Pleomele Variegata: veja 5 curiosidades sobre a planta

Hoje falaremos um pouco mais sobre a planta Pleomele Variegata e as principais curiosidades que envolvem essa planta que é tão única e tão bonita que se destaca seja onde estiver e seja no meio de qualquer outra planta.

Anúncios

Se você é uma pessoa que gosta de plantas e sempre se vê encantado com espécies diferentes e gosta de explorar esse mundo tão vasto que é a natureza, o texto de hoje é para você.

Existem no mundo mais de 350 mil espécies de plantas, ou seja, existem plantas para todos os gostos e todos os tipos de propósito, seja ele decorativo em ambientes externos, internos ou para dar frutos.

E por ser um mundo tão vasto, é muito comum que existam muitas espécies das quais nunca ouvimos falar ou até mesmo já vimos em algum lugar, mas não fazemos ideia do nome ou do que é aquela planta (apenas decorativa, frutífera ou venenosa).

E hoje viemos falar sobre uma planta que pode ser um dos casos que você já viu em algum lugar antes e que por mais que tenha uma beleza única, pode ser mais comum do que imaginamos, mas talvez não saiba o nome ou nenhuma curiosidade sobre ela.

Anúncios

Falaremos sobre a planta Pleomele Variegata, uma planta tropical que é muito utilizada no paisagismo, por conter uma beleza bem diferenciada da maioria e também por ter uma textura tão diferente que é associada ao couro.

Muitos paisagistas veem a planta como uma solução de alta aprovação para ambientes em que falta algo e não existe uma coisa específica para preencher aquele espaço.

E o que faz essa planta tão querida por todos (além da sua textura) é que ao desabrochar ela lembra uma rosa, mas por ter folhas tão diferentes, isso traz um toque muito especial ao seu formato.

No decorrer do texto te contaremos tudo sobre ela, desde como é conhecida até onde pode ser encontrada e também te contaremos 5 curiosidades sobre essa planta tão bela.

O que é a Pleomele Variegata?

Pleomele Variegata: veja 5 curiosidades sobre a planta | Reprodução: Internet

Para você que não conhece a planta pelo nome, ela também pode ser conhecida popularmente por Pau-d’água ou Dracena Malaia, mas seu nome original é pleomele e é uma planta muito única por suas folhas serem diferenciadas.

As folhas tem uma consistência que é muito assemelhada ao couro e elas também são onduladas e laminadas, o que dá aquele toque ainda mais especial na planta e quando todas suas folhas se abrem de uma vez, o formato de uma rosa é formado trazendo ainda mais impacto para ela.

E por ser uma planta muito única, ela também gosta de ter sua própria individualidade, então é importante que você saiba (caso queira ter em casa) que ela deve ser plantada em vasos ou canteiros sozinhas e distante uma das outras para que elas possam crescer de forma plena, se desenvolvendo vigorosamente.

Existem variedades da Pleomele, sendo elas a Pleomele limão, a Pleomele verde, a Pleomele cinza e a mais comum de todas que é a que falaremos hoje: a Pleomele variegata que é a mais usada no paisagismo, pois suas folhas têm faixas amareladas e um centro verde que dá um charme para a planta.

E essa é uma planta que vem de áreas tropicais, então ela foi originalmente encontrada em Madagascar (que você já deve ter ouvido falar devido a uma certa animação de sucesso) e também na Índia e nas Ilhas Maurício.

Essa é uma planta que não consegue sobreviver a ambientes com baixas temperaturas e nem lugares que são mal iluminados, então é necessário que ela seja plantada em uma região quente e que receba o sol pleno todos os dias, preferencialmente.

5 curiosidades sobre a Pleomele Variegata

Você deve estar encantado com essa planta tão única, não é mesmo? E não para por aí, iremos te contar agora 5 curiosidades que fazem dela tão diferente.

Necessitam de solo rico em nutrientes

Apesar de ser uma coisa comum, pois todas as plantas necessitam de nutrientes, algumas precisam de mais do que outras e esse é o caso da Pleomele Variegata.

É recomendado que seja utilizado fertilizantes NPK em proporção 4-14-8 e um calcário que consiga regular a acidez do solo e é importante que o solo seja um misto entre argiloso e arenoso e que tenha uma boa drenagem. Dessa forma ela crescerá de forma próspera.

Curiosidades sobre Pleomele Variegata | Apesar de gostarem de pleno sol, podem ser utilizadas em ambientes internos

Sim, se você leu o texto imaginando que não poderia ter uma planta tão bonita quanto essa na sua sala de estar ou no seu lavabo, está enganado, pois é possível sim ter uma dessa dentro da sua casa ou do seu ambiente de trabalho.

Se for plantada em vasos, você pode colocar a planta em ambientes internos, desde que seja bem iluminado e que você coloque a planta para tomar sol pleno pelo menos uma vez na semana.

Crescimento rápido é sinal de enfraquecimento

Uma das curiosidades mais interessantes dessa planta é que caso a sua esteja crescendo muito rápido (em questões de altura), provavelmente significa que ela está recebendo pouco sol e precisa da luz solar com urgência.

Quando isso acontece é sinal que ela está procurando luz, então sempre observe se ela está precisando de mais sol do que tem recebido.

Curiosidades sobre Pleomele Variegata | Pode atingir até 6 metros de altura

A Pleomele Variegata tem uma altura média de 2 à 3 metros de altura, mas existem casos da planta crescer a até 6 metros de altura quando está em seu habitat natural, ou quando ela encontra um solo que a faça sentir confortável o suficiente.

Água: nem demais e nem de menos

Assim como muitas plantas, a Pleomele Variegata tem um equilíbrio quando o assunto é água, pois ela não consegue sobreviver a falta de água, perdendo a força e envelhecendo suas folhas.

Mas ela também não sobrevive ao excesso de água e pode “morrer afogada”, então é sempre importante que você observe a planta e veja se o solo está secando antes de colocar água novamente e nunca colocar quantidades que encharcam o solo.

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Pé de Rambutan: Saiba onde encontrar e como cuidar!

Escrito por Ivan