As melhores cidades do Brasil para morar: a última vai te surpreender!

Você já parou para pensar quais são as melhores cidades do Brasil para morar? Descubra quais são aqui com a gente!

Anúncios

Todo mundo quer viver bem, né? E esse conceito de viver bem engloba muitas coisas!

Viver bem vai desde a estrutura da casa que você vive, as condições financeiras que você tem, os seus hábitos de vida e por aí vai.

E além desses aspectos – que fazem parte de um ambiente mais interno da sua vida – ainda existem outros pontos que envolvem a parte externa da sua vida, como segurança e qualidade de vida, por exemplo.

Com os crescentes números relacionados a violência como um todo e a poluição das cidades grandes, as pessoas estão cada vez mais buscando meios de viver bem e fugir dos aspectos negativos que podem nos prejudicar.

Anúncios

E foi calculando todos os pontos – tanto negativos quanto positivos – de uma cidade que esse ranking foi criado!

Neste material, você vai conhecer quais são as melhores cidades do Brasil para morar! Quem sabe você não se apaixona por alguma delas e decide se mudar depois deste conteúdo, né?

Como são escolhidas as melhores cidades do Brasil para morar? 

Antes de entrarmos no tema em si, achamos necessário falar um pouco mais sobre como as melhores cidades do Brasil são escolhidas e como esse resultado é calculado.

Esse ranking foi montado segundo o estudo Índice dos Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM). 

Desenvolvido pela Macroplan – que é uma empresa brasileira de consultoria em cenários prospectivos e administração estratégica com sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil – foi a partir do resultado obtido pelo IDGM que foi possível ranquear as cidades brasileiras através das suas pontuações.

E, dessa forma, foi possível decidir quais são consideradas as melhores cidades do Brasil para morar. 

Quais os pontos levados em consideração para eleger as melhores cidades para morar

Apesar de ser um ranking muito interessante – já que elenca algumas das melhores cidades do Brasil para morar – ainda pode surgir algumas dúvidas em relação a como essas localidades são escolhidas.

A seguir, listamos alguns dos principais pontos que são levados em consideração na hora de decidir quais são as melhores cidades do Brasil para morar.

Educação

Um aspecto muito importante na hora de decidir quais são as melhores cidades do Brasil para morar é em relação à educação.

Indo desde o ensino primário até a faculdade, para ser entrar nessa listagem, a cidade precisa ter potencial para atender a sua população nesse quesito.

Saúde

Esse é, sem dúvida, um dos principais pontos na hora de elencar as melhores cidades. Afinal, a grande maioria dos brasileiros depende da saúde pública. Ou seja: um sistema de saúde de qualidade é um atrativo que ajuda a melhorar a pontuação de uma cidade nesse ranking.

Segurança

E por último – mas não menos importante – temos a segurança. Como já mencionado, os índices de violência aumentaram de maneira geral em todo o país. 

Isso faz com que a segurança seja um fator cada vez mais buscado. E as cidades que possuem bons índices tendem a se destacar.

As melhores cidades do Brasil para morar

Agora sim! Chegou a hora de descobrirmos como ficou o ranking com as melhores cidades do Brasil para morar!

Nessa listagem, selecionamos apenas o TOP 5 das cidades. E, para aumentar ainda mais a curiosidade, vamos listá-las em ordem decrescente, indo da 5ª colocada até a 1ª.

Será que tem algum leitor aí que vive em uma dessas cidades?

São José dos Campos

Considerada um dos polos tecnológicos da América Latina, a cidade é conhecida por abrigar grandes empresas, como General Motors, Embraer e Petrobrás.

Além disso, a cidade também abriga o Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA) e o importante Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Todo o desenvolvimento proporcionado por essas empresas fez com que a cidade figure nessa lista.

Piracicaba

Localizada a 150 km da capital de São Paulo, Piracicaba possui cerca de 410 mil habitantes. 

Além de ser conhecida como uma das primeiras cidades do país a se abrir para a industrialização após o fim do ciclo do café e da cana-de-açúcar, a cidade também se desenvolveu bastante com a construção da Rodovia do Açúcar.

Isso permitiu que a cidade se estruturasse bem com a construção da Rodovia do Açúcar, permitindo que a cidade se expandisse.

São José do Rio Preto

Localizada a 442 km de distância da capital de São Paulo, ela é considerada a maior produtora de borracha do Brasil. Além disso, a cidade ainda é conhecida pelo foco no agronegócio, ampla estrutura na área da saúde, baixas taxas de violência e bons índices de educação.

Jundiaí

No interior do estado de São Paulo, Jundiaí se destaca por apresentar ótimos índices de educação e saneamento.

Mesmo não sendo tão grande, Jundiaí é a 8ª maior economia do estado de São Paulo. Isso permite que a cidade abrigue um parque industrial com mais de 500 empresas, incluindo gigantes como Coca-Cola, Kraft Foods, Ambev, entre outras

Maringá, o 1º lugar na lista das melhores cidades do Brasil para morar

E a grande campeã da nossa lista é Maringá!

Levando em consideração os fatores como educação, saúde, segurança e sustentabilidade, Maringá alcançou o 1º lugar na lista das melhores cidades do Brasil!

Após o processo de pesquisa, o resultado apontou que a educação na cidade é um dos pontos mais fortes, se tornando uma ótima opção para as famílias com filhos. aAlém disso, Maringá também se destaca por seus empreendimentos imobiliários e tem avançado bastante no abastecimento de energia solar.

Além desse TOP 5, as outras 95 cidades que fazem parte desta listagem são: 

Franca; Taubaté; Campinas; Vitória; Cascavel; Limeira; Santos; Sorocaba; Belo Horizonte; Ribeirão Preto; Uberlândia; Londrina; São Paulo; São Bernardo do Campo; Florianópolis; Mauá; Sumaré; Palmas; Uberaba; Montes Claros; Santo André; Suzano; Diadema; Mogi das Cruzes; Joinville; São José dos Pinhais; Caxias do Sul; Blumenau; Taboão da Serra; Campo Grande; Betim; Contagem; Niterói; Ponta Grossa; Goiânia; Rio de Janeiro; Guarulhos; Osasco; Porto Alegre; Praia Grande; Bauru; Petrolina; Petrópolis; Juiz de Fora; Vitória da Conquista; Campina Grande; Ribeirão das Neves; Carapicuíba; Fortaleza; João Pessoa; Santa Maria; Cuiabá; Vila Velha; Boa Vista; Serra; Itaquaquecetuba; Anápolis; Teresina; Governador Valadares; São Vicente; Caruaru; Salvador; Guarujá; Mossoró; Recife; Campos dos Goytacazes; Canoas; Natal; Gravataí; Feira de Santana; Nova Iguaçu; Pelotas; São Luís; Aracaju; Paulista; Várzea Grande; Caucaia; Rio Branco; Camaçari; Olinda; Aparecida de Goiânia; Manaus; São João de Meriti; Maceió; Cariacica; São Gonçalo; Jaboatão dos Guararapes; Belford Roxo; Santarém; Porto Velho; Duque de Caxias; Belém; Ananindeua e Macapá.

Gostou deste conteúdo? Então que tal aproveitar para ler também As cidades mais velhas do mundo: conheça 4 delas

Escrito por Ivan