O que é NFC – Essa Forma de Pagamento é realmente confiável?

Os novos cartões de crédito ofertam isso. Mas e você, o que achou do NFC? Alias, o que é NFC? Você por acaso sabia que é umas das mais novas formas de pagamento?

Então, agora vamos conhecer um pouco mais sobre a tecnologia e saber se é realmente seguro efetuar seus pagamentos desta maneira. 

É como “senta e chora“, afinal, encostou, pagou! Não tem erro.

O que é NFC

O nome te assusta? O que não dá é para ficar de fora dessa novidade. Muito fácil, a sigla em inglês Near Field Communication realiza seus pagamentos apenas por encostar nas maquininhas. 

E não é nada novo, já está no mercado há mais de 10 anos. E, claro que, como toda novidade, o medo surge, sendo que ele se manifesta em dúvidas. 

Afinal, estamos em um território desconhecido, ainda mais quando se trata de dinheiro. 

As transações com NFC

Agora que você já sabe o que é NFC, precisa conhecer como funciona as transações. Sim, elas precisam estar até 4 centímetros de distância para conseguir fazer o pagamento. 

Claro que, como toda tecnologia, tem espaço para fraudes. Mas isso não significa necessariamente que seja insegura. Existe um limite de compras de até 50 reais que não precisa de senha para ser confirmada. 

Depois do limite, apenas com ela – a famosa senha de 6 dígitos que apenas você possui. Esse recurso é para já inibir a ação de golpes. Inclusive, você pode até inserir um limite máximo de gasto diário. 

aproximação por celular

Ao redor do mundo

Cada país adotou a sua política, sendo que nos EUA não existe a necessidade de uso de chip e senha. E nem por isso é menos seguro. Lá você pode gastar até 100 dólares sem senha. 

Depois, lá no Reino Unido, pode gastar apenas 30 libras sem senha. Então, é muito mais fácil você ser furtado do que alguém se aproximar de você com más intenções.

Em alguns países, cerca de 90% dos pagamentos eletrônicos são feitos via NFC. Isso não tornam os índices de golpes maiores.  

Os smartphones

Eles também são detentores da tecnologia, já que a facilidade do seu celular se tornar a sua carteira. 

Mas lembre-se: é impossível fazer transações com a tela bloqueada. Antes de realizar as transações, você precisa desbloquear seu PIN ou reconhecimento por digital ou facial. 

Inclusive, se eles detectarem a mesma máquina mais de uma vez, eles identificam como cancelada. 

Agora que você já sabe o que é NFC

Google Pay

As diversas contas digitais possuem esse sistema de tecnologia. Entre elas, PagBank, o próprio banco Itaú, aplicativos nos celulares e diversas opções disponíveis no mercado. 

A bandeira Visa oferece esse recurso, sendo possível transformar o celular na sua carteira. Por exemplo, pode efetuar o pagamento com a Apple Pay, para Iphone, Google Pay ou Samsung Pay.

Basta você perguntar para o banco emissor do seu cartão para saber se a tecnologia está disponível.


*Fonte de pesquisa: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/08/o-que-e-nfc-no-celular-como-funciona-e-para-que-serve-a-tecnologia.ghtml


Escrito por Douglas T.