Como escolher a melhor mochila escolar para o seu filho?

Escolher uma mochila escolar para o seu filho não deve ser realizado com descaso, com escolher qualquer produto e pronto.

Anúncios

Sem dúvidas, isso vai muito além da marca ou do preço da mochila, o que deve ser considerado é a saúde do seu filho.

Você sabia que existem alguns desses materiais que acabam prejudicando e causando danos ao bem-estar físico das crianças, por não ser a mochila certa?

Em suma, é muito importante você conhecer o seu filho para também escolher o material adequado para eles.

Qual a importância de escolher uma mochila adequada considerando a idade da criança?

A princípio, é muito importante prestar atenção nos detalhes e condições na hora de escolher uma mochila para a criança.

Anúncios

Por exemplo, fatores como: peso, tamanho, idade, adereços, essas coisas se não levadas em conta, podem prejudicar a saúde deles e lhe causar problemas de postura e até mesmo lesões corporais.

Esses problemas também vão interferir no desenvolvimento da criança a curto e longo prazo.

Por isso, além de focar no peso, tamanho e idade da criança, vale verificar os adereços das mochilas como: ajustes que ajudem a distribuir o peso corretamente, as alças ajustáveis e acolchoadas, para que seu filho se sinta mais confortável e evite um sobrecarga.

Conforme a OMS, a recomendação é que crianças e adolescentes não usem mochilas que ultrapassem 10% do seu peso.

Dessa forma, se ela pesar 40 quilos, a mochila não deve passar de mais 4 quilos, referente a 10%.

Quais características são necessárias em uma mochila para serem adequadas para a criança?

Aqui, vale ressaltar que as características da mochila escolar devem ser consideradas, pois elas vão influenciar no conforto de quem está usando.

Veja a seguir algumas características importantes que devemos ser considerar na hora da comprar esse item.

Material

Se possível busque por mochilas desenvolvidas com materiais que sejam duráveis e que sejam de qualidade, o nylon ou poliéster se encaixa muito bem nessa função.

São materiais que suportam o uso do dia a dia além de não desgastar rapidamente.

A capacidade

Agora você precisa se atentar ao tamanho e certificar que a mochila consiga carregar todo o material necessário do seu filho.

Busque por opções que tenham compartimentos extras que vão auxiliar na organização. 

Costuras

Acontece muito ao comprar uma bolsa e em pouco tempo ela rasga devido à fragilidade da costura ou pouco reforço na produção do material.

Por isso, veja na hora da compra se a mochila tem uma costura bastante reforçada nas áreas que mais são afetadas e de grande atrito com: alças e bolsos.

Como escolher mochila escolar: Alças acolchoadas

Opte por mochilas que tenham as alças acolchoadas, elas trazem maior conforto nos ombros dos pequenos.

Além disso, esse tipo de alça diminui a atrito e a pressão e evita algumas dores.

Alças ajustáveis

As alças que podem ser ajustadas a altura do corpo são bem importantes, auxiliando para que a criança não precise fazer esforços desnecessários, afinal ela conseguirá usar o ajuste adequado.

Painel de trás acolchoado

O painel acolchoado da mochila escolar deve ser considerado, pensando sempre no conforto do seu filho, ele traz uma camada que amortece os movimentos que acontecem entre as costas e a mochila.

Por sua vez, evita acidentes com algum objeto pontiagudo que tenha na bolsa e possa machucá-los.

Espaço para garrafa

Procure comprar uma bolsa escolar que tenha um compartimento exclusivo para garrafinha de água da criança.

Dessa forma, ela não precisará abrir a bolsa toda vez que precisar se refrescar, impedindo assim até alguns acidentes.

Como escolher mochila escolar: Divisórias internas

As divisórias internas são boas para deixar o material organizado na mochila, se possível, você deve procurar, por opções que tenham uma variedade de bolsos e compartimentos.

Isso impedirá que o material se quebre e fique amassado por estarem misturados.

Resistência à água

Em suma, uma mochila resistente à água ajudará em vários aspectos, por exemplo: evitar que molhe o material em caso de chuva, outra coisa é que uma mochila malhada se tornar um peso maior para se carregar.

Zíperes com qualidade

Busque um produto que tenha zíperes de qualidade, isso é muito importante, para que a criança não tenha dificuldades na hora de fechar e abrir a bolsa.

Além de não correr o risco do zíper estourar no meio da rua e causar um enorme transtorno para seu filho.

Reforços extras

Por fim, comprar mochilas com reforços extras contribuirá bastante, e esse reforço tem que ser em lugares pontuais como: os cantos e os fundos que prolongam a vida útil do material.

Como escolher os modelos de mochilas para cada faixa etária 

Mochila escolar

O recomendado é que crianças de 4 a 5 anos usem apenas lancheira ou merendeira, entretanto se necessário, a mochila ideal para ela seria aquela com rodinhas.

Desse mesmo modo, isso também se aplica a crianças de 6 a 7 anos, que usem as mochilas com rodinhas.

No caso dos que têm de 8 a 11 anos, eles já podem usar a mochila diretamente nas costas, é claro, respeitando o limite máximo de 10% do peso dela, para não haver sobrecarga corporal.

No entanto, a partir de 12 anos, a bolsa pode ser até 15% acima do peso dela.

Mas, nesse caso se deve considerar o tamanho do adolescente e ver como fica a bolsa em relação ao tronco, para que isso não lhe cause desconforto e consequentemente dores e problemas futuros na coluna.

Em suma, em caso de modelos de mochila com duas alças, o recomendado é que a bolsa ocupe completamente o espaço entre os ombros e a lombar, e a largura da mochila deve ultrapassar o tronco.

É interessante que a bolsa traga conforta com alças acolchoadas, e no caso das de rodinhas ela deve estar na altura da cintura, para que a criança não necessite se curvar.

Conclusão 

Ao escolher uma mochila escolar para sua criança procure pensar primeiro no bem-estar dela, e como o produto que seu filho usará influenciará a vida dele.

Não compre só por comprar, compre modelos divertidos, alegres, que proporcione experiências para os pequenos.

Entenda que você já foi criança e esses momentos ficaram marcados na sua mente, por isso, dentro do possível proporcione isso a seu filho. Abraço!

Escrito por Andre Neri