Será que você sabe como cuidar de babosa em vaso?
Uma das plantas mais versáteis e vantajosas para se ter em casa é, sem dúvida, a babosa!
Com suas várias utilidades – que falaremos sobre mais pra frente – a planta é bastante buscada por quem quer iniciar um jardim em casa e investir nessa planta.
Mas, apesar de ser uma planta relativamente fácil de plantar, a babosa também exige certos cuidados.
E é sobre essas dicas que nós vamos falar aqui!
Ao longo do texto, você vai conhecer mais sobre a babosa, sobre suas propriedades e utilidades e também conhecerá dicas infalíveis sobre como cuidar de babosa em vaso!
Então já prepare todos os apetrechos de jardinagem que hoje vamos colocar a mão na massa!
Conheça mais sobre a babosa
Se fôssemos elencar as plantas mais populares de todo o Brasil, temos certeza que a babosa iria figurar no top 10!
Bastante conhecida em todo o país, a babosa é uma daquelas plantas que todo mundo já teve algum tipo de contato, mesmo que de forma rápida.
De origem africana, a babosa – que também é conhecida como aloe vera – pertence à família das suculentas.
Do gênero Aloe, a planta é conhecida por crescer em locais com climas tropicais ao redor do mundo.
E apesar de poder crescer sem maiores problemas pela natureza, a babosa também é uma planta que dá para criar tanto no jardim quanto dentro de casa, em vasos.
Mais pra frente você vai conhecer algumas dicas infalíveis sobre como cuidar de babosa em vaso.
E é importante ressaltar que o conhecimento em torno das propriedades medicinais não é de agora. Muito pelo contrário.
As propriedades medicinais da babosa são milenares!
A tradição de usar a babosa por suas propriedades se tornou uma verdadeira tradição entre diversos povos, sendo passada de geração para geração.
E, assim, caiu na sabedoria popular.
Quais são as principais propriedades da babosa?
Se existe uma planta que pode ser considerada uma das rainhas das propriedades, a babosa é uma forte candidata a conquistar esse posto.
Apesar de muitas plantas possuírem seus benefícios e propriedades, são poucas as plantas presentes na natureza que possuem tantas propriedades benéficas como a babosa.
Para que você possa ter uma ideia do poder que a babosa possui, dá só uma olhada em algumas das suas principais propriedades.
A babosa é uma planta que é rica em magnésio, potássio, vitamina C e iodo, por exemplo.
Além dessas substâncias super benéficas, estudos também comprovaram que a babosa também possui propriedades ativas regeneradoras e anti-inflamatórias como a aloína, glucomanano e traquinona.
Outra propriedade conhecida da planta é exclusiva da sua seiva. Ela possui substâncias antifúngicas poderosíssimas. Isso faz com que a sua seiva seja capaz de tratar condições como caspa, seborreia, micoses de unha e muitas outras.
Quais são as principais utilidades da babosa?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as propriedades da babosa, chegou a hora de falarmos sobre as principais utilidades da planta.
Afinal, uma planta com tantas vantagens como essa obviamente seria aplicada na nossa rotina de diversas formas.
Entre os cuidados com a beleza, a babosa também se destaca.
Tanto que, hoje em dia, existem centenas de marcas que utilizam a babosa como base para seus produtos – que vão desde shampoos e condicionadores até cremes faciais e hidratantes labiais.
Entre os benefícios para a pele, estão: ajuda a combater manchas, inflamações, queimaduras, acnes e até mesmo o envelhecimento.
Para os cabelos, a babosa ajuda na hidratação dos fios e também a combater desde quedas de cabelo até a presença de fatores incômodos, como caspa e oleosidade.
E nos lábios, os produtos com babosa na sua composição auxiliam em casos de lábios rachados ou ressecados.
Aproveite para ler também 👉 Como cuidar de orquídeas compradas no mercado?
Tem como cuidar de babosa em vaso?
Ficou interessado nas propriedades da babosa e quer investir nessa planta, mas não possui um jardim à sua disposição? Não tem problema!
Apesar de ser bastante comum em ambientes externos, a babosa também pode ser cultivada em vasos dentro de casa!
E isso é bastante fácil se você souber como cuidar de babosa em vaso!
4 dicas infalíveis sobre como cuidar de babosa em vaso
Agora chegamos ao ponto principal do nosso conteúdo! Depois de conhecer mais sobre a babosa, reunimos 4 dicas sobre como cuidar de babosa em vaso!
Preste atenção ao processo de rega é uma parte importante quando o assunto é como cuidar de babosa em vaso
Lembra que mencionamos lá no começo do texto que a babosa é considerada uma espécie de suculenta? Pois bem!
Isso quer dizer que ela não se dá bem com solos muito encharcados. Isso pode prejudicar bastante o desenvolvimento da sua babosa.
Por isso, o indicado é regar a planta de uma a duas vezes por semana e, de preferência, regar pulverizando sobre a planta.
Dê a devida atenção para a luminosidade
A babosa é uma planta que gosta bastante do sol! Por isso, o indicado é que a planta seja cultivada em locais onde há bastante luz solar ou pelo menos meia-sombra.
Mas caso a sua babosa esteja dentro de casa, não tem problema. Nesse caso, o indicado é que você escolha um local que receba bastante luz natural por dia.
O cuidado com a adubagem
Para que não haja riscos de acumular água no vaso e apodrecer a raiz da sua planta, é necessário pensar bem no solo em que a babosa está.
A planta requer um solo bem drenado.
O recomendado é investir em uma mistura de 50% de areia média e 50% de terra orgânica adubada.
Nas lojas especializadas, é possível encontrar produtos específicos para cactos e suculentas que podem te ajudar nessa missão!
Escolha bem o vaso e realize podas
Quando o assunto é como cuidar de babosa em vaso, o vaso em si é primordial. Por isso, invista em um vaso amplo para que as raízes possam crescer bem.
E para que sua planta permaneça sempre linda, realize a poda de folhas doentes ou danificadas.
Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Pragas no jardim: conheça receitas caseiras e acabe com isso agora