Tudo sobre a praia brilhante em Maldivas, a Vaadhoo

Se eu te falasse que existe uma praia brilhante que, apesar de parecer cenário de um filme do espaço sideral, está localizada aqui no nosso planeta? 

Anúncios

A praia que vamos conhecer hoje fica nas Maldivas e se chama Vaadhoo, mas também é conhecida popularmente como praia brilhante.

Mas qual será o motivo desse apelido? E por que será que a praia em si brilha? Foi pensando nisso que criamos esse conteúdo de hoje.

Ao longo do texto, você vai saber mais sobre Vaadhoo, entender melhor como ela funciona e ficar por dentro de tudo sobre um dos principais pontos turísticos das Maldivas atualmente.

Onde ficam as Maldivas?

Um dos destinos mais badalados dos últimos anos, as Maldivas vem ganhando cada vez mais espaço na mídia.

Anúncios

Cada vez mais, famosos e influencers do mundo todo voltam seus olhos para esse verdadeiro paraíso. 

Mas você sabe ao certo onde fica esse destino paradisíaco?

As ilhas Maldivas se encontram no Oceano Índico – mais precisamente ao sul da Ásia e ao sudoeste de países como Sri Lanka e da Índia. 

Composto por quase 1.200 ilhas, o que não falta é lugar para visitar e conhecer essa experiência. 

Com tantas opções de passeios disponíveis, as Ilhas Maldivas é um daqueles destinos que combinam com qualquer tipo de viagem.

É o destino perfeito para viajar com a família, com os amigos, com a pessoa amada ou até mesmo sozinho. Por que não?

Independente da sua companhia e do objetivo da sua viagem, com certeza você irá encontrar uma hospedagem perfeita e irá conhecer paisagens de tirar o fôlego.

Conheça Vaadhoo, a praia brilhante

Tudo sobre a praia brilhante em Maldivas, a Vaadhoo | Reprodução: Internet

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as Ilhas Maldivas e sobre a sua localização, vamos falar sobre a estrela principal do nosso conteúdo de hoje: Vaadhoo, a praia brilhante.

Mas antes de mais nada, deixa eu te fazer uma pergunta: você já assistiu o filme Avatar?

Lançado em 2009, o longa de ficção científica retrata a descoberta de Pandora, um planeta exuberante e com paisagens belíssimas e de tirar o fôlego. 

E, ao ver Vaadhoo, a praia brilhante de perto, você terá a sensação de que foi transportado para um planeta tipo Pandora.

Além das paisagens que deixam qualquer um encantado, uma das ilhas nas Maldivas possui uma particularidade que chama bastante a atenção dos turistas.

Em Vaadhoo, o espetáculo de beleza das Ilhas Maldivas não acaba ao anoitecer. Muito pelo contrário.

Isso porque, com o anoitecer, as ondas do mar fazem com que a areia fique cheia de pontos luminosos, como se fosse um céu cheio de estrelas.

Não é à toa que a ilha também é conhecida como o “mar de estrelas” de Vaadhoo.

E a simples incidência desse fenômeno já é o suficiente para atrair turistas de todo o mundo, curiosos para ver de perto esse acontecimento.

Afinal, todos querem presenciar uma atmosfera tão mágica e especial como essa! Sem dúvidas, isso parece uma experiência de outro mundo!

Mas qual será a causa desse fenômeno tão curioso? Será que ele ocorre em outros pontos do nosso planeta ou é uma exclusividade do arquipélago asiático? 

Nos próximos tópicos você irá saber mais sobre esses pontos!

Por que Vaadhoo se torna uma praia brilhante durante a noite?

E a pergunta que não quer calar é: qual a causa de Vaadhoo se tornar uma praia brilhante durante a noite?

Por mais que pareça uma verdadeira experiência de outro mundo, a explicação sobre o fenômeno em si é relativamente simples.

Esse fenômeno da praia brilhante ocorre devido a bioluminescência. 

A presença de alguns organismos que possuem bioluminescência em sua estrutura.

Nesse caso, esse fenômeno ocorre por conta da presença de fitoplâncton – um conjunto de muitos microrganismos.

Ao entrar em contato com o oxigênio, emitem essa “luz neon” – que é produzida por uma proteína chamada “luciferase” – que é possível ser vista durante a noite.

E quando eles já estão na areia da praia, as ondas fazem o trabalho de espalhar esses plânctons, tornando o espetáculo de luzes ainda mais bonito!

Ah, e se você resolver apreciar mais de perto esse show da natureza e caminhar na areia da praia durante esse espetáculo, suas pegadas perto da água também se tornarão luminosas, dando um efeito divertido aos seus rastros da beira do mar.

Por que esses plânctons emitem essas luzes?

Por mais que, para nós humanos, esse tipo de acontecimento tenha se tornado algo tão espetacular e que atrai a atenção de turistas do mundo todo, a função dessas “luzes” é bem diferente na natureza.

Essas luzes emitidas pelos plânctons funcionam como uma espécie de arma de defesa contra os seus predadores.

Dessa forma, ele consegue tentar sobreviver ao utilizar esse tipo de mecanismo de defesa.

Ao brilhar perante o seu predador, o plâncton tenta parecer maior do que realmente é ou até mesmo parecer tóxico.

Esse tipo de comportamento ajuda a assustar os predadores em potencial.

Além disso, essa luminescência também é utilizada para que os membros da mesma espécie consigam se ‘comunicar’ entre si e, assim, atrair presas menores.

Ou seja: por mais que o show de luzes pareça ser algo mágico, o seu significado vai muito além desse aspecto místico que os seres humanos atribuem a ele.

Esse tipo de fenômeno também ocorre em outros lugares do mundo?

Por mais que pareça algo realmente único, saiba que esse tipo de fenômeno da praia brilhante não é uma exclusividade das Ilhas Maldivas.

Ao redor do mundo, existem diversos lugares onde é possível presenciar esse fenômeno da natureza.

Entre alguns locais onde é possível observar as praias brilhantes, estão: Krabi, na Tailândia; Mission Bay, EUA, Holbox, México, Baía Mosquito, em Porto Rico e Glistening Waters, na Jamaica.

Ou seja: como deu para perceber, não é necessário gastar rios de dinheiro para viajar e conhecer lugares onde ocorre esse fenômeno.

Em Porto Rico – um país não tão distante do Brasil – também é possível testemunhar esse verdadeiro espetáculo da natureza.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Google Flights – saiba como usar e como achar voos mais baratos

Escrito por Ivan