Você sabe por que os dedos ficam enrugados na água? Já parou para pensar no que causa isso?
Anúncios
Quem aí gosta de aproveitar um final de semana em algum lugar com água?
Pode ser praia, piscina, lago, rio… Tirar um tempo para relaxar com a família, com ou amigos ou até mesmo sozinho em um lugar legal e que tenha pelo menos alguma dessas atrações é um tipo de passeio que é quase uma unanimidade, né?
E é nesse tipo de viagem que as pessoas costumam se dividir em dois grupos bem distintos.
De um lado fica o pessoal que prefere ficar na beira da atração com água em questão – seja na areia da praia ou na beira da piscina – só bebendo e jogando conversa fora, sem se importar tanto com a atração aquática.
Anúncios
E do outro temos aquelas pessoas que são verdadeiros peixes!
Elas amam ficar na água e, na maioria das vezes, são os primeiros a entrar e os últimos a sair!
E se você faz parte do primeiro grupo, sinto muito em informar que o papo de hoje não é com você…
Hoje o tema do nosso conteúdo tem tudo para agradar os fãs de toda e qualquer atração com água!
Os dedos enrugados na água
Com certeza você já passou tanto tempo na água que, na hora de sair, suas mãos e seus pés – incluindo os dedos – estavam completamente enrugados, né?
Apesar desse tipo de situação ser algo mais comum de vivenciar quando somos crianças – e qualquer passeio desse tipo é uma grande festa – dependendo do estilo e personalidade do adulto, isso pode continuar acontecendo.
E eis a pergunta que não quer calar: afinal, por que os dedos ficam enrugados na água?
É o que vamos descobrir aqui hoje! Então se você já se fez essa pergunta em algum momento da sua vida e até hoje não obteve a sua resposta, esse é o seu momento!
Por que os dedos ficam enrugados na água?
Que atire a primeira pedra quem nunca ficou muito tempo na água e quando percebeu estava com as extremidades – mãos e pés – totalmente enrugados!
Apesar de termos mencionado apenas atrações onde há grande volumes de água – mar, piscina, rios e lagos – você também já deve ter percebido que até mesmo um banho de chuveiro um pouco mais demorado que o usual faz com que os nossos dedos fiquem enrugados na hora que saímos.
Mas por que os dedos ficam enrugados na água?
Por muitos e muitos anos, a ideia defendida era de que os dedos enrugam por osmose. A explicação seria que, com o contato direto, a água passaria do ambiente externo para dentro das nossas células, causando o enrugamento.
Mas foi em 1935 que se percebeu algo interessante relacionado a isso.
Estudiosos notaram que pessoas que possuíam algum tipo de dano ao sistema nervoso nas mãos não enrugavam mais os seus dedos.
E em casos onde esses danos eram parciais – não acometendo todos os dedos – os dedos livres de danos enrugavam normalmente.
Ou seja: podemos concluir que o enrugamento dos dedos acontecem como uma resposta do nosso sistema nervoso à exposição prolongada à água.
Outra possível resposta para esse tipo de situação
Além da explicação citada no tópico anterior, outra possível resposta para esse tipo de situação está ligada a nossa pele.
Antes de mais nada, é importante destacar que a nossa pele – que também é considerada o nosso maior órgão – é composta por camadas, sendo a derme a camada mais profunda e a epiderme a camada mais externa.
E é justamente a epiderme que provoca essa tipo de situação pra lá de curiosa.
Para quem não sabe, é na epiderme que se concentram as células mortas. E essas células são extremamente ricas em gordura, além de possuírem uma quantidade considerável de queratina.
Quando ficamos por mais tempo na água, essas substâncias presentes na epiderme acabam se encharcando de água.
E conforme isso acontece, elas vão se desprendendo, causando a reação tão curiosa que é os dedos enrugados.
Depois de quanto tempo os dedos ficam enrugados na água?
Quem já passou por essa situação sabe bem como é: quando você se dá conta, seus dedos já estão enrugados.
Por isso, muita gente ainda tem dúvida em relação ao tempo que demora para que os dedos fiquem enrugados na água.
E por incrível que pareça, a quantidade de tempo que isso demora para acontecer é menor do que se imagina.
Tanto que até mesmo um banho um pouco mais demorado que o normal – ou até mesmo depois de lavar aquela pilha gigantesca de louça do final de semana todo – já é possível começar a notar os dedos enrugando.
Segundo estudos feitos para entender melhor esse tipo de situação, foi possível tirar as seguintes conclusões.
Quando estamos falando do contato com água quente/morna, a estimativa é que depois de cerca de 4 minutos as pontas dos dedos já comecem a enrugar.
Mas em temperaturas mais frias – com aproximadamente 20°C – o processo tende a demorar um pouco mais, aumentando para cerca de 10 minutos.
Mas independente da temperatura da água, a nossa pele precisa ficar aproximadamente 30 minutos em contato direto com a água para que possa alcançar o nível máximo de enrugamento que ela pode chegar nesse tipo de situação.
Ou seja: esse processo costuma ocorrer em questão de minutos.
Conclusão
E aí, qual das duas teorias apresentadas aqui no conteúdo de hoje parece ser a mais correta?
Apesar da segunda explicação ser uma resposta que faz sentido – levando em consideração a estrutura da nossa pele – a primeira explicação que associa esse tipo de situação ao sistema nervoso faz mais sentido, além de possuir o ‘aval’ de cientistas que estudam o comportamento do nosso corpo.
E a primeira resposta também pode ser diretamente associada a um comportamento evolutivo, já que o enrugamento das mãos facilita o manuseio de objetos molhados.
Ou seja: um fato tão simples quanto esse estaria relacionado a forma como evoluímos conforme os anos passaram.
Gostou deste conteúdo? Então talvez você deve aproveita a oportunidade para ler também Rejuvenescimento de pele: veja o que os cientistas descobriram