Origem do alfabeto português : você sabe qual é?

Vem descobrir junto com a gente qual a origem do alfabeto português e como outras culturas foram essenciais para o desenvolvimento do alfabeto como conhecemos hoje!

Anúncios


É difícil pensar em uma maneira de se comunicar de maneira assertiva sem a utilização do alfabeto, né?

Apesar de ter passado por uma série de mudanças até chegar ao modelo que utilizamos hoje para nos comunicarmos, desde o seu surgimento, o alfabeto assumiu uma importância bastante significativa para o desenvolvimento de praticamente todas as sociedades ao redor do mundo.

E foi justamente essa importância que despertou a nossa curiosidade e fez com que a gente decidisse se aprofundar um pouco mais no tema e tentar descobrir qual a origem do alfabeto português como conhecemos hoje.

Para isso, vamos tentar traçar uma linha do tempo para entender quais foram as principais culturas – e quais foram suas devidas contribuições – para que o alfabeto português como conhecemos hoje pudesse começar a tomar forma e, pouco a pouco, se estabelecer com uma das principais – senão a principal – maneira de se comunicar.

O que é um alfabeto?

Presente na nossa vida desde os primeiros anos na escola, o alfabeto consiste em um conjunto de sinais gráficos que formam as letras. 

Anúncios


Cada uma das letras que compõem o alfabeto possui suas particularidades, como o som que cada uma delas tem ao ser pronunciada.

A palavra alfabeto – que é de origem grega – representa a junção de duas palavras: alpha e beta, as duas primeiras letras que fazem parte do alfabeto grego.

E apesar da estrutura do alfabeto ser a mesma em vários países, a fonética das letras podem mudar, alterando a forma como as letras são pronunciadas.

A origem dos alfabetos 

Para que possamos tentar entender qual a origem do alfabeto português, precisamos voltar no tempo para compreender melhor a origem dos alfabetos em si.

De forma geral, a forma do ser humano se comunicar através de desenhos e símbolos começou lá nos primórdios da humanidade, com os habitantes que viviam nas cavernas e suas gravuras.

Mas é claro que isso é só o princípio de tudo o que veio depois. Até porque, por mais que essa prática fosse relativamente efetiva e funcionasse bem para aqueles povos – inclusive, são essas pinturas que nos permitem entender um pouco mais sobre o funcionamento da vida em um período pré-histórico – essa forma de comunicação ainda iria passar por muitas mudanças.

Anúncios


Historicamente falando, as primeiras representações de palavras que a humanidade conhece são atribuídas a um povo conhecido como semita.

Segundo pesquisas, esse povo vivia nos arredores do Egito há cerca de 5,5 mil anos. 

Os primeiros passos do alfabeto na humanidade

Pensando no surgimento do alfabeto seguindo uma linha do tempo, o primeiro pensamento que vem à cabeça é que a origem da escrita e o surgimento do alfabeto são eventos que andam de mãos dadas. 

Mas diferente do que se pode pensar, na época já haviam duas escritas conhecidas na Antiguidade: a escrita cuneiforme dos mesopotâmicos e os hieróglifos dos egípcios.

Apesar de ambas já serem bem conhecidas – principalmente na região que hoje fica o Oriente Médio – ainda não havia um alfabeto em si.

Mas isso mudou com a chegada do alfabeto fenício, que foi considerado oficialmente o primeiro alfabeto a ser usado em grande escala.

Antes de sabermos mais sobre a origem do alfabeto português, vamos falar sobre os principais alfabetos da humanidade

Ao longo da humanidade, o alfabeto já teve diversas variações e adaptações de acordo com o tempo, o lugar e o período histórico. 

Além do alfabeto fenício que já citamos aqui, existem outros alfabetos que se destacaram ao longo da história. Entre os mais conhecidos, estão:

Alfabeto grego

Assim como vários outros sistemas alfabéticos que já fizeram parte, o alfabeto grego é derivado do alfabeto fenício.

Os gregos – partindo da estrutura dos fenícios – acrescentaram outros sons ao alfabeto e adotaram um sistema com 24 letras entre vogais e consoantes.

A partir do alfabeto grego, outros alfabetos surgiram derivados, como o etrusco, o grego clássico e o latino.

Outra adaptação feita pelos gregos no alfabeto fenício foi de vogais e as variantes de sua língua. Além disso, os gregos também fizeram uma mudança peculiar: a mudança de direção da escrita.
Embora o modelo acompanhasse a direção fenícia – da direita para a esquerda – ela foi sendo alterada até chegar ao sistema atual, que é da esquerda para a direita.

Alfabeto latino

Já o alfabeto latino é outro alfabeto que se tornou um dos mais famosos ao longo da história também teve origem a partir do alfabeto grego. 

Também conhecido como alfabeto romano, o alfabeto latino surgiu por volta do século VII a. C. 

E a popularização se deve justamente a expansão do Império Romano e o aumento da população cristã. Isso porque o alfabeto latino passou a ser a principal escrita na Europa. E, com o passar do tempo, o alfabeto latino se tornou a base de todos os alfabetos da Europa Ocidental e de outros locais do mundo.

Aproveite para ler também Você sabe quem trouxe a festa junina para o Brasil?

Qual a origem do alfabeto português?

Como deu para perceber ao longo dos tópicos anteriores, cada uma das sociedades citadas teve a sua devida importância para que o alfabeto português pudesse surgir.

Ou seja: assim como diversos outros aspectos que fazem parte da história do nosso país e do mundo, é como se a origem fosse uma grande colcha de retalhos, onde cada sociedade que já utilizou o alfabeto como maneira de se comunicar tem a sua contribuição.

Mas de maneira geral, os alfabetos que serviram de inspiração para a origem do alfabeto português foram o alfabeto grego e latino.

Conclusão

E aí? Gostou de saber mais sobre qual é a origem do alfabeto português?

Essa é uma ótima maneira de explorar um pouco a história da humanidade e da relação das sociedades ao redor do mundo com a linguagem. 

Isso também é uma ótima maneira de adquirir novos conhecimentos sobre o nosso passado de maneira geral.

Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite a oportunidade para ler também Onde foi a Independência do Brasil? Saiba mais sobre a História

Escrito por Ivan

Anúncios