Os tipos de grama e as melhores opções para pôr no quintal

Tem algum apaixonado por áreas externas como jardins e quintais? Vem conhecer alguns dos principais tipos de grama para o seu quintal!

Anúncios


Não é preciso ser o maior fã de botânica ou admirador de jardins para saber que a grama é um fator primordial para a beleza de qualquer tipo de espaço externo que não seja cimentado.

Seja no jardim ou no quintal, uma grama bem cuidada faz toda a diferença na decoração do ambiente. 

E você sabia que a grama em si é tão importante que existem até mesmo tipos de gramas que são mais indicadas para determinados locais? 

Para te ajudar a se tornar um(a) expert no tema e deixar o seu quintal ou jardim cada vez mais bonito, resolvemos trazer o material que você está prestes a ler!

A seguir, você vai ficar por dentro dos principais tipos de grama, suas características e seus usos mais comuns!

Anúncios


Fique por dentro para saber quais são as melhores opções para pôr no quintal

Conheça 6 tipos de grama e descubra as melhores opções para o seu quintal

Caso você não seja um profissional da área do paisagismo, muito provavelmente você ainda não sabe disso, mas existem algumas diferenças entre os tipos de grama que podem ser adicionadas no seu quintal ou jardim.

E cada uma delas é indicada para o uso de determinado local. Aqui, vamos te apresentar 6 tipos de grama para você conhecer!

Grama Esmeralda

Os tipos de grama e as melhores opções para pôr no quintal |
Os tipos de grama e as melhores opções para pôr no quintal | Reprodução: Internet

Começando nossa lista de tipos de grama com ela, que pode ser facilmente considerada a queridinha dos brasileiros.

Isso porque a grama Esmeralda é um dos tipos de grama para jardim mais cultivadas. Com folhas fininhas e estreitas, esse tipo de grama é bastante utilizada por um motivo: o seu crescimento mais lento. Isso faz com que a espécie seja de baixa manutenção. 

Outro ponto que merece destaque quando falamos da grama Esmeralda é a relação que ela tem com o sol. Essa espécie é indicada para regiões onde o clima é quente, já que elas adoram o sol e também não precisam de tanta água para se desenvolver como outras espécies de grama.

Grama Esmeralda Imperial

Os tipos de grama e as melhores opções para pôr no quintal
Os tipos de grama e as melhores opções para pôr no quintal | Reprodução: Internet
Anúncios


Já a segunda grama da nossa lista de tipos de grama é uma ‘prima’ da grama Esmeralda. Estamos falando da Esmeralda Imperial. Essa classificação ocorre porque ela é diferente da espécie anterior em alguns fatores, como as folhas mais largas e maiores.

Mas de maneira geral, essa espécie é praticamente igual à espécie anterior. Ela também é resistente à seca, é de baixa manutenção e não precisa de podas tão constantes.

Grama Batatais

Os tipos de grama e as melhores opções para pôr no quintal
Os tipos de grama e as melhores opções para pôr no quintal | Reprodução: Internet

O terceiro item da nossa lista de tipos de gramas é a grama Batatais. E apesar do nome curioso, essa espécie não possui nenhuma relação com batatas ou outros tipos de tubérculos.

Muito conhecida por aqui como grama de pasto ou forquilha, esse tipo de grama também é bastante popular aqui no Brasil

Com suas folhas mais duras e de coloração verde-claro, essa espécie adora um sol. É por isso que é preciso muito sol para que elas possam se desenvolver bem.

Outro ponto forte desse tipo de grama é a sua resistência. Esse tipo de grama resiste bem a fatores como pragas, secas e pisoteio constante de um fluxo de pessoas, fazendo com que a espécie seja uma ótima opção para áreas que são passagem de pessoas e animais.

Grama Coreana ou Grama Japonesa

Os tipos de grama e as melhores opções para por no quintal
Os tipos de grama e as melhores opções para por no quintal | Reprodução: Internet

Outro tipo de grama que é bastante conhecida por aqui é a grama Coreana – ou grama Japonesa, como também é conhecida. 

Com suas características folhas mais estreitas, esse tipo de grama precisa ser cultivada em áreas onde a incidência solar é alta, já que elas amam um solzinho.

Porém é preciso saber que ela não é a melhor opção para locais com grande fluxo de pessoas e animais. 

Isso porque a estrutura folicular desse tipo de grama é bem frágil, tornando essa espécie com pouquíssima resistência aos pisoteios do dia a dia.

Já em relação a manutenção, esse tipo de grama é mais exigente. Além disso, as podas tendem a ser mais frequentes com essa espécie.

Grama Celebration

Os tipos de grama e as melhores opções para pôr no quintal | Reprodução: Internet

Tem algum apaixonado por futebol aí? Vem conhecer a grama Celebration!

Apenas lendo o nome pode ficar difícil fazer uma conexão com os dois temas, mas a grama Celebration é aquele tipo de grama bastante usada em estádios e campos de futebol no Brasil todo!

Entre as principais características dessa grama estão as folhas mais finas, com uma coloração verde azulada, com um rápido crescimento e, o mais importante: resistente ao pisoteio constante Não é a toa que ela é a grama escolhida para os campos! dos jogadores de futebol.

Grama Sintética

Os tipos de grama e as melhores opções para pôr no quintal | Reprodução: Internet

E para finalizar a lista de hoje, temos a grama Sintética. Apesar de não ser necessariamente uma espécie de grama natural, esse tipo vem sendo cada vez mais utilizado como uma alternativa para diversos tipos de ambientes, como escolas, condomínios, playgrounds, centros esportivos e por aí vai. 

Um ponto bastante positivo desse tipo de grama é o baixo custo quando falamos de manutenção. Com a grama sintética, não é preciso se preocupar com questões como podas, irrigação, combate de pragas e por aí vai.

O único porém é que esse tipo de grama não deve ser instalada em locais onde há contato com fogo, já que isso pode acabar danificando a grama.

Conclusão

Agora você já é praticamente um(a) expert em tipos de grama, hein! 

Brincadeiras à parte, para quem tem algum tipo de interesse por essa área e tem vontade de deixar as áreas externas da sua casa ainda mais bonitas com um belo gramado, é essencial entender melhor sobre os tipos de grama presentes no mercado.

Conhecendo melhor os hábitos e características dessas gramas, você conseguirá escolher a planta ideal para o seu caso, fazendo o seu investimento valer a pena! 


Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para conferir também Quais são as plantas que gostam de sol? Conheça 7 espécies!

Escrito por Ivan

Anúncios