Eu tenho quase certeza que você já deve ter ouvido falar, mas você sabe para que serve o ácido hialurônico?
Anúncios
Nos últimos anos, o nome desse elemento químico vem se popularizando cada vez mais e se tornando uma opção cada vez mais acessível.
Mas será que você sabe o que é o ácido hialurônico e para que esse elemento químico funciona?
No conteúdo de hoje, nós vamos explorar um pouco mais sobre o ácido hialurônico e entender melhor quais as utilidades desse elemento.
O que é o ácido hialurônico?
Muitos não sabem, mas o ácido hialurônico é uma substância que também é produzida pelo nosso corpo.
Anúncios
Essa substância é conhecida por suas propriedades hidratantes e que estimulam a produção de colágeno pelo nosso corpo.
Mas, assim como quase tudo no corpo humano, com o passar do tempo, essa produção começa a sofrer alterações.
Conforme vamos envelhecendo, a produção de ácido hialurônico pelo nosso corpo acaba diminuindo.
Por isso, muitas vezes é necessário realizar a reposição desse elemento. E esse tratamento de reposição pode ser feito através de aplicações – que podem ser tópicas ou injetáveis.
Para que serve o ácido hialurônico?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse elemento, chegou a hora de falarmos um pouco mais sobre para que o ácido hialurônico serve.
Como mencionado no tópico anterior, o ácido hialurônico produzido naturalmente pelo nosso corpo tem um papel fundamental na produção de colágeno.
Por isso, esse elemento também é bastante utilizado para ajudar na redução de eventuais rugas e linhas de expressão.
Além disso, a utilização do ácido hialurônico para o rosto auxilia diretamente na sustentação e na hidratação da pele.
O seu uso ajuda a evitar efeitos como: flacidez, sinais e linhas de expressão que possam vir a incomodar o paciente.
Ao usar o ácido hialurônico – que age preenchendo os espaços entre as células – a pele adquire uma aparência mais hidratada e com um ar de revitalizada.
Outro uso bem popular para o ácido hialurônico é durante as chamadas harmonizações faciais.
Nesse procedimento, o ácido hialurônico serve para ajudar a dar novas proporções para o rosto do paciente, alterando partes como nariz, olheiras e até o maxilar.
E o melhor é que, apesar dessa reposição ser feita clinicamente, não há o risco de ocorrer rejeição do elemento pelo nosso corpo – já que o ácido hialurônico também é produzido naturalmente por nós.
Ou seja: é um tratamento que é totalmente seguro e não oferece riscos para a nossa saúde.
Isso talvez seja o principal motivo do uso do ácido hialurônico ter se popularizado tanto com o passar dos últimos anos.
Benefícios do uso do ácido hialurônico
Agora, que tal conhecermos um pouco mais sobre os principais benefícios do uso do ácido hialurônico?
A seguir, listamos alguns dos principais pontos positivos sobre o uso da substância!
Ajuda a combater as rugas e linhas de expressão do rosto
Se tem duas coisas que podem incomodar bastante conforme a idade vai avançando, essas coisas são rugas e linhas de expressão do nosso rosto.
Como o ácido hialurônico é um dos principais responsáveis pela firmeza e preenchimento da nossa pele, a diminuição da produção dessa substância e do colágeno pelo nosso organismo possui um efeito direto na nossa pele.
E essa consequência é o envelhecimento natural da nossa pele e, consequentemente, o surgimento de rugas e linhas de expressão.
Para repor as substâncias perdidas e auxiliar no combate a esses fatores, o ácido hialurônico pode ser utilizado de duas formas.
É possível usar produtos cosméticos – como cremes e máscaras – ou até mesmo através das aplicações.
Essas aplicações, apesar de serem minimamente invasivas, ajudam a suavizar os sinais da idade.
Auxilia no processo de hidratação das células
Por mais que o benefício mais falado do ácido hialurônico seja a sua atuação de combate aos sinais de envelhecimento, esse não é o principal deles.
O ácido hialurônico tem um papel importantíssimo na hidratação das células.
Como é um elemento com um alto poder de absorção e retenção de água, estima-se que o ácido hialurônico é capaz de reter até mil vezes o seu próprio peso.
Dessa forma, o ácido hialurônico contribui diretamente para a hidratação da pele. E isso tem efeito direto nela, deixando-a com uma aparência mais saudável, radiante e viçosa.
Ajuda a diminuir os efeitos e sinais de envelhecimento da pele
Como já mencionado aqui no texto, a produção natural de ácido hialurônico do nosso corpo começa a diminuir bastante com o passar do tempo.
Mas não pense que essa diminuição ocorre apenas conforme nos aproximamos da terceira idade. Muito pelo contrário.
Essa diminuição do ácido hialurônico pelo nosso corpo já começa a ocorrer – mesmo que de maneira bem gradativa – a partir dos 25 anos.
É a partir dessa idade que os primeiros efeitos e sinais de envelhecimento da pele começam a aparecer – mesmo que de forma bem devagar.
Por isso, para quem quer iniciar o combate às rugas o mais rápido possível, optar por buscar um tratamento com ácido hialurônico pode ser a melhor alternativa.
Cuidados que vão além do uso do ácido hialurônico
Por mais que os efeitos do envelhecimento e da diminuição da produção de ácido hialurônico e colágeno sejam visíveis com o passar do tempo, essas estão longe de serem as únicas ameaças para a sua pele.
Esses efeitos são as consequências internas que temos que enfrentar conforme envelhecemos.
Mas existe uma série de fatores externos que contribuem negativamente para a qualidade da nossa pele.
Entre eles, estão: a exposição frequente ao sol sem o uso dos protetores solares corretos, má alimentação, não beber uma boa quantidade de água diariamente e abusar de substâncias como cigarro e álcool.
Por isso, é importante ressaltar que o ácido hialurônico é uma ótima alternativa para quem busca minimizar os efeitos da idade.
Mas com certeza ele terá um efeito ainda melhor se você der aquela forcinha e aprender a cuidar melhor da sua própria pele.
É necessário que você também faça a sua parte e, caso tenha esses hábitos, busque mudá-los. A sua pele vai te agradecer!
Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Protetor solar: Qual a medida certa para aplicar na pele?