Tem algum pai ou mãe de pet aí? Todos os pais de pet que se prezam sabem que existe uma lista de alimentos que gatos e cachorros não podem comer de forma alguma.
Anúncios
Por mais que seja difícil negar algum alimento quando os nossos pets fazem aquela famosa “carinha de pidão”, é necessário ter em mente que existem diversos alimentos que gatos e cachorros não podem comer.
Muitos alimentos que nós podemos considerar inofensivos – já que nós podemos consumí-los sem problemas – podem fazer um mal danado para a saúde dos nossos pets.
Foi pensando nisso que, para ajudar a alertar os tutores sobre esses alimentos, nós preparamos esse conteúdo especial. Nele, listamos alguns dos alimentos que estão presentes no nosso cotidiano, mas que podem fazer muito mal para a saúde dos gatos e cachorros.
Alimentos que gatos não podem comer
Com uma alimentação bem restrita, o ideal é que a dieta de um gato seja composta somente por ração – pode ser seca ou úmida.
Anúncios
Além disso, os felinos também podem consumir petiscos e outros snacks feitos especificamente para eles – e que costumam estar disponíveis em pet shops e estabelecimentos focados em saúde animal.
Confira a lista de alimentos que gatos não podem comer:
Leite e outros produtos laticínios
Apesar de ainda existir a ideia de que os gatos estão diretamente ligados ao leite, essa associação não é correta. Assim como todos os mamíferos, os gatos passam pela fase de amamentação quando nascem, mas após esse período, o leite não é uma boa opção para a saúde dos felinos.
Após a fase de amamentação, os gatos desenvolvem uma intolerância à lactose. Por isso, o leite e outros tipos de laticínios podem desencadear diversos problemas de saúde nos felinos, como alergias, vômito, diarréia e até mesmo problemas gastrointestinais.
Alimentos salgados
Quando o assunto é alimentação felina, o sal – e alimentos que são muito salgados – também está na lista de alimentos que gatos não podem comer.
Como os felinos possuem uma tendência a ter problemas renais e urinários, ao consumir o sal, o mineral pode se acumular nos rins, podendo causar problemas de saúde para o gato.
Cebola, alho e alho poró
Por mais que sejam alimentos muito presentes na nossa alimentação, esses temperos são extremamente tóxicos para os gatos e os cachorros.
Isso acontece porque esses temperos possuem substâncias como dissulfetos e sulfóxidos na sua composição. Essas substâncias são capazes de destruir os glóbulos vermelhos dos pets. Esses glóbulos são as células responsáveis pela defesa do organismo do animal.
Isso pode resultar no desenvolvimento de anemia e até mesmo tornar o pet mais suscetível a outras doenças.
Abacate
Essa pode ser uma novidade pra muita gente, mas o abacate também é um alimento que gatos não podem comer.
Por ser um alimento muito rico em gordura, ao consumir o abacate, o sistema digestivo dos gatos pode ser afetado, causando vômitos e diarréia.
Cafeína
Café e outros produtos com cafeína também são alimentos que os gatos não podem comer. Como essas bebidas possuem uma substância chamada alcalóides neurotóxicos, o consumo pode provocar alterações cardíacas e cerebrais nos felinos.
Alimentos que cachorros não podem comer
Já com os cachorros, apesar da lista de alimentos proibidos ser um pouco menor em comparação a dos gatos, ainda existem alimentos que podem prejudicar a saúde dos nossos bichinhos.
A seguir, separamos alguns desses alimentos para você deixar bem longe do seu cachorro:
Chocolates e doces em geral
Apesar de ser um clássico, muita gente ainda não sabe que dar chocolates e outros tipos de doces é algo extremamente prejudicial para os cachorros – e gatos também.
O chocolate contém uma substância chamada teobromina. Essa substância – que é um derivado do cacau – pode provocar intoxicações alimentares graves nos pets e até mesmo levá-los à morte.
Já os doces, como são ricos em açúcar, são altamente calóricos, podendo tornar os pets obesos e até diabéticos. Além disso, o açúcar presente nos doces é um dos responsáveis pela formação de tártaro, cáries e, em casos mais graves, até perda do dente.
Uvas e passas
Apesar de ser um alimento que gatos e cachorros não podem comer, as uvas e passas ainda são um grande mistério para os estudiosos.
Não há uma explicação ou comprovação científica precisa sobre os efeitos que esses alimentos causam na saúde animal, mas há relatos na área de veterinária sobre cães que morreram por falência renal após ingerir esses alimentos.
Frutas cítricas
Outro clássico entre os alimentos que gatos e cachorros não podem comer são as frutas cítricas.
Por causa da alta concentração de acidez, frutas como laranja, tangerinas e abacaxi podem prejudicar o estômago dos animais. Isso pode resultar em problemas gastrointestinais, como vômitos, diarreia e dor de estômago.
Ossos de aves cozidos
Outro alimento que é dado com bastante frequência para os cachorros em milhões de lares no Brasil mas que podem ser prejudiciais para a saúde dos pets são os ossos de aves cozidos.
Com o cozimento, a estrutura presente no colágeno é alterada, fazendo com que esse tipo de osso fique mais duro.
Ao ingerir esse alimento, além de fazer com que o pet tenha dificuldades na digestão, o cachorro corre o risco de ter uma perfuração gastrointestinal.
Frituras e outros alimentos com excesso de gordura
Muito presente na nossa rotina, alimentos como pizza, batata frita, pastéis e queijos também são alimentos que gatos e cachorros não podem comer.
Esses alimentos podem provocar desde desarranjos intestinais até o desenvolvimento de doenças como pancreatite e inflamação nos pâncreas, podendo levar o animalzinho à morte.
Conclusão
Como deu para perceber, existem diversos alimentos que gatos e cachorros não podem comer de jeito nenhum. Por isso, por via das dúvidas, o ideal é manter uma dieta apenas com alimentos próprios para esses animais.
Dessa forma, você não prejudicará a saúde do seu pet e garantirá que ele tenha uma vida com mais qualidade de vida e bem estar.
O que achou deste conteúdo? Aproveite e leia também Qual a melhor dieta para perder peso