Já imaginou apostar em uma decoração vintage para dar aquele toque extra na sua casa e transformar os ambientes em verdadeiras atrações? Vem saber mais como fazer isso!
Anúncios
Quando o assunto é decoração, um estilo mais vintage vem se destacando cada vez mais no mundo todo.
Além de ser uma ótima forma de transformar a sua casa através de itens decorativos diferenciados e que fogem do convencional que a maioria de nós está acostumada, esse tipo de decoração ainda ajuda a dar mais personalidade para a sua casa.
Mas será que investir em uma decoração vintage é algo tão fácil assim? E falando na questão financeira? Será que esse tipo de decoração pode pesar no bolso?
Essas e outras questões sobre esse estilo de decoração serão respondidas no conteúdo de hoje!
Anúncios
No decorrer do texto, nós vamos explorar melhor esse estilo de decoração.
Além disso, também vamos te mostrar os principais passos para quem quer aderir a uma decoração mais vintage e deixar a sua casa ainda mais bonita e estilosa!
O que é um estilo vintage?
Para quem já ouviu falar mas não sabe ao certo qual é a origem desse estilo, a gente te explica!
O estilo vintage é associado a coisas que são mais clássicas e revisitam algo mais antigo e, ainda assim, bonito.
Historicamente falando, esse movimento surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Esse estilo surgiu justamente por causa das dificuldades que o durante e o pós-guerra trouxeram para a população.
Isso fez com que as peças feitas à mão passassem a ser mais valorizados, e móveis e objetos antigos também pegaram carona nesse movimento, ajudando a criar o conceito de que quanto mais antigo, melhor.
E, hoje em dia, o conceito remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950, 1960, 1970 e 1980 e se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas.
Optar por uma decoração vintage é algo fácil?
Essa é uma questão que depende bastante. Isso depende bastante de quais são seus planos para essa decoração.
Se os seus planos incluem expandir esse tipo de decoração para a casa toda, muito provavelmente você vai gastar um pouco mais, já que serão necessários mais itens decorativos.
Mas para quem não quer gastar tanto, existem duas alternativas: você pode concentrar a sua decoração em um só cômodo – como a sua sala de estar ou seu quarto, por exemplo – e criar um ambiente todo vintage ou pode adicionar alguns elementos em todos os cômodos.
Dessa maneira, por mais que a sua casa não ganhe um tom 100% vintage, quem for te visitar conseguirá perceber todos os elementos e como eles conversam de maneira geral.
Mas com o empenho certo – e seguindo os 5 passos que listamos no próximo tópico – essa tarefa pode ser bem mais fácil do que você imagina.
5 passos sobre como fazer uma decoração vintage
Busque inspirações
Para um projeto como esse, a inspiração é fundamental. É através da pesquisa de projetos que usam o vintage como principal inspiração.
E além de te dar novas ideias e permitir que você conheça melhor o estilo, você também descobre práticas para se fazer e também para evitar durante a execução.
Planejamento
Depois de obter todas as inspirações, chegou a hora do planejamento. Nessa etapa, você pode organizar quais serão os passos dessa mudança de decoração.
Por exemplo: você vai fazer a casa toda de uma vez? Apenas um cômodo? Um pouco de cada?
Essa é a hora que você vai definir esse planejamento.
Saiba onde comprar
Chegamos até a etapa que muita gente gosta: a de comprar aos itens da sua decoração vintage! E nessa hora, saber pesquisar bem onde você vai comprar faz toda a diferença!
Muita gente gosta de recorrer ao e-commerces que se popularizaram nos últimos anos – como Shopee e Shein – justamente pelo preço e, se você souber buscar bem, você pode encontrar muitas coisas de ótima qualidade e que são bem baratas.
Agora caso você não queira recorrer a essas lojas, você sempre pode buscar em brechós e lugares do tipo, já que o objetivo é comprar itens que são antigos sem ter o aspecto de velhos.
Saiba decorar com bom senso
Com a decoração em mãos, chegou a hora de instalar os seus itens.
E nesse momento, o ideia é você decorar com moderação. Afinal ninguém quer uma casa com um aspecto de coisas entulhadas, né?
Portanto saiba equilibrar bem os itens para que tudo fique harmônico e conversando entre si.
Priorize a manutenção da limpeza
E como todo item de decoração, não é só colocar lá e pronto. Muito pelo contrário!
Para que esses itens continuem atendendo a função que você quer – que é manter a sua casa mais bonita e estilosa – não esqueça de dar uma atenção extra no hora da limpeza.
Afinal ninguém merece uma decoração toda empoeirada, né?
Exemplos de decoração vintage
Agora que já exploramos um pouco mais esse estilo de decoração e os principais passos que alguém que quer aderir a esse tipo de decoração deve seguir, chegou a hora de conhecer alguns exemplos de decoração vintage para a sua casa!
A seguir, separamos alguns modelos para você conhecer e, quem sabe, até se inspirar para replicar essa decoração na sua casa!
Inspiração para a sua sala
Inspiração para a sua cozinha
Inspiração para o seu quarto
Conclusão
Como deu para perceber, investir em uma decoração vintage pode não ser uma missão das mais fáceis mas também está longe de ser um bicho de sete cabeças.
E agora que já mostramos os principais passos para quem quer investir em uma decoração vintage, você já tem o conhecimento de uma boa parte desse projeto.
Agora é com você! Com um bom planejamento, muita pesquisa e força de vontade, a sua decoração vintage pode estar mais perto do que você imagina!
Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite para ler também Como decorar kitnet pequena gastando pouco: conheça 5 ideias