Descubra o significado da flor de Lótus Negra e descubra se é uma mitologia ou se realmente ela existe na natureza!

Temos algum fã de botânica aí? Porque o assunto de hoje é a Flor de Lótus Negra!
Não é preciso ser um grande admirador das plantas para conhecer a flor de lótus.
Muito presente na nossa sociedade de diversas formas, a planta se popularizou bastante em todo o mundo e, hoje, é uma das espécies de flor mais conhecidas.
Por isso, escolhemos ela como o nosso tema principal.
No conteúdo de hoje, vamos falar sobre a flor de lótus, seus significados para diversas culturas ao redor do mundo e esclarecer um questionamento bastante recorrente em torno dessa espécie: a flor de lótus negra existe ou não existe?
Para descobrir a resposta, é só continuar lendo!
O que é Flor de Lótus?
A flor de lótus é uma planta aquática de origem aquática. A flor de lótus costuma florescer em águas mais rasas.
Dessa forma, suas raízes conseguem permanecer fincadas no solo enquanto seu caule fica submerso na água e a flor em si fica na superfície.
Originária de países como Filipinas, Japão e Índia, a planta é bastante referenciada nesses países, tendo diversos significados.
Como a flor de lótus é uma planta que tem ações relacionadas ao sol e a incidência solar – durante a noite ela submerge e, quando o sol surge novamente ao amanhecer, ela reabre – muitas culturas associam a planta a questões esotéricas e ligadas ao mundo da espiritualidade.
No Egito, por exemplo, graças ao movimento de abrir e fechar da flor de lótus e que é relacionado ao sol, a planta ganhou o significado de nascimento e renascimento, já que ela “renasce” todos os dias.
Com o passar dos anos – e com a popularização da planta – a flor de lótus se espalhou pelo mundo, e hoje é bastante representada em diversas áreas, desde pinturas e itens de decoração até mesmo versões para tatuagens.
Significado da Flor de Lótus

Para os povos onde a flor de lótus é mais comum – como os chineses, japoneses, egípcios e indianos – a flor de lótus possui um significado muito importante.
Para essas culturas, a planta simboliza a pureza espiritual, a criação e a fertilidade.
Já na literatura clássica asiática em si, a flor de lótus possui vários significados, como a elegância, a pureza e a graciosidade. Isso ajudou a tornar a flor de lótus uma planta tão emblemática como ela é hoje.
A flor de lótus também possui um forte simbolismo para algumas religiões, como o budismo. Nessa religião, um dos significados da flor de lótus é a pureza do corpo e da mente.
A presença da planta no budismo é tão forte que é bastante comum encontrarmos representações de Buda – uma das figuras mais emblemáticas da religião – meditando sentado no meio de uma flor de lótus. Isso fez com que a planta também fosse conhecida como flor de Buda em alguns lugares.
O que significa Lótus?
No sentido literal “Lótus” significa o nome dado a diversas plantas ninfeáceas. O nome também representa o amante, o belo, o saudável, o justo e o equilibrado, além da alegria e simpatia.
Curiosidades sobre a Flor de Lótus Negra

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a flor de lótus e o seu significado, chegou a hora de falarmos sobre algumas curiosidades bastante interessantes sobre essa flor tão fascinante.
A flor de lótus e o renascimento
Por ser uma planta que costuma nascer em locais úmidos, alagados e até mesmo com lama, para diversas culturas a flor de lótus representa a beleza, o renascimento e a vitória sobre as adversidades.
Sementes de longa duração
Um fato bastante interessante sobre a flor de lótus negra é a longevidade das suas sementes.
Estima-se que as sementes dessa flor podem ficar cerca de 5 mil anos em um estado de dormência enquanto aguarda as condições ideais para que possam germinar.
Outros nomes da flor de lótus
Apesar da planta ter se popularizado através do nome flor de lótus, essa planta também é conhecida por lótus egípcio, lótus da índia e lótus sagrado.
Os climas favoritos da flor de lótus
Como mencionado lá no começo do texto, a flor de lótus é uma espécie de planta aquática.
E, para que possa florescer bem, a flor de lótus prefere locais com um clima mais ameno.
A planta também costuma florescer em águas doces, com um fluxo de água mais lento.
A flor de lótus e o Egito
Com o longo histórico em diversos povos e culturas, a flor de lótus também esteve presente no Antigo Egito.
A planta já foi encontrada retratada em pinturas no interior de pirâmides e em locais como antigos palácios do Egito.
Ainda na cultura egípcia, uma lenda antiga dizia que Hórus, o deus do sol para os egípcios, nasceu de uma flor de lótus. Isso ajuda a explicar o forte significado que a planta possui nessa cultura.
A flor de lótus negra na cultura pop
Como dito anteriormente, apesar de não ser encontrada na natureza, a flor de lótus negra não deixa de ter uma presença na cultura pop de hoje em dia.
A derivação da planta na cor preta está presente em Magic: The Gathering, um dos maiores – e mais populares – jogos de cartas do mundo.
Nesse jogo, a flor de lótus negra é representada como “Black Lotus” e é considerada uma carta bastante rara dentro do jogo.
A presença dessa carta em um jogo tão popular foi um dos fatores que ajudou a popularizar a flor de lótus negra, mesmo ela não existindo na natureza.
Existe flor preta?
O fato é que não existe flor preta por completo, mas sim uma mistura da “natureza” em tons escuros profundos que as fazem parecer preta.
De antemão, as cores escuras das flores dependem de um elemento chamado “antocianina” que é responsável pelos pigmentos de cor forte como azul e violeta.
Porém, poucas plantas apresentam a quantidade certa e a maior das que vemos não são totalmente pretas.
Na verdade, elas possuem tons azul, vermelho ou vinho muito profundos e o resultado são “flores que parecem pretas”.
Geralmente, as flores pretas representam a nobreza, seriedade e amor. Além disso, entregá-la a alguém significa o desejo de ficar junto a pessoa até que a morte os separe. Por isso, é muito comum vê-las em buquês de noivas em casamentos.
Conclusão
Como deu para perceber, a flor de lótus é uma planta que está inserida em diversas culturas ao redor do mundo.
E, apesar da flor de lótus negra não existir na natureza, as variações de cores existentes da planta não deixam a desejar no quesito beleza.
Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Alimentos que gatos e cachorros não podem comer de forma alguma