As raças de cachorro mais difíceis de adestrar

Você já parou para pensar quais os cachorros mais difíceis de adestrar? 

Anúncios

Quem é tutor de cachorro sabe: educar o pet nem sempre é uma missão fácil. Para obter sucesso nessa tarefa, é necessário ter muita disposição, foco é o principal: paciência.

Apesar de existirem diversas raças que são mais fáceis de adestrar – já que determinadas raças de cachorros já possuem uma predisposição para atender os principais comandos que envolvem o adestramento – o contrário também existe: cachorros que são o terror de qualquer adestrador por serem difíceis de ensinar.

Ficou curioso para saber quais são essas raças? Então é só continuar lendo!

No conteúdo de hoje, listamos 10 raças de cachorro que têm uma coisa em comum: a dificuldade em atender os comandos que fazem parte do processo de adestramento.

A importância de adestrar o seu cachorro

Anúncios

Por mais que muitos tutores ainda não considerem a prática do adestramento algo necessário para os seus pets, esse tipo de treinamento é essencial para várias áreas, inclusive para fortalecer a relação que o cachorro tem com o seu dono.

Através de um adestramento realizado da maneira correta, o comportamento do animal pode melhorar muito. Entre os principais benefícios de oferecer um adestramento adequado para o seu pet estão:

A melhora dos hábitos do pet

Muitos pais de pet procuram profissionais especializados em adestramento para ajudar a amenizar – e até mesmo acabar – com hábitos do animal que incomodam seus tutores.

Com o adestramento correto, esses comportamentos inadequados podem, finalmente, se tornar coisas do passado. 

Melhora a relação do cachorro com o seu dono

Outro efeito de um adestramento de qualidade é a melhora na convivência que o dono tem com o seu pet. Através do treinamento, o cachorro consegue aprender a discernir melhor o certo e o errado.

Dessa forma, além de ajudar a evitar eventuais problemas, o adestramento ajuda a tornar a relação do tutor com o seu animal de estimação cada vez mais harmoniosa.

Ajuda a melhorar o convívio do cachorro com outros animais de estimação

Além de ajudar a tornar a convivência com seus donos ainda melhor, os ensinamentos aprendidos durante o processo de adestramento são fundamentais para que o cachorro saiba conviver de maneira adequada com outros animais de estimação.

Desde os que já estão no convívio do animal – como outros pets que possam viver no mesmo ambiente – até mesmo animais de estimação que o seu cachorro irá encontrar fora de casa – durante um passeio, por exemplo. Isso ajudará a tornar o seu cachorro cada vez mais fácil de se socializar com outros pets, ajudando a minimizar conflitos.

As raças de cachorro mais difíceis de adestrar

Agora que você já está mais inserido no mundo do adestramento, chegou a hora de conhecer as raças de cachorro mais difíceis de adestrar.

Beagle

Vamos começar a nossa lista com uma das raças mais populares do mundo. Apesar de serem pequenos, os Beagles são uma das raças de cachorros mais difíceis de adestrar. Com uma personalidade bastante forte, os cães dessa raça são famosos por desafiarem seus donos com frequência, além de fazerem tudo o que querem.

Bulldog Inglês

Outra raça bastante famosa é o Bulldog Inglês. Essa raça costuma dar mais trabalho na hora de adestrar devido ao seu comportamento teimoso. Em muitos casos, os cachorros dessa raça chegam até mesmo a fingir que não estão ouvindo seus tutores durante alguma bronca ou quando estão tentando lhe ensinar algo.

Akita

as raças de cachorro mais difíceis de adestrar
As raças de cachorro mais difíceis de adestrar | Reprodução: Unsplash

Você deve lembrar dessa raça do longa “Para Sempre ao Seu Lado”. Esse filme ajudou a popularizar a raça para o mundo todo. 

Muito leais e cheios de personalidade, os Akitas costumam ser bastante teimosos. Isso faz com que o adestramento deles não seja uma das missões mais fáceis.

Dachshund

Os Dachshunds – ou “Salsichas”, como a raça se tornou conhecida aqui no Brasil – é outra raça de cachorro que é difícil de adestrar. Eu sei exatamente o que você está pensando. Como um cachorro tão pequeno pode ser difícil de adestrar? E a resposta é simples.

Apesar de pequenos, os dachshunds não tem tanta noção do seu próprio tamanho. Por isso, ao pensar que são cachorros grandes, é bem comum eles se meterem em brigas com cães bem maiores que eles. E não é difícil imaginar quem sai perdendo em situações como essas, né? 

Rottweiler

as raças de cachorro mais difíceis de adestrar
As raças de cachorro mais difíceis de adestrar | Reprodução: Unsplash

Os Rottweilers são outra raça que pode deixar qualquer adestrador de cabelo em pé. Conhecidos por seu porte grande e imponente, os cães dessa raça costumam ser bastante inteligentes. Mas o que dificulta o seu adestramento é a tendência que a raça tem em dominar a área. 

Por isso, durante o adestramento e na rotina do dia a dia, é essencial que os tutores saibam se impor perante eles. Caso contrário, o rottweiler tem um forte instinto de dominar todos que estão ao seu redor através do seu comportamento. E com o adestramento adequado, os cães dessa raça podem se tornar extremamente dóceis e brincalhões.

Shar Pei

Assim como o Rottweiler, os Shar Peis também tendem a querer tomar o controle de tudo quando não são devidamente ensinados. Além disso, essa raça é muito conhecida por ser independente e, ao mesmo tempo, desconfiada.

Por isso, é necessário que os tutores dessa raça trabalhem bastante a socialização deles desde filhotes. Dessa forma, os donos enfrentarão menos problemas envolvendo essa questão após eles crescerem.

Chow Chow

as raças de cachorro mais difíceis de adestrar
As raças de cachorro mais difíceis de adestrar | Reprodução: Unsplash

Bastante conhecido por sua característica língua azul e sua pelagem bem cheia, os cães da raça Chow Chow já costumam dar sinais de indisciplina ainda filhotes. 

Para ajudar a controlar a sua personalidade dominante, é necessário ter bastante paciência e disposição, já que os cães dessa raça tendem a ser teimosos. Isso faz com que eles demorem mais para começarem a responder aos comandos ensinados.

Conclusão

Como deu para perceber, existem várias raças de cachorros mais difíceis de adestrar. Além dessas que listamos aqui, raças como Lhasa Apso, Husky Siberiano e Jack Russell Terrier também são conhecidas por dar bastante trabalho aos adestradores.

Com dedicação, paciência e o profissional certo, é possível ensinar o seu cachorro a ter um comportamento melhor, ajudando a tornar a rotina de todos mais tranquila.

Gostou desse conteúdo? Então experimente para ler também Alimentos que gatos e cachorros não podem comer de forma alguma

Escrito por Ivan