Pé de Rambutan: Saiba onde encontrar e como cuidar!

Já conhece o pé de Rambutan? Vem saber mais sobre essa espécie considerada um pouco exótica e como cuidar de um pé de Rambutan em casa.

Anúncios

Hoje conheceremos mais sobre o rambutan que é uma planta que por mais exótica que pareça, pode ser mais comum do que você imagina e você saberá tudo que precisa sobre onde encontrar ela e como cultivar em casa.

Para todas as pessoas que são apaixonadas por plantas, é muito comum estar sempre procurando novas espécies para plantar em seu jardim ou mesmo sobre novos frutos para poder cultivar e ter fruta fresca a uma mãozada da gente, não é mesmo?

E é muito comum que todas essas pessoas se encantem quando veem novas espécies e principalmente espécies que têm belezas tão exóticas que podem trazer um tchan a mais para qualquer ambiente que estiver.

Uma das plantas mais bonitas e exóticas que temos é o pé de Rambutan, que é uma planta extremamente decorativa além de dar frutos que combinam com diversas receitas.

Anúncios

E apesar de ser uma planta com aparência bem exótica, ela é mais comum do que podemos imaginar, mas para pessoas que pensam em ter uma em casa é importante que sigam alguns passos para que a árvore cresça de forma saudável e possa dar bons frutos no futuro.

E é sobre isso que falaremos no texto de hoje. Além de mostrarmos um pouco mais sobre essa planta tão interessante, iremos te mostrar onde você pode encontrar caso tenha interesse em ter uma e também o que você deve fazer para que ela cresça saudável e até uma receita que você pode fazer com o fruto do rambutan.

O que é Rambutan?

Pé de Rambutan: Saiba onde encontrar e como cuidar! | Reprodução: Internet

Pode ser até que você tenha visto um pé de rambutã por aí, mas não sabia qual era o nome ou para que servia essa fruta e como é possível cuidar de uma.

O pé de rambutan é uma planta frutífera que se parece muito com a lichia, desde sua aparência exótica até ao gosto da fruta, mas no caso do rambutan, ele possui mais benefícios para a saúde do que a lichia.

Inclusive é uma das frutas com maior quantidade de antioxidantes e antiinflamatórios, superando quase todas as outras frutas, perdendo apenas para o Romã.

A fruta vem da árvore chamada rambuteira e é original da Malásia e essa árvore pode chegar até 10 metros de altura, com a altura mínima de 6 metros (sendo uma árvore saudável e bem cuidada).

É uma planta que gosta de lugares quentes, então não crescerá saudável em lugares com temperaturas mais baixas, para ser mais exato, é uma árvore que não gosta de temperaturas inferiores à 16º C.

No Brasil, as maiores concentrações de rambutan no Brasil são no Pará e na Bahia, pois são estados que têm altas temperaturas durante todo o ano, mas é possível encontrar em alguns outros estados, principalmente no Nordeste e Norte.

O fruto pode ser chamado de rambutan, rambutã ou rambutão e sua casca é formada por uma penugem vermelha e macia que é facilmente retirada com uma faca e a inspiração para seu nome vem do Malasio e significa “cabeluda”.

Onde podemos encontrar um pé de rambutan?

Por ser uma árvore um tanto quanto comum, o rambutan pode ser encontrado com facilidade em atacadistas que são focados em agropecuária.

Por ter a maior concentração na Bahia e no Pará, a maior parte do envio da planta vem desses estados, principalmente Ituberá e Ilhéus na Bahia e Tomé-Açu no Pará.

É possível encontrar a árvore também no CEAGESP da maioria das cidades, já que é o maior distribuidor de sementes, plantas e flores do Brasil, então é possível ir até o da sua cidade ou da cidade mais próxima ou até mesmo comprar pela internet.

É possível encontrar sementes em toda época do ano, mas é mais comum que encontre nos meses de Novembro à Março, pois são os meses que elas conseguem ter mais prosperidade no cultivo.

Quais são os cuidados necessários para cultivar um pé de rambutan?

E agora que você já sabe como é fácil encontrar sementes de rambutan e quais são os bens que a fruta pode causar, você deve estar se perguntando quais são os cuidados necessários na hora de cultivar e cuidar da árvore e realmente existem alguns cuidados específicos com a mesma e contaremos todos para você agora.

Boa drenagem

Uma das principais coisas que você deve saber se deseja plantar rambutan em sua casa é que ela necessita de uma excelente drenagem e o solo deve ser bem profundo, pois isso ajuda a planta a se enriquecer com com matérias orgânicas, ajudando a mesma a crescer de forma saudável. 

A profundidade adequada é de pelo menos 8 centímetros, chegando a até 10 centímetros e devem ter uma distância de pelo menos de 60 centímetros tanto de frente e verso, quanto para as do lado.

Clima quente

Como falamos ali em cima, o rambutan não é uma planta que gosta de climas frios e sim de climas quentes, então é necessário que você entenda o clima de onde você vive.

Caso você viva em regiões mais frias como o Sul, é importante saber que não irá conseguir muito sucesso, a não ser que sua cidade seja mais quente, então se atente a isso.

Adubagem

A adubagem da planta também é algo importante, é preciso que você faça o adubo a partir de matérias orgânicas e que tenha fertilizante a base de fósforo e então juntar o adubo ao solo para que faça ele responder a semente. 

Colheita

A colheita da planta é feita entre os meses de Março, Agosto e Outubro, então é importante que você plante a árvore em meses mais quentes, mas quando estiver grande o suficiente para dar frutos, serão nesses meses.

Receita com rambutan

Como falamos também, o rambutan tem muitas propriedades ricas em vitaminas, ferro e anti-inflamatórios e você sabia que é possível fazer receitas com ela? É possível até fazer receitas alcoólicas para festa de amigos e resolvemos trazer uma receita de caipirinha de rambutan para vocês.

Ingredientes

½ limão taiti

½ limão rosa

2 colheres de sobremesa de açúcar

4 rambutans

70 ml de cachaça prata

Gelo à gosto

Modo de preparo

Pegue um copo longo e descasque os rambutans, em seguida adicione açúcar e macere bem e em seguida descasque os limões, mas deixe um pouco da casca a mostra, tire o miolo e reserve.

Adicione os limões com a tampa virada para cima e adicione a outra colher de açúcar, depois macete novamente, adicione o gelo e a cachaça e está pronta para servir.

Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite para ler também Árvores com flores amarelas: 6 espécies que você deve conhecer

Escrito por Ivan