Se eu te perguntasse quais são os tipos de água existentes no mundo, qual seria a sua resposta? Aqui você vai se surpreender!
Anúncios
Todo mundo sabe a importância que a água tem para a manutenção da vida no nosso planeta, né?
Junto com o oxigênio que respiramos, a água é o recurso natural mais importante – e, ao mesmo tempo, mais ameaçado – da atualidade.
Mas apesar da escassez de água ser algo cada vez mais próximo de se tornar uma realidade – inclusive, esse fator já começou a afetar a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo – esse não é necessariamente o tema central do nosso conteúdo de hoje!
Como você já percebeu, nós começamos o texto de hoje com uma pergunta um pouco inusitada: quais são os tipos de água existentes no mundo e quais são as diferenças?
Anúncios
Em um primeiro instante, aposto que o seu instinto te fez responder “água doce e água salgada”, né? E de certa maneira, você não está errado.
Mas apesar de serem importantes para classificar os tipos de água, essas duas classificações são bem gerais. Debaixo do guarda chuva dos tipos de água existem algumas variações que vão além desses dois tipos.
E é justamente sobre o que vamos falar no texto de hoje!
Neste conteúdo vamos entender melhor quais são os tipos de água existentes no mundo e quais as diferenças entre elas!
Quais são os tipos de água existentes no mundo?
Eu aposto que você ficou no mínimo curioso para saber mais sobre quais são esses tipos de água!
Afinal, a Terra não é conhecida como Planeta Água a toa, né? Essa afirmação só reforça a ideia de que existem vários tipos de água e cada uma delas tem a sua devida importância.
Mas, com exceção de quem trabalha ou estuda esses tipos de água, a grande maioria de nós não aprendeu sobre as diferenças que cada tipo de água apresenta.
Mas isso está prestes a mudar! A seguir, nós vamos explorar juntos quais são esses tipos!
Aqui, vamos conhecer mais sobre os seguintes tipos de água:
Entre eles, temos água mineral, água potável, água de fonte, água salobra, água contaminada, água destilada, água salgada, água doce, água poluída, águas residuais domésticas e águas urbanas.
Água mineral
Um dos mais populares tipos de água da nossa lista, a água mineral pode ser definida como o tipo de água que possui características físico-químicas que promovem diversos tipos de benefícios aos seres humanos.
Essas águas costumam ser mais enriquecidas em sais minerais quando comparadas às outras. Além disso, ela também é classificada seguindo alguns critérios, como a sua composição química, fonte e propriedades medicinais.
Na grande maioria dos casos, esse tipo de água é potável.
Água potável, um dos tipos de água mais famosos – e valiosos – do mundo!
Além da água mineral, outra classificação de água que é bastante confundida com o tipo anterior é a água potável. O termo “potável” diz respeito à água que é retirada de fontes naturais e que, devido a sua pureza, é destinada ao consumo de seres humanos e animais.
Mas para que possa se encaixar nesta classificação, a água deve atender alguns pré-requisitos – que muitos de nós aprendemos no período em que estamos na escola.
Para ser considerada esse tipo de água, o líquido deve ser ser incolor (completamente transparente), inodora (sem nenhum tipo de cheiro) e insípida (sem gosto).
Além disso, essa água deve ser estéril (sem a presença de micróbios causadores de doenças) e conter determinados sais minerais naturais.
Conheça outros tipos de água presentes ao redor do mundo
Água de fonte
Outro tipo de fonte que é bem famosa é a água de fonte. Comumente vinda de uma fonte subterrânea, esse tipo de água costuma emergir na superfície.
Devido a sua origem, esse tipo de água pode conter determinadas substâncias minerais e gasosas dissolvidas na sua composição.
E são justamente essas substâncias que determinam o tipo da água, podendo torná-la sulfurosa, alcalina, magnesiana, termal, entre outros tipos.
Água salobra
Outra classificação de água que também é bem conhecida é a água salobra. Esse tipo de água – que na maioria das vezes é imprópria para consumo – costuma ter uma aparência turva e ter uma aparência turva.
Esse tipo de água é comumente encontrada em regiões onde há mangues.
Água destilada
Calma, não é a destilada que você tá pensando!
A água destilada é aquela produzida em laboratório. Feita com o auxílio de um destilador, a principal função desse aparelho é retirar os sais da água para deixá-la pura, sem nenhuma substância dissolvida.
Seu uso costuma ser em laboratórios, na fabricação de determinados medicamentos e até mesmo nas baterias de carros.
Água salgada, um dos tipos de água que está presente no mundo todo
Outra classificação presente no mundo todo é a água salgada. São as águas dos oceanos e mares ao redor do planeta.
Como todo mundo que já foi para uma praia sabe, esse tipo de água contém uma grande proporção de sais, sendo o principal o cloreto de sódio.
Como o consumo não é indicado, alguns países já realizam um processo denominado de dessalinização da água do mar, permitindo que ela se torne própria para o consumo.
Água poluída
A classificação mais triste da lista – e ainda assim uma das mais presentes na nossa sociedade, infelizmente.
É a água que está misturada a algum poluente, tornando-a proibida para consumo, dificultando a existência de vida animal.
Esse tipo de água é comumente associada a rios que passam por grandes centros urbanos. Um exemplo é o famoso Rio Tietê, em São Paulo.
Qual a importância de cada um desses tipos de água existentes no mundo?
Com exceção dos tipos de água que são resultado da ação humana – como as águas poluídas/contaminadas – cada uma delas tem a sua devida importância para o mundo.
Cada um desses tipos de água possuem suas particularidades e, consequentemente, influenciam a sua própria maneira o habitat em que estão inseridas, indo desde o abastecimento de cidades, o nosso consumo e até mesmo para a manutenção da vida animal e microscópica que vivem nelas.
Conclusão
Com o perdão do trocadilho, ressaltar a importância da água é chover no molhado. Todo mundo sabe o quanto esse recurso natural é essencial para a nossa vida.
Por isso, é nosso dever – desde nós até as grandes empresas e multinacionais do mundo todo – cuidar de um bem tão precioso e mantê-lo pelo máximo de tempo possível.
E isso inclui não poluir e nem desperdiçar esse líquido tão precioso! As futuras gerações – e o planeta – agradecem!
Gostou deste conteúdo? Então aproveite para ler também O que eu faço com a casca do limão? Veja como aproveitar