Você sabe por que o Dia das Crianças é no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida? Vem saber mais sobre as duas datas e entender se há ou não há alguma conexão entre elas!
Anúncios
Como todo mundo sabe, um feriado de vez em quando é sempre bom, né? Essas datas são ótimas oportunidades para dar aquela quebrada na rotina e descansar um pouco.
Mas e quando dois feriados caem no mesmo dia? Apesar de raros, essas coisas acontecem. E nesse mês de outubro tem uma situação dessas!
Estamos falando do Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida. Apesar de serem bem distintas, ambas as datas – que são comemoradas no dia 12 de outubro – são dois feriados dos mais tradicionais do ano.
Mas será que o fato dessas duas datas tão emblemáticas serem comemoradas no mesmo dia é uma mera coincidência ou isso foi algo planejado? É o que vamos descobrir juntos aqui!
Anúncios
Ao longo do texto, vamos conhecer mais algumas particularidades de cada uma delas e, além disso, entender melhor a história e o motivo – ou os motivos – por trás das datas compartilharem o mesmo dia.
E antes de continuarmos, a gente quer saber qual o seu palpite! Afinal, há uma conexão entre os dois feriados ou o fato deles serem comemorados no mesmo dia é apenas uma grande coincidência?
Como surgiu o Dia das Crianças?
Para entendermos melhor a coincidência por trás das datas, precisamos voltar um pouco no tempo. Vamos voltar quase 100 anos atrás, em 1923.
Em 12 de outubro de 1923, a cidade do Rio de Janeiro estava sediando o Congresso Sul-Americano da Criança.
Naquela época, o Rio de Janeiro foi escolhido como sede para o evento por ser a capital federal do país.
E foi nesse evento com foco na infância que o Dia das Crianças deu os seus primeiros passos.
O responsável por trás desse feito foi um político de Nova Friburgo chamado Galdino do Valle Filho.
Inicialmente, Galdino instituiu a lei no Brasil, criando o dia nacional em comemoração aos pequenos.
Mas, ao notar o impacto do congresso e todas as discussões que a lei criada estava causando, Galdino do Valle Filho – que havia acabado de ser eleito deputado federal – propôs uma lei oficial sobre o dia.
Na época, o presidente da República era Arthur Bernardes, e ele foi o responsável por sancionar o Decreto 4.867, oficializando a data.
E foi em 1924 que o dia 12 de outubro se tornou conhecido oficialmente como o Dia das Crianças no Brasil todo.
Aproveite para ler também Playlist de músicas: como criar e quais são as mais tocadas?
E como surgiu o Dia de Nossa Senhora Aparecida?
Agora que já exploramos um pouco mais a origem e os acontecimentos por trás do famoso Dia das Crianças, chegou a hora de conhecer os fatos que deram origem ao feriado de Nossa Senhora Aparecida.
Só depois de conhecer as origens de ambas as datas que vamos conseguir entender um pouco melhor a conexão entre ambos os feriados.
Caso você não saiba, a santa é considerada a padroeira do nosso país. Mas apesar dessa relação da figura religiosa com o Brasil ser algo que é de conhecimento público desde 1930, não é desde essa época que a data é considerada um feriado. Muito pelo contrário.
Na verdade, Nossa Senhora Aparecida só ‘conquistou’ o seu próprio feriado 50 anos depois, em 1980.
Foi durante uma visita do Papa – que na época era o Papa João Paulo II – ao nosso país que a data foi oficializada.
Na época, a figura mais importante dentro da Igreja Católica foi o responsável por emitir um decreto papal para oficializar o dia da padroeira do Brasil.
E foi João Figueiredo – o presidente da República em exercício na época – que foi o responsável por tornar o dia 12 de outubro um feriado nacional dedicado à Nossa Senhora Aparecida.
Por que o Dia das Crianças é no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida?
Depois de conhecer um pouco mais sobre a história por trás tanto do Dia das Crianças quanto do Dia de Nossa Senhora Aparecida, aposto que você deve estar se perguntando qual a conexão entre as datas e o motivo delas compartilharem o dia 12 de outubro.
Afinal, como pudemos perceber ao longo do texto de hoje, a origem de ambas as datas possui uma distância de tempo considerável – o Dia das Crianças em 1924 e o Dia de Nossa Senhora Aparecida em 1980.
Para a decepção de quem esperava uma conexão mais palpável ou um acontecimento que fosse o responsável por unir as datas, sinto informar que esse compartilhamento de datas não passa de uma coincidência.
Analisando a história e os eventos por trás de ambas as celebrações, não é possível encontrar nenhum tipo de conexão entre elas que justifique a coincidên
Conclusão
E aí? Você já sabia dessa conexão entre as duas datas e os motivos por trás do fato delas serem comemoradas no mesmo dia?
Em muitos casos onde feriados distintos – e que, aparentemente, não possuem nenhum tipo de conexão entre si – acabam caindo no mesmo dia, pode até parecer coincidência.
Mas se pararmos para analisar os principais fatos históricos por trás trás dessas coincidências, iremos perceber que a maioria delas foi pensada previamente para que a data que surgiu depois fosse celebrada juntamente com a primeira.
Além disso, também podemos perceber que conhecer um pouco mais sobre os feriados – tanto os de origem brasileira quanto os que foram ‘importados’ de outros países ou de outras culturas para cá – é uma ótima forma de conhecer um pouco mais a história de diversos ângulos, garantindo que a gente possa aprender mais sobre o passado.
Gostou do conteúdo que preparamos para você hoje? Então acho que você deveria aproveitar para ler também Casamento vs União Estável: Você sabe a diferença?