Quais eram os deuses do Egito e quais eram as suas funções?

Estamos prestes a explorar uma das culturas antigas do mundo! Vem descobrir quais eram os deuses do Egito e quais eram as suas funções!

Anúncios

Uma das culturas mais misteriosas e que geram mais curiosidade entre as pessoas que não estão familiarizadas com ela é, sem dúvida, a cultura do Antigo Egito.

Em meio a todos os costumes e crenças eternizados pelos egípcios, é inegável que criou-se uma aura de mistério em torno dos hábitos adotados por eles e como a sociedade funcionava naquela época.

E entre os temas que mais atraem a curiosidade do público em geral – como as tradicionais pirâmides, as curiosas etapas de um processo de mumificação e os impressionantes sarcófagos onde os mais nobres eram sepultados – um dos que mais chama a atenção é a mitologia egípcia e os deuses que faziam parte dela!

Mas afinal, quais eram os deuses do Egito e quais eram as suas funções? 

Anúncios

É o que vamos descobrir no decorrer do conteúdo de hoje! Aqui, vamos entender um pouco mais como funcionava as crenças adotadas pelos egípcios e o que cada um desses deuses representava para o povo que viveu no Antigo Egito!

Por que havia vários deuses no Antigo Egito?

Como você já deve saber, a crença do povo do Antigo Egito não envolvia apenas um, mas vários deuses.

Mas você sabe por que isso ocorria? 

Isso acontecia porque, diferente do que é praticado pelo cristianismo – que tem apenas Deus como crença, ou seja, monoteísta – o povo egípcio ficou conhecido por praticar o politeísmo.

O politeísmo consiste na crença e/ou adoração a mais de uma divindade. E cada uma dessas entidades possui sua própria individualidade e personalidade.

Ou seja: cada um dos deuses adorados pelo povo do Antigo Egito – e por todas as religiões e culturas que adotam o politeísmo – são conhecidos por governar suas próprias áreas e atividades.

Além da cultura do Antigo Egito, religiões como Hinduísmo, Budismo Taoísmo e algumas religiões tribais africanas também adotam o politeísmo, dividindo suas crenças entre vários deuses e deusas.

Quais eram os deuses do Egito e quais eram as suas funções?

Quais eram os deuses do Egito e quais eram as suas funções?
Quais eram os deuses do Egito e quais eram as suas funções? | Reprodução: Toda Matéria

Depois de entendermos um pouco mais sobre o politeísmo, chegou a hora de entrarmos de cabeça no tema principal do nosso texto de hoje!

A seguir, você vai descobrir quais eram os deuses do Egito – pelo menos os mais importantes para a cultura egípcia – e quais eram as suas funções segundo a crença do povo.

E antes de começarmos, vale lembrar mais uma peculiaridade da religião. Para os egípcios, a representação dos deuses – na maioria das vezes – era feita mesclando características humanas e animais, dando aos deuses aspectos únicos.

Começando a nossa lista de deuses do Egito com Rá, um dos principais deuses da mitologia egípcia

Começando a nossa lista com um dos deuses mais importantes do Egito, temos Rá. Conhecido como Deus Sol, Rá tinha uma posição de destaque no panteão de deuses egípcios.

Durante um determinado momento da história egípcia, Rá foi considerado o deus mais poderoso e criador do Universo.

Representado pela forma de um falcão, a função dele era governar os vivos e os mortos.

Ísis

Se Rá era considerado um dos deuses mais marcantes da mitologia egípcia, Ísis pode ser facilmente eleita a deusa mais importante do Egito.

Ísis – cujo nome significa “deusa do trono” – fazia juz ao seu nome, já que a deusa era considerada a mãe de todos os faraós.

Segundo a mitologia, Ísis era quem auxiliava os mortos a alcançar o tão sonhado pós-vida.

Osíris

Outro deus que merece destaque na nossa lista é Osíris. Segundo a crença dos egípcios, Osíris era o deus responsável por julgar os mortos em seu tribunal.

Além disso, Osíris também era considerado o deus que ensinou os primeiros homens a cuidar do solo e a plantar seus alimentos. E foi exatamente por isso que ele passou a ser considerado o deus inventor da agricultura.

Segundo a mitologia, ele foi morto por seu irmão Set, mas foi ressuscitado por Ísis, sua irmã e esposa.

Amon

Amom também foi considerado deus do Sol e do ar. Segundo a mitologia egípcia, Amon foi um dos deuses mais importantes da história e, assim como Rá, também foi colocado em uma posição de destaque entre os deuses.

Tanto que, em um determinado momento da história do Antigo Egito, ocorreu uma unificação dos cultos de Amon e Rá. Essa união deu origem à divindade Amon-Rá.

Anúbis

Um dos deuses mais conhecidos quando o assunto é a mitologia egípcia no mundo todo, a figura de Anúbis provavelmente é a mais popular entre os deuses do Antigo Egito.

Considerado o deus dos mortos e doentes, Anúbis era considerado o responsável por conduzir as almas após a morte. Filho de Osíris e Néftis – outra deusa que faz parte da mitologia egípcia – Anúbis era representado por seu corpo humano e uma cabeça de chacal. 

Hórus

Considerado o deus dos faraós, dos céus, dos vivos e das famílias, Hórus era a figura responsável pelo nascimento dos dias.

Filho de Ísis e Osíris, Hórus sempre foi representado com a cabeça de falcão e o corpo de homem. 

Seth

Representando o caos, as guerras, a escuridão e a traição, Seth era irmão de Osíris e foi o responsável por assassinar Osíris.

Ainda segundo a mitologia, o assassinato teria acontecido após Seth descobrir que Osíris teria engravidado Néftis, esposa de Seth.

Na mitologia, Seth é representado pelo corpo de homem e a característica cabeça de tamanduá.

Esses são só alguns dos principais deuses do Egito. Além desses, existem diversos outros deuses que eram responsáveis por várias áreas do mundo.

Conclusão

E aí? Você já conhecia esses deuses egípcios e suas funções? 

Vale lembrar que listamos apenas alguns dos principais deuses do Egito, já que a civilização egípcia acreditava em centenas de deuses que, de maneiras diferentes, contribuíam para preservar a harmonia do Universo.

Mas de qualquer forma, com as informações reunidas aqui, deu para explorar um pouco mais essa religião tão curiosa e cheia de nuances. E isso é fascinante!

Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite para ler também Qual a importância do Livro dos Mortos para os egípcios?

Escrito por Ivan