudáveis – mesmo algumas espécies serem extremamente letais até mesmo para adultos – pessoas como crianças e idosos podem vir a óbito após levar uma picada de um desses animais.
E entre os principais sintomas das picadas de escorpião estão:dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns de picadas de escorpião, mas há casos em que a dor é discreta. Quadros moderados podem acarretar náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, sudorese, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão.
Onde os escorpiões gostam de ficar?
Conhecido por ser um tipo de animal que é encontrado em praticamente todo o Brasil, o escorpião gosta de lugares escuros e costuma se esconder debaixo de pedras, folhas, troncos de árvores ou montes de entulho que, muitas vezes, são deixados num canto da casa ou do quintal por muito e muito tempo, o que acaba atraindo uma eventual infestação do animal.
Escorpião em casa: saiba o que fazer para evitar
Quando entramos no assunto de como evitar a presença de escorpiões em casa, a principal regra é: manter os quintais, jardins e terrenos baldios. Além disso, é importante evitar o acúmulo de entulhos e lixos domésticos.
Outras práticas que irão te ajudar a evitar a presença de escorpião em casa são:
Em caso da presença de jardim/quintal, não esqueça de manter esses locais sempre aparados e recolha as folhas caídas.
A vedação também é uma ótima alternativa para quem quer manter o seu lar livre da presença de escorpiões. Para isso, você pode usar saquinhos de areia ou frisos de borracha para vedar a soleira de portas. E quando falamos de ralos, a dica é a mesma. Só que nesse caso, você pode recorrer a telas ou válvulas apropriadas para a situação.
Outra dica é usar telas especiais para as suas janelas. Além de te ajudar a evitar a presença de escorpiões, elas também são ótimas opções para evitar o aparecimento de outros insetos, como moscas, mosquitos e aranhas.
Já a última dica não é necessariamente sobre como evitar, mas sim como se prevenir de eventuais picadas.
Para isso, nunca esqueça de examinar suas roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las. Além disso, o ideal é que você não esqueça de sacudir a sua roupa de cama toda noite antes de dormir.
Isso vai te ajudar a se manter livre e seguro em relação a presença desses animais.
O que fazer ao encontrar um escorpião em casa?
Apesar de todas as práticas que você acabou de descobrir, a gente sabe que nem todo mundo tem todo esse cuidado em relação a presença desses animais.
E justamente por isso pode ocorrer de você tomar todas as medidas para evitar o surgimento de escorpião em casa, mas um vizinho irresponsável não ter o mesmo cuidado. Isso pode acabar fazendo com que um desses animais apareça na sua casa.
Será que você está por dentro das melhores práticas para lidar com essa situação?
Segundo especialistas, a principal regra ao encontrar um escorpião em casa é não tentar manuseá-lo. Apesar de ser pequeno, esses animais tendem a ser bem sorrateiros, o que oferece um baita perigo para quem tenta manuseá-lo sem o nível de instrução que a ação pede.
Por isso, você possui dois caminhos na hora de lidar com esse tipo de animal.
Uma dessas formas é isolar o local onde o animal está – para evitar que ele se esconda ou até mesmo que pique algum desavisado – e entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da sua cidade.
Eles possuem equipes de profissionais que estão prontos para lidar melhor com a presença desses animais do que a gente.
Já o segundo caminho é matar o animal. Apesar de serem animais conhecidos por serem difíceis de matar – inclusive o uso de inseticidas comuns não surtem efeitos contra esse animal – é possível matá-los usando desde objetos pontiagudos – para furar o exoesqueleto deles – até mesmo itens pesados para amassá-lo.
Na hora de lidar com esse animal, o ideal é que você se cubra com roupas pesadas – como jeans e tênis – para evitar riscos de picadas enquanto lida com eles.
Conclusão
E aí? O que achou do nosso breve tutorial sobre como lidar e como evitar a presença de escorpiões em casa?
Agora que você já está por dentro de todas essas táticas, ficou bem mais fácil de lidar com a presença desses convidados pra lá de indesejáveis, né?
Para finalizar, é sempre importante ressaltar que, apesar de não ser um perigo mortal para todos, a picada desse tipo de animal pode ser fatal para muitas pessoas.
É por isso que todo cuidado é pouco e toda medida para ajudar a se manter sempre livre desses perigos é mais que bem-vinda.
Gostou do conteúdo de hoje? Então acho que você deveria aproveitar a oportunidade para ler também Como espantar moscas? 6 dicas para mantê-las longe de casa