The Circle Brasil: Histórias de fake e o que é perfil fake

Você sabe o que são histórias de fake e o que é perfil Fake? A própria palavra já diz: “fake – falso”. Fake nada mais é do que uma mentira, algo que não é verdade. Portanto, um perfil Fake é apenas um perfil que não é de uma pessoa real. Isto é, não é um perfil verdadeiro.

Anúncios

O que é perfil fake? 

Basicamente, uma pessoa cria um perfil com um nome fictício e uma foto de alguém, sendo que você pode conversar com essa pessoa e vai pensar que é alguém que, na verdade, não é bem aquilo que você esperava. 

Geralmente, utilizam perfis fake para divulgação, dupla identidade ou até mesmo, para difamar alguém. Muitas pessoas usam para se aproximar de outras pessoas ou ter uma vida paralela. 

Inclusive, ouvimos muitos casos de amor ou pessoas que se passam por outras pessoas e mantém diversos relacionamentos extraconjugais. Muito utilizado por pessoas imaturas e mais jovens, em games ou até mesmo, a novidade dos Reality shows. 

The Circle da Netflix

Anúncios

No início de março, surgiu uma temporada com a versão brasileira da série The Circle da Netflix. Neste reality, pessoas que vivem no mesmo prédio, em seus respectivos apartamentos, interagem através de uma plataforma na qual eles podem ser reais ou fictícios. 

Além da curiosidade em descobrir se o seu colega é Fake ou não, o ganhador é aquele que tiver mais popularidade. Na temporada, a participante Marina ficou muito abalada por saber que seu crush, Lucas, não era realmente ele, mas sim uma garota chamada Paloma. 

Então, é por este motivo que estamos aqui. Queremos saber se você já teve um amor virtual. Para discutirmos esse assunto polêmico, vamos analisar pontos e histórias.

Assim como Mariana na série The Circle, diversas pessoas, jovens e adolescentes já se apaixonaram ou tiveram um amor virtual ou fake. Vou contar algumas histórias para você entender o que é fake.

A fake louca

J. V. , 45 anos, do RJ mas vive em SP

Anúncios

“Conheci uma mulher de Minas Gerais, canceriana, ao enviar uma solicitação de amizade, ela me aceitou e passamos a conversar. Meu casamento estava a beira da falência, então, começamos a conversar assiduamente. Ela me disse que era policial, em Leopoldina, me mandou um celular e eu paguei. Quase um ano conversando com ela, conheci a filha por vídeo e ela inventou diversas mentiras sobre o que fazia e como era sua vida. “

Joelson estava encantado pela mulher. Ele continua… “Um belo dia, ela começou a dizer para todos que era minha namorada e publicar montagens nossas, depois de muito papo. Eu sempre deixei claro que não existia nada, porém ela começou a me cobrar de coisas sem sentido, dos lugares que eu ia, mesmo à distância. Logo, tive que cortar de vez o papo. Então, depois de diminuir o diálogo, descobri que era tudo mentira, através de fotos antigas, com diversos caras diferentes. E que tudo era uma farsa, sua profissão e tudo que ela havia construído até ali. Nesta etapa, já havia me separado da minha ex esposa e a merda já estava feita. A empregada dessa mulher, ou se é que era empregada mesmo, me disse que era tudo mentira e que ela não era nada do que dizia, mas que agora quem se interessava por mim era a empregada, já que a outra teve minha atenção, então, ela também desejava isso.”

O amigo Garanhão do Fake

“Essa longa história também me fez lembrar de um amigo” alega Joelson. Ele também tinha um relacionamento conjugal, ou seja, uma esposa oficial, mas se passava por outra pessoa nas redes sociais. Ele mantinha casos extraconjugais além do seu casamento. Certo dia, estava com a oficial em um restaurante de sua cidade, até que chegou a suposta amante, chamando de outro nome. A confusão estava feita. Duas mulheres enganadas pelo mesmo cara, perfis falsos e muitas lágrimas.”

