O que a planta carnívora come e onde encontrá-la?

Hoje é dia de explorar um pouco mais o que a planta carnívora come e quais as principais características deste tipo de planta!

Anúncios

Todo mundo sabe que uma palavra que pode ser usada para definir a flora e a fauna do nosso planeta é a diversidade!

Graças a todas as particularidades de cada país e região, o nosso planeta é extremamente rico quando o assunto é espécies de animais e plantas que existem.

E é justamente um desses pontos que vamos explorar um pouco mais ao longo do texto de hoje.

Estamos falando das famosas plantas carnívoras. 

Anúncios

Quem aí já viu alguma dessas plantas em filmes ou séries e ficou curioso para saber mais sobre como essas plantas curiosas funcionam?

Ao longo do conteúdo de hoje, vamos explorar juntos essas curiosas e misteriosas espécies de plantas.

Aqui você vai descobrir o que a planta carnívora come, quais são as principais espécies conhecidas pelo ser humano e onde é possível encontrá-las.

O que é uma planta carnívora?

Todo mundo que já se deparou com um planta carnívora ficou pelo menos um pouco curioso para entender melhor como essa planta tão curiosa – e diferente das outras plantas que estamos acostumados a ver – funciona.

As plantas carnívoras – que também são conhecidas como plantas insetívoras – são plantas que possuem a incrível capacidade de atrair pequenos animais para capturar, digerir e utilizar os nutrientes dessas presas para si próprias.

Para que essa captura possa ocorrer, a maioria dessas plantas possuem algumas espécies de armadilhas compostas por suas folhas modificadas e que servem para atrair suas presas.

Já na hora da digestão, pode-se dizer que ela é bem semelhante ao que nós estamos acostumados.

Isso porque, para realizar a digestão das suas presas corretamente, essas espécies de plantas carnívoras utilizam enzimas digestivas próprias para esse fim.

E, assim como todos nós e as espécies de animais – que usamos os nutrientes obtidos através da nossa alimentação para obter energia e nutrientes – as plantas carnívoras usam os nutrientes de suas presas – principalmente os compostos hidrogenados – para conseguir sobreviver.

De maneira geral, esse é o ciclo de alimentação que a maioria das espécies de plantas carnívoras seguem.

Até hoje, estima-se que existam cerca de 600 espécies de plantas carnívoras no mundo. Mas isso não impede que existam várias outras espécies por aí que ainda não foram descobertas pelo ser humano.

O que a planta carnívora come?

Depois de entendermos um pouco mais sobre o funcionamento das famosas plantas carnívoras, chegou a hora de falarmos sobre a dieta dessas plantas tão peculiares.

É claro que a dieta de cada espécie pode variar por causa do seu tamanho ou hábitos.

Mas num geral, a dieta dessas plantas carnívoras costuma incluir desde insetos – que são as principais presas das plantas carnívoras – e aracnídeos.

Já espécies maiores podem capturar até mesmo anfíbios, répteis e algumas espécies de aves.

Ou seja: para quem acha que as plantas carnívoras só comem insetos pequenos como moscas e aranhas, é melhor repensar essa ideia.

Quais são os principais tipos de sistema de captura das plantas carnívoras? 

Lembra que mencionamos no primeiro tópico sobre as armadilhas e táticas usadas pelas plantas carnívoras?

Essas técnicas são, de maneira geral, a principal forma de identificar as espécies de plantas. E elas podem ser facilmente divididas entre três tipos: folhas colantes, jaula e sucção.

Confira um pouco mais sobre cada um desses tipos de plantas carnívoras:

Plantas carnívoras com folhas colantes 

O que a planta carnívora come e onde encontrá-la?
O que a planta carnívora come e onde encontrá-la? | Reprodução: Toda Materia

Como o próprio nome já diz, essas plantas possuem substâncias espalhadas pelas suas folhas.

Essas substâncias são essenciais para atrair os insetos desavisados que, ao pousar, acabam ficando presos e, assim, servem de alimento para a planta.

Plantas carnívoras do tipo jaula

O que a planta carnívora come e onde encontrá-la?
O que a planta carnívora come e onde encontrá-la? | Reprodução: Toda Materia

O segundo tipo de plantas carnívoras da nossa lista são as plantas do tipo jaula. 

Esse tipo – que talvez seja o tipo de planta carnívora mais popular quando se fala dessas espécies de plantas – costuma ter duas metades, com cerdas que ficam localizadas nas bordas.

Essas cerdas – ao detectar a presença de uma presa – se fecham, selando o destino do inseto desavisado para sempre.

Plantas carnívoras do tipo sucção 

O que a planta carnívora come e onde encontrá-la?
O que a planta carnívora come e onde encontrá-la? | Reprodução: Toda Materia

Já o terceiro e último tipo de planta carnívora da nossa lista é a do tipo sucção.

Essas plantas – que também são conhecidas como planta-jarra, devido ao seu formato – também possuem um sistema de captura bem simples:

Nela, quando a presença da presa é sentida nas proximidades da abertura que serve de entrada para a planta, o animal em questão acaba sendo sugado por esse canal, vitimando assim mais um pobre inseto.

Apesar de serem tipos de plantas carnívoras com sistemas de captura diferentes, a maioria delas tem um fator em comum que aumentam as chances de captura das suas presas: as suas cores.

A maioria dessas plantas possuem cores fortes e vibrantes, servindo de atrativo para as presas dessas plantas carnívoras.

Aproveite para ler também 👉 Quais são as plantas que gostam de sol? Conheça 7 espécies!

Onde encontrar as plantas carnívoras?

Diferente do que se pode imaginar ao ver uma planta carnívora, os habitats naturais dessas espécies costumam ser locais onde há solos ‘pobres’ e encharcados, como os brejos e territórios próximos a essas áreas.

Dito isso, também é importante ressaltar que a maioria das plantas carnívoras são relativamente pequenas, não costumando passar dos 15 cm de altura.

E levando em consideração a presença das pontas carnívoras ao redor do mundo, existem alguns fatos curiosos que valem ser mencionados.

A começar pela incidência das plantas carnívoras. Apesar de parecerem exóticas, essas plantas estão presentes praticamente no mundo todo. 

Em todo o mundo, o único lugar onde não há registros de espécies de plantas carnívoras é a Antártida.

Já no sentido contrário, o Brasil é destaque quando o assunto é plantas carnívoras.

O nosso país é considerado o segundo país com mais variedades de espécies de plantas carnívoras. Só ficamos atrás da Austrália nesta lista.

Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite a oportunidade para ler também Plantas que atraem energia positiva: 5 opções para cultivar em casa

Escrito por Ivan