Você já parou para pensar na quantidade de nomes de cidades estranhos que existem no Brasil?
Anúncios
Como você já deve saber, o Brasil é um dos maiores países – em questão de território – de todo o mundo e o maior da América do Sul.
E além da questão territorial, o nosso país também se destaca em relação a quantidade de cidades que existem por aqui.
Segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 5.570 cidades. É cidade que não acaba mais!
E chegou uma hora que, para batizar cada uma dessas cidades, o brasileiro precisou recorrer a um dos nossos bens mais valiosos e que, sem dúvida, é passado de geração para geração: a criatividade!
Anúncios
E nem preciso falar que o resultado disso é um monte de cidades com nomes peculiares e que podem soar bem diferentes para quem não está familiarizado.
Foi pensando nessas cidades com esses nomes nada convencionais que nós tivemos a ideia de criar esse material!
No texto de hoje, vamos explorar 18 nomes de cidades estranhos que existem por aqui!
Vamos saber um pouco mais sobre cada uma delas, descobrir onde elas ficam e entender um pouco mais sobre a história dos seus nomes.
18 nomes de cidades estranhos aos arredores do Brasil
A seguir, você vai conhecer 9 nomes de cidades estranhos que existem nesse Brasil e que – provavelmente – você não fazia ideia da existência!
Passa e Fica, Rio Grande do Norte
Localizada no interior do Rio Grande do Norte, Passa e Fica é uma cidade relativamente pequena e jovem, contando com um pouco mais de 13 mil habitantes e 60 anos de emancipação.
Agora a pergunta que não quer calar é: será que quem passa, fica mesmo? Só viajando para lá para descobrir
Varre-Sai, Rio de Janeiro
A representante do Rio de Janeiro na nossa lista de hoje é Varre-Sai.
Além do nome peculiar, Varre-Sai – que possui um pouco mais de 11 mil habitantes – também é considerado o município fluminense que fica mais distante do Rio de Janeiro, a cidade que é a capital do estado.
Nhecolândia, Mato Grosso do Sul
A nossa lista de hoje também conta com um município representando a região do Pantanal.
Estamos falando de Nhecolândia, no Mato Grosso do Sul.
Considerada um município rural, o nome peculiar surgiu por causa de Joaquim Eugênio Gomes da Silva – vulgo “Nheco” – dono de uma das primeiras fazendas da região.
Ressaquinha, Minas Gerais
O nome dessa cidade é algo que muita gente aí conhece, né?
Esse município mineiro fica a cerca de 150 km da capital do estado e o seu nome no diminutivo combina bastante com o seu tamanho: Ressaquinha conta com uma população estimada em 4.800 habitantes, sendo considerada bem pequena se comparada com tantos outros municípios que existem no Brasil.
Feliz Natal, Mato Grosso
E para encerrar a nossa listagem, Feliz Natal!
Não, não é o Feliz Natal que você está pensando! Estamos falando do município Feliz Natal, que fica localizado em Mato Grosso.
Com uma população estimada em 13.500 habitantes, a cidade ganhou esse nome após um grupo de funcionários ficar ilhado após o transbordamento de um rio às vésperas do Natal. Para não passar a data em branco, eles escreveram a frase em uma árvore enquanto aguardavam resgate.
Depois que foram resgatados, o nome acabou marcando o local, dando origem ao nome da cidade.
Além dessas cidades listadas, temos também Nova Iorque (Maranhão), Não-me-toque (Rio Grande do Sul), Salto do Lontra (Paraná) e Sombrio (Santa Catarina).
Os nomes de cidades estranhos e com duplo sentido
Agora que já falamos sobre os 10 primeiros nomes de cidades estranhos que fazem parte do Brasil, chegou a hora de entrarmos em outra categoria.
É impossível falarmos em nomes estranhos de cidades sem entrarmos em um tema bastante específico e que costuma gerar piadas e risadas entre os brasileiros: as cidades que possuem nomes que possuem um duplo sentido.
Além dos nomes de cidades estranhos que já listamos aqui, existem diversas cidades que possuem nomes relativamente comuns.
Mas graças a malícia do brasileiro é do vocabulário e termos únicos que desenvolvemos, passamos a associar essas palavras em um duplo sentido.
Confira a seguir quais são essas essas cidades que possuem nomes que dispensam qualquer tipo de explicação.
Pintópolis, Minas Gerais: um dos nomes de cidades estranhos mais conhecidos
Um clássico entre os nomes de cidades estranhos, a cidade mineira de Pintópolis é uma daquelas cidades que é constante alvo de piadas em todas de conversa.
Ponta Grossa, Paraná
Outra representante do Paraná na nossa lista é Ponta Grossa. Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu nenhuma piada de duplo sentido envolvendo a cidade paranaense.
Pau Grande, Rio de Janeiro: por ter um dos nomes de cidades estranhos, a cidade virou até notícia no Brasil.
Outra cidade que possui diversos trocadilhos é Pau Grande. Inclusive, recentemente o município virou notícia nos jornais de todo o Brasil por causa da inauguração da placa que você pode ver na foto acima.
O ponto gerou piadas e memes por toda a internet
Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte
Rio Grande do Norte também marca presença na nossa lista com Pau dos Ferros, uma cidade relativamente grande, com seus 30 mil habitantes.
Tomar do Geru, Sergipe
É impossível não associar o nome desse município sergipano com aquele xingamento que muita gente gosta de usar quando está bravo com alguma coisa.
Por mais que todos aqui sejam adultos maduros, é impossível ver toda essa lista de nomes de cidades estranhos e não esboçar pelo menos um sorrisinho, né?
Além dessas cidades listadas, temos também Entretelado (Rio Grande do Sul), Barrolândia (Tocantins), Paudalho (Pernambuco) e Rolândia (Paraná).
Conclusão
E aí? Quais desses nomes de cidades estranhos você já conhecia? E será que temos algum leitor que vive em alguma dessas cidades aí?
Como deu para perceber, apesar de peculiares – e muitas vezes serem alvos de piadas – as cidades com nome diferentes existem em todo o Brasil.
E, de certa forma, isso é como se fosse um símbolo da nossa brasilidade e da nossa história. São esses nomes que tornam cada uma dessas cidades únicas!
Gostou deste material? Então você deveria aproveitar a oportunidade para ler também As melhores cidades do Brasil para morar: a última vai te surpreender!