Filmes históricos e épicos: 10 filmes para assistir e aprender mais

Todo mundo sabe que a forma mais usual de aprender sobre história é através dos livros. Mas existem vários filmes históricos que cumprem esse papel muito bem! Conheça alguns deles!

Anúncios


Foi-se o tempo em que os livros eram a única maneira de revisitar fatos históricos e aprender sobre a história da humanidade. 

Apesar dos livros ainda serem a maneira mais indicada e usual, graças ao cinema, se tornou possível explorar eventos históricos. 

E por mais que não possa parecer um tipo de estudo real, é totalmente possível aprender História através dos filmes caso você saiba escolher bem o catálogo de filmes.

Lembrando que alguns dos filmes são considerados releituras – já que os diretores possuem uma certa licença poética para adaptar a história e torná-la mais ágil. 

Portanto, caso você encontre um filme de algum tema que quer estudar, vale a pena ver o filme e, em seguida, procurar mais fontes para entender melhor os eventos.

Anúncios


A seguir, nós preparamos uma lista especial com 15 filmes históricos para você assistir e aprender mais sobre diversos eventos importantes para a história do Brasil e do mundo!

Dessa forma, você conseguirá unir o útil ao agradável, juntando o entretenimento com aprendizado! 

10 filmes históricos e épicos para assistir e aprender mais

Confira os 10 filmes históricos que, além de entreter, ainda ensinam sobre eventos históricos do Brasil e do mundo.

Eles Não Usam Black Tie, um dos filmes históricos mais antigos da lista

O filme conta a história de Otávio, um jovem que trabalha em um sindicato e organiza um movimento grevista contra a metalúrgica que ele e seu filho trabalham para resistir a práticas exploradoras.

Tudo muda quando seu filho resolve não participar da greve com medo de perder o emprego e não conseguir sustentar sua esposa grávida.

Gladiador

O poderoso general romano, Maximus, é amado por todo seu povo, o que inclui o imperador Marcus. 

Anúncios


O filho do imperador, Commodus descobre que seu pai tem o desejo em deixar o trono para Maximus, despertando a ira de seu filho.

Commodus assassina seu pai, assume o trono e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir e se passar por um escravo gladiador e vai atrás de vingança.

Elizabeth

O longa conta a história de Elizabeth Tudor, que se torna rainha da Inglaterra em 1558, uma época frágil para o país. 

Elizabeth é vista como uma mulher fraca e ingênua por todos que a cercam e tem que ouvir constantemente que deveria se casar com seu advogado, William.

O que ninguém sabe é que a jovem é extremamente cautelosa e inteligente e tem uma grande decisão a tomar: em qual dos três homens apostará sua confiança, será o seu astuto secretário, seu amante ou um espião poderoso?

12 Anos de Escravidão

Nesse filme vencedor do Oscar de Melhor Filme, conhecemos Solomon Northup, um homem preto que vive livre com sua esposa e filhos, mas que ao aceitar uma oferta de emprego, é sequestrado e acorrentado.

Solomon é vendido como escravo e é obrigado a passar por diversas humilhações físicas e emocionais enquanto pensa em um jeito para ser livre novamente.

De 1841 à 1853, passando por dois senhores que exploram seus serviços, 12 anos de escravidão é tocante e muito importante.

Forrest Gump

Forrest Gump é um rapaz com QI abaixo da média, o que faz dele mais lento que o comum, o que nunca o impediu de nada.

Graças a sua mãe, ele sempre levou uma vida normal, praticando esportes, cuidando de seu barco e até mesmo lutando no Vietnã.

Porém o papel mais difícil para Forrest será recuperar o amor de seu amor de infância, a gentil e destemida, Jenny.

Ghandi

Nesse filme baseado na vida do grande Mohadas Ghandi, conhecemos os acontecimentos mais importantes e marcantes desse líder indiano que lutou contra o domínio britânico em seu país.

Mesmo não sendo levado a sério por grandes líderes por seu movimento resistência anti violência, Ghandi vai ganhando respeito ao apresentar suas pautas.

Com a popularização de seus pensamentos, os protestos ganharam margem internacional, levando a Índia a conquistar a tão sonhada independência.

Aproveite para ler também 👉 Filmes sobre empreendedorismo: 5 títulos inspiradores na Netflix

Joana d’Arc

Nesse longa Francês, conhecemos Joana, uma jovem adolescente que vive em uma pequena vila.

Um dia, Joana afirma ter recebido um chamado de Deus para liderar o exército francês durante a guerra e defender seu povo e terras.

E durante a Guerra dos Cem anos contra a Inglaterra, temos a transformação de uma doce menina em uma líder guerreira.

Olga, mais um dos filmes históricos brasileiros da lista

Filme Brasileiro muito elogiado, conhecemos Olga Benário, uma comunista que é perseguida pela polícia e foge para Moscou.

Olga inicia um treinamento militar na Rússia e fica encarregada de voltar ao Brasil acompanhada de Luís Carlos Prestes e liderar a Intentona Comunista de 1935.

Com o fracasso do movimento e gravida de sete meses, Olga é presa e deportada para a Alemanha Nazista e dá a luz a sua filha Anita em uma prisão feminina de um campo de concetração.

Carlota Joaquina

Outra produção nacional, aqui conhecemos Carlota Joaquina, interpretada pela querida do Brasil, Marieta Severo.

Acompanhamos a vida de Carlota que aos dez anos conheceu o príncipe de Portugal e teve sua mão prometida, mas ao crescer se decepciona com o futuro marido.

Sempre mostrando grande disposição ao poder e seus amantes, Joaquina não fica muito contente quando a corte Portuguesa vem ao Brasil.

Uma sátira do Brasil no século 18, narrada de forma leve e bem humorada.

Alexandre, um sucesso do cinema que também é um dos filmes históricos

Mais um filme conhecido pelo grande público, aqui vemos a história de Alexandre, o Grande que antes de completar 25 anos já era muito querido por todos e liderava um grande exército.

Da pequena Macedônia, Alexandre junto a seu exército foram em rumo ao Egito para lutar contra o exército Persa, e prometem não saírem sem a vitória.

Gostou deste conteúdo? Então acho que você deveria aproveitar para ler também Filmes de superação de vida: 8 produções que você deve assistir agora

Escrito por Ivan

Anúncios