Quanto tempo leva para cozinhar um ovo?

Uma dúvida muito presente no dia a dia de quem está começando a cozinhar agora é quanto tempo leva para cozinhar um ovo! Vem saber mais aqui!

Anúncios


Não é necessário ser um chef renomado ou um cozinheiro de mão cheia para saber que o ovo é um dos alimentos mais populares e versáteis da culinária.

Além de ser bastante acessível, ser rápido de fazer e estar presente nos mais diversos tipos de receitas – sejam receitas doces ou salgadas – o ovo também é um daqueles tipos de pratos que são verdadeiros coringas na cozinha.

Isso porque o que não faltam são maneiras de fazer um bom ovo e aproveitar todas as vitaminas que esse prato possui! Pode ser cozido, frito, mexido, com gema mole, com a gema dura e por aí vai!

Mas, ao mesmo tempo que o prato se tornou bastante popular, isso não significa que ele é um prato livre de dúvidas quando estamos falando do seu preparo.

E uma das dúvidas mais presentes – pelo menos entre as pessoas que são iniciantes nessa área e estão se descobrindo agora na cozinha – é em relação ao preparo de uma das formas mais simples de preparar um ovo: o ovo cozido.

Anúncios


Você sabe dizer quanto tempo leva para cozinhar um ovo? Qual será o tempo certo para que esse prato fique do jeitinho que você quer? 

No material de hoje vamos entender um pouco mais sobre o preparo de um prato que pode até parecer ser bem simples – e de certa forma pode-se dizer que é – mas que ainda deixa muita gente em dúvida!

Os benefícios por trás do ovo, um dos alimentos mais populares e acessíveis do mundo

Quanto tempo leva para cozinhar um ovo? | Reprodução: Internet

Não há dúvidas de que o ovo é um dos alimentos mais versáteis e valiosos da nossa culinária. Mas os benefícios do alimento vão muito além dessa versatilidade. E nós vamos te mostrar um pouco mais sobre esses benefícios!

A seguir, você vai ficar por dentro de alguns dos principais benefícios desse alimento.

E você vai ver que, além de ser um ingrediente chave para diversas receitas, é o queridinho de muita gente!

Uma ótima fonte de vitaminas

O ovo pode até ser considerado um alimento simples, mas isso não significa que ele é um alimento ‘pobre’ quando falamos dos valores vitamínicos e nutricionais.

Anúncios


O ovo é uma excelente fonte de vitaminas como a A, D, E e B12. Quem diria que dentro daquela casquinha tão frágil teria tantas vitaminas, né?

Benefícios para o nosso organismo

E além das vantagens proporcionadas pelas vitaminas que citamos no tópico anterior, o ovo também ficou conhecido por ser um alimento que beneficia diversos aspectos da nossa vida.

Aqui, o destaque vai para os benefícios para os nossos olhos, pele, ossos e até mesmo na nossa memória! 

Quanto tempo leva para cozinhar um ovo?

Quanto tempo leva para cozinhar um ovo? | Reprodução: Internet

Para quem já tem um certo domínio na cozinha, essa pode até ser uma daquelas perguntas que parecem bobas. Mas para quem está engatinhando no mundo das panelas, o preparo de um simples ovo cozido pode envolver uma série de dúvidas.

E a principal delas é sobre quanto tempo leva para cozinhar um ovo.

Antes de tudo, temos que adiantar que esse preparo pode variar de acordo com a forma que você gosta do seu ovo cozido.

Caso você seja do time que gosta de um ovo cozido com a gema mole – o famoso ovo mollet – o ideal é que o tempo de cozimento do ovo seja em torno de 4 a 6 minutos.

Se você dispensa um ovo cozido de gema mole e prefere uma gema mais cremosa, o indicado é que o período de cozimento seja de 7 a 9 minutos.

Mas se você é do time da gema dura e prefere o seu ovo cozido com a gema mais firme, o indicado é que você cozinhe o seu ovo por cerca de 10 minutos ou mais.

Independente do tipo de ovo cozido que você gosta, é importante saber quanto tempo leva para cozinhar um ovo para que a sua receita não desande e saia do jeitinho que você planejou do começo ao fim.

Depois de descobrir quanto tempo leva para cozinhar um ovo, vem conhecer algumas dicas no preparo do ovo cozido perfeito!

Se você acha que preparar um ovo cozido consiste apenas em jogar o ovo na panela e aguardar o tempo exigido, saiba que não é bem assim!

Por mais que o preparo de um ovo cozido em si seja relativamente simples e sem grandes obstáculos, é necessário adotar algumas práticas.

Dessa forma, você consegue garantir que o resultado da sua receita seja um ovo perfeito e do jeitinho que você merece!

A principal dessas dicas é em relação a forma como você irá colocar o seu ovo na hora que estiver iniciando o preparo.

Antes de colocá-lo para cozinhar, experimente deixar o ovo – ou os ovos – alguns minutos fora da geladeira. Dessa maneira, você ajudará a evitar um choque térmico, já que o ovo não sairá de uma temperatura bem baixa – dentro da geladeira – para uma muito quente, que é a água fervendo. 

Uma ótima dica para o ovo cozido perfeito é colocar o ovo com delicadeza na panela. Dessa forma, você evita que a casca do ovo acabe trincando.

Para isso, você pode contar com o auxílio de uma colher. Isso garantirá que o ovo não quebre no processo.

E para facilitar o processo de descascar o ovo, uma ótima dica é adicionar uma pitada de sal na água do cozimento. Como a casca é porosa, o ingrediente irá ajudar a clara a coagular mais rápido, facilitando o processo. 

Conclusão

Como deu para perceber, o que não falta no ovo – seja cozido ou não – são benefícios, né? 

Inclusive, aposto que muita gente que está lendo esse conteúdo nem sabia de todos os benefícios que o ovo pode oferecer.

E agora que você já conhece mais sobre esse alimento – inclusive a melhor maneira de preparar esse alimento – aposto que será bem mais fácil preparar um ovo na próxima vez que você for optar pelo prato!

Gostou do conteúdo que preparamos para você hoje? Então acho que você também vai gostar de ler A trufa negra e as principais curiosidades que você não sabia

Escrito por Ivan

Anúncios