Os gamers e o perfil fake

Muito comum entre os jogadores, principalmente de RPG, quase todo mundo tem uma história para conta. Seja nos tempos de Tibia ou na época do Grand Chase, aposto que você tem a sua.

Anúncios

Nos jogos, era muito comum ter as duplas ou couples que 2 jogadores realizavam uma união e conquistavam seus artefatos juntos e ficavam cada vez mais fortes, além de jogarem juntos.

Eu mesma tive dois casos amorosos: um com uma garota e um com um japonês. Na época, adolescente, me apaixonei por esta garota e começou a rolar um clima além do jogo.

Depois, foi com este japones que, inclusive, até contou apra o pai, que no começo proibiu o gartoto de jogar, mas depois, pediu até para me conhecer pessoalmente.

Imagino a cena, hoje em dia, se meu filho chegar em casa alegando que tem uma namorada virtual. Preocupante, por sinal. Realmente, é essa galera mais nova que não se autoconhece e acaba fantasiando muitas coisas ao confundem o real com o virtual.

O autoconhecimento e o que é perfil fake

Anúncios

O envolvimento nas redes sociais pode ser causado pela busca incessante de parceiros ideais, nos quais não existem. Nós fomos educados, durante milênios, com histórias de margarina, sendo que muitas mulheres colocam em primeiro lugar os seus relacionamentos, ao invés de pensarem no aspecto financeiro ou no próprio desenvolvimento. 

Essa ideia de relacionamentos perfeitos, famílias perfeitas e homens ou mulheres perfeitas, muito propagadas nas novelas fogem da concepção humana. Afinal, você não precisa de um relacionamento para ser feliz. O seu melhor relacionamento é apenas consigo mesmo e com seu Deus ou suas crenças. 

Desconstruir essa ideia de alma gêmea pode ser um tanto doloroso, mas é a grande verdade. De Romantizar a vida e colocar os pés no chão. Inclusive, um relacionamento saudável se constróis durante o tempo. Não existe nada milagroso nisso. 

De fato, famílias perfeitas, relacionamentos perfeitos e muito menos pessoas perfeitas não existem. Nós criamos expectativas e idealizamos coisas que somente estão nas ilusões do ego, nas quais consistem padrões nos quais criamos. 

Anúncios

Essas projeções são feitas com base em tudo que gostamos e que sentimos atração Mas nos relacionamentos comuns e reais, as pessoas tem defeitos, qualidades e não vão superar nossas expectativas. 

Os pilares que foram enraizados são escola, faculdade e ter uma família. Não, nem sempre. Você pode construir sua vida da maneira que quiser. Você pode viajar o mundo ou pode embarcar numa nova empreitada. Não é regra se relacionar e ter filhos. 

Geralmente, os fakes tendem a mentir e fantasiam uma ilusão e perfeição na qual é muito tentadora. Devido a isso, muitas pessoas se decepcionam com seus pares, já que muitos homens, no começam, dão seu sangue e, na realidade, não são aquilo que transpareciam ser. 

O perigo do amor Virtual

O envolvimento com alguém que não conhece e nunca viu na vida pode ser um tanto perigoso, já que vocês não se conhecem, apenas pela internet. Você pode ser enganado, conhecer um oportunista e isso pode ser muito perigoso. 

Para evitar esse tipo de coisa, devemos praticar autoconhecimento para não cair em ciladas. Inclusive, podemos identificar o que é desconfortável em nós, trabalhar a aceitação e diversos outros traumas. 

O psicólogo ajuda muito nisso. Apesar da sociedade ainda não aceitar muito, o psicólogo te dá uma direção para seus problemas. 

Então, agora você já sabe o que é perfil fake e os riscos que pode correr na internet. Conta sua história aqui pra gente. 😉


Escrito por Douglas T.