A maior favela do Brasil e os 5 segredos revelados

Se eu te perguntasse qual é e onde fica a maior favela do Brasil, qual seria o seu palpite? Vem descobrir os principais segredos desse lugar!

Anúncios


Que o mundo em si é um lugar cheio de desigualdade, todo mundo sabe, né?

Devido a uma série de fatores – que nem caberiam no texto de hoje – nem todo mundo tem acesso às mesmas oportunidades na vida. E isso faz com que o abismo social que separa as classes mais ricas das mais pobres só aumenta.

A prova disso é a quantidade de favelas que existem no nosso país e no mundo. A maioria das pessoas que vivem nesses lugares não tiveram muitas oportunidades na vida, o que fez com que elas fossem viver nessas comunidades.

Mas será que você sabe qual é a maior favela do Brasil e onde ela fica? É o que vamos descobrir ao longo do texto de hoje!

Além de entender um pouco mais sobre a formação dessa comunidade, nós vamos explorar alguns dos principais segredos sobre a maior favela do Brasil!

Qual é a maior favela do Brasil?

A maior favela do Brasil e os 5 segredos revelados | Reprodução: O Globo
Anúncios


Se eu pedisse para você dar um palpite sobre qual é a maior favela do Brasil, qual você chutaria?

Por serem grande metrópoles e conhecidas por serem alguns dos centros urbanos mais populosos do Brasil, eu aposto que as primeiras localidades em que você pensou foram São Paulo e Rio de Janeiro, né?

Afinal, por serem o lar de milhões de pessoas, é inevitável que o número de favelas seja maior, né? E são nessas duas cidades que estão concentradas as mais conhecidas favelas do país.

Isso não deixa de ser verdade, mas a maior favela do Brasil não está em nenhuma dessas duas cidades.

A maior favela do Brasil é a favela Sol Nascente, uma comunidade localizada em Brasília.

Segundo dados prévios do Censo realizado em 2022, essa comunidade já conta com mais de 32 mil residências registradas lá.

Anúncios


Esse número – apontado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) – fez com que a Sol Nascente destronasse a famosa Rocinha, localizada no Rio de Janeiro.

Segundo levantamentos, desde 2010, a favela da capital do Brasil cresceu impressionantes 31%. Já na favela da Rocinha, o aumento na última década foi inferior, chegando a cerca de 20%. Atualmente, a Rocinha conta com quase 31 mil residências, segundo o Censo.

Em contrapartida a esse crescimento, os dados preliminares – que levam em consideração todo o território nacional – apontaram que o país possui aproximadamente 11.400 favelas, o que é uma redução significativa se analisarmos os dados de 2010, que apontavam que haviam aproximadamente 13.150 favelas em todo o país.

De certa forma, essa é uma boa notícia, já que pode indicar que os moradores conquistaram novas oportunidades e, consequentemente, melhoraram de vida.

Aproveite e leia também Nomes de cidades estranhos: conheça 20 nomes aos arredores no Brasil

Descubra 5 segredos sobre a maior favela do Brasil

Agora que você já sabe qual é a maior favela do Brasil, que tal falarmos um pouco mais sobre alguns dos principais segredos dessa comunidade? 

A seguir, listamos 5 segredos sobre a maior favela do Brasil para você conhecer.

O posto da maior favela do Brasil 1º lugar foi ‘conquistado’ recentemente

Apesar de não ser um mérito que causa orgulho – já que essa marca representa um crescimento na desigualdade social – a favela do Sol Nascente só ‘conquistou’ essa marca recentemente.

Até novembro do ano passado, a favela era considerada a segunda maior do país, com 24.441 domicílios, e o primeiro lugar era da Rocinha, que contava com 25.742 casas.

A relação do terreno e o aumento da ocupação

De acordo com Cimar Azeredo, o presidente do IBGE, o relevo em si também é um fator determinante para esse crescimento.

Segundo ele, o terreno onde a favela do Sol Nascente está localizado é mais plano, o que faz com que o acesso seja muito mais fácil do que o terreno onde a favela da Rocinha está localizada. 

Outro ponto que impressiona é na extensão. Isso porque a área onde a favela está localizada é de cerca de 940 hectares, uma área equivalente a 940 campos de futebol.

As outras comunidades que fecham o top 10 de maiores favelas do Brasil

A maior favela do Brasil e os 5 segredos revelados | Reprodução: Cultura

Além dessas duas, as outras 8 favelas que completam o top 10 de maiores favelas do Brasil são: 

1. Sol Nascente, Brasília: 32.081

2. Rocinha, Rio de Janeiro: 30.955

3. Rio das Pedras, Rio de Janeiro: 27.573

4. Beiru, Tancredo Neves: Salvador: 20.210

5. Heliópolis, São Paulo: 20.016

6. Paraisópolis, São Paulo: 18.912

7. Pernambués, Salvador: 18.662

8. Coroadinhoa, São Luís: 18.331

9. Cidade de Deus/Alfredo Nascimento, Manaus: 17.721

10. Comunidade São Lucas, Manaus: 17.666

Favela ou não?

O IBGE considera como favela toda área em que a ocupação acontece de forma precária.

E apesar do levantamento feito pelo IBGE considerar o Sol Nascente uma favela – já que ela pode facilmente se encaixar na categoria citada acima – há quem discorde dessa nomenclatura. 

Segundo Edson Batista, um dos líderes comunitários da região, o termo favela não condiz com a realidade da comunidade.


Para ele, mudar a imagem do local é algo totalmente possível. Edson declarou recentemente que, com uma série de melhorias, esse status pode ser facilmente mudado. 

A favela começou a tomar forma em meados dos anos 90, quando os terrenos localizados lá começaram a ser fracionados de maneira irregular, dando origem a essa comunidade gigantesca que conhecemos hoje.

A localização do Sol Nascente, a maior favela do Brasil

Diferente do que muita gente pode pensar, a favela do Sol Nascente não está tão longe da região central de Brasília.

Isso porque a Sol Nascente fica apenas a 35 quilômetros do centro de Brasília. E por causa dessa proximidade, até bem recentemente, a região fazia parte de Ceilândia, uma região que tem cerca de 500 mil habitantes.

Somente após o seu crescimento que, em 2019, a favela do Sol Nascente se tornou uma região administrativa.

Gostou do conteúdo de hoje? Então acho que você também vai gostar de ler A árvore mais antiga do mundo e 5 curiosidades imperdíveis

Escrito por Ivan

Anúncios