Quer aprender a lidar com as pragas no jardim da melhor forma possível?
Anúncios
Um dos principais desafios para quem quer manter o seu jardim sempre lindo e bem cuidado é a presença das temidas pragas.
Presentes em todo o mundo, essas pragas no jardim acabam colocando em risco todas as plantas do local, podendo colocar a perder todo o tempo, esforço e investimento que o dono do jardim teve.
Mas e se a gente te falasse que existem algumas receitas caseiras contra pragas no jardim que irão te ajudar a manter essas ameaças bem longe do seu jardim?
É exatamente sobre isso que vamos falar nesse conteúdo!
Anúncios
Ao longo do texto, você vai conhecer algumas receitas caseiras que são rápidas, simples e fáceis de fazer para quem quer manter o seu jardim sempre seguro e livre da ação dessas pragas tão temidas!
O que são as pragas de jardim?
Antes de falarmos sobre as receitas caseiras contra pragas no jardim, que tal falarmos um pouco sobre o que são essas visitantes indesejadas para contextualizar quem ainda não está tão inserido no mundo da jardinagem.
As pragas de jardim são os diversos tipos de insetos e parasitas que podem ser atraídos para o seu jardim ou horta.
A ação desses tipos de invasores geralmente começam de maneira silenciosa e sem grandes sinais. É isso que é o grande perigo.
Em jardins onde o proprietário ainda não possui um olhar treinado, a ação dessas pragas de jardim pode colocar em risco a saúde do espaço e das plantas que vivem ali.
Isso porque, além de deixar as suas plantas com um aspecto nada agradável, dependendo da intensidade ação dessas pragas no jardim, algumas plantas podem chegar até mesmo a morrer durante esse processo.
Ou seja: ter o cuidado necessário para combater essas pragas no jardim é coisa séria.
Tipos mais comuns de pragas no jardim
Agora que já estamos na mesma página em relação a o que são as pragas de jardim, chegou a hora de falarmos sobre outro assunto muito importante: os tipos mais comuns de pragas no jardim.
Assim como existem centenas e centenas de tipos de plantas, também existem diversos tipos de pragas nos jardins pelo mundo afora.
E como cada tipo possui suas preferências em relação a fatores como condições de ambiente e temperatura, as pregas presentes em países como o Brasil – que possui um clima mais tropical – são diferentes das que podem acometer países da Europa, por exemplo, que possui um clima mais frio.
Como a dica de hoje é especial para os nossos leitores brasileiros, vamos falar sobre alguns dos tipos mais comuns de pragas no jardim.
Dessa forma, você conseguirá ficar mais atento quanto aos sinais da presença desses seres tão inconvenientes.
Ácaros
Começando com um dos mais ameaçadores e, ao mesmo tempo, difíceis de notar.
Além de ser um dos inimigos mortais para quem sofre com alergias respiratórias – como rinite, sinusite, asma e bronquite – os ácaros também podem ser ameaças nocivas para os jardins do mundo afora.
Pequenos e difíceis de notar, a presença desse tipo de praga pode ser percebida quando as folhas da planta apresentam uma coloração amarelada e um aspecto mais seco.
Cochonilhas
Outra das pragas no jardim que são mais comuns do que se imagina são as cochonilhas.
Conhecida por sua coloração branca, esse tipo de praga ataca as folhas. E o resultado é a formação de manchas de cor clara e até mesmo o enfraquecimento da planta em si.
Além disso, ao controlar a presença das temidas cochonilhas, você estará evitando a presença de formigas, que costumam ser atraídas pela presença dessa praga.
Nematoides
Esse talvez seja a praga mais difícil de identificar na nossa lista.
Conhecidos por atacar diretamente as raízes da planta em questão, os nematóides sugam os nutrientes que planta receberia desde a sua base.
E o resultado da ação desta praga é a planta começa a apresentar folhas mais fracas e de tons amarronzados.
Lesmas
Para fechar a nossa lista de tipos mais comuns de pragas no jardim, temos as lesmas!
Apesar de não parecer uma ameaça tão grande assim, as lesmas podem ser extremamente letais para a saúde do seu jardim ou horta.
Mesmo sendo lentas, elas possuem a capacidade de estragar todo um jardim em poucos dicas caso não seja devidamente controlada.
O lado positivo é que, dentre os tipos mais comuns, as lesmas são as pragas mais fáceis de identificar no jardim.
Para isso, é só reparar se as folhas do seu jardim ou horta amanhecem comidas. Caso isso aconteça na sua casa, pode ser que você esteja lidando com lesmas
Aproveite para ler também 👉 Como cuidar de orquídeas compradas no mercado?
Receitas caseiras contra pragas no jardim
Agora que você já é quase um expert quando o assunto é pragas no jardim, chegamos ao que realmente interessa!
A seguir, você irá conferir algumas receitas caseiras que te ajudarão a manter o local livre de pragas.
Spray de alho
Quem diria que o alho também seria uma ótima opção para quem quer se livrar da ação desses visitantes indesejados de maneira caseira, né?
Nessa receita, a dica é fazer uma espécie de ‘purê’ com 12 a 15 dentes de alhos. Em seguida, você vai adicionar 1 litro de água.
Depois é só filtrar com o auxílio de uma gaze, colocar em um borrifador e pulverizar essa mistura em suas plantas por alguns dias.
Isso deve ajudar a afastar a presença de pragas e insetos.
Sabonete Inseticida
Outra receita que pode te ajudar bastante nessa luta é a de sabonete inseticida caseiro.
Para obter esse sabonete, a receita é fácil! Primeiro, você deverá ralar 50g de sabão de coco. Em seguida, dissolva o sabão em 5 litros de água.
Depois é só aplicar nas plantas com o auxílio de um pulverizador.
Nessa dica, é importante se atentar aos efeitos que o sabão pode causar na planta. Por isso, borrife a mistura em uma folha e observe o resultado antes de usar na ponta toda.
Óleo de Neem
A terceira e última receita caseira de hoje usa o óleo de neem como ingrediente principal.
Esse óleo – que pode ser facilmente adquirido em lojas de produtos naturais – deve ser misturado com água ou hidrolato de citronela e em seguida borrifado nas plantas que você quer proteger das pragas no jardim!
Colocando essas receitas em prática, o seu jardim tem tudo para ficar mais protegido e livre de pragas!
Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Como cuidar do jardim no outono