Qual a melhor dieta para perder peso?

Seja pela questão da saúde ou até mesmo pela estética, acredito que todo mundo, em algum momento da vida, já recorreu a dietas para perder peso em algum momento da vida, né?

Anúncios

Mas, para conseguir uma perda de peso sem deixar a saúde de lado, é necessário investir em bons – e adequados – hábitos alimentares.

Mas, com tantas opções de dietas, fica difícil escolher qual é a melhor a seguir. Pensando nisso, criamos esse conteúdo! Nele, reunimos 3 opções de dietas para quem busca se alimentar melhor e ainda perder peso!

Qual a melhor dieta para perder peso?

Antes de mais nada, é preciso entender que não existem dietas para perder peso que são milagrosas! E também não existe uma única dieta que seja a melhor dieta para perder peso.

Como cada dieta possui a sua própria estrutura – desde restrição de alimentos até regras sobre os horários das refeições – umas podem ser mais eficazes que as outras, mas o resultado também depende pode variar bastante de indivíduo para indivíduo.

Anúncios

Isso faz com que não exista uma única dieta para perder peso que seja a melhor, mas sim a melhor dieta para perder peso ideal para você.

Entenda o seu corpo antes de escolher uma dieta para perder peso

O primeiro passo antes de buscar uma dieta para perder peso é entender que cada tipo de corpo possui uma estrutura diferente. Não é porque determinada dieta está funcionando super bem para alguém que ela vai ter o mesmo efeito para você. 

Cada corpo possui a sua própria identidade. Por isso, os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Além disso, fatores como idade, genética, histórico de saúde e até mesmo rotina podem interferir diretamente no resultado obtido. 

A importância de aliar uma dieta para perder peso com atividades físicas

Por mais que, quando seguidas corretamente, determinadas dietas para perder peso tenham um efeito bastante considerável, é sempre bom aliar essa nova rotina de alimentação com a prática de exercícios físicos.

Quando mudamos a nossa forma de alimentação – adotando uma alimentação mais saudável – em busca de perder peso, o ideal é que a prática de atividades físicas – desde caminhadas, corridas e andar de bicicleta até treinos em academia, por exemplo – também comecem a fazer parte da rotina de quem busca dietas para perder peso.

Dessa forma, além de estar se alimentando melhor, o indivíduo ainda consegue adquirir um estilo de vida mais saudável através dessas atividades físicas.

3 opções de dietas para perder peso

Agora que você já sabe que não existe uma única dieta que seja a melhor para perder peso, reunimos 3 opções de dietas para perder peso que podem te ajudar a perder peso. São elas:

Dieta Low Carb

Essa talvez seja a dieta mais famosa da lista de hoje. Como o próprio nome já diz, a dieta low carb é focada exclusivamente na diminuição do consumo de carboidratos.

Enquanto ocorre a diminuição do consumo de alimentos como pão, macarrão, bolos e massas, na dieta low carb ocorre o aumento do consumo de proteínas – como carnes, ovos, frango e peixes – e de gorduras “do bem”, que são derivadas de alimentos como azeite e nozes, por exemplo.

Além disso, na dieta low carb, os alimentos industrializados – como batata frita, sorvetes, bacon e biscoitos, por exemplo – devem ser evitados ao máximo, já que eles possuem as gorduras ruins para o nosso corpo, as grandes inimigas da perda de peso. Ao invés disso, o consumo de frutas e vegetais é incentivado nessa dieta.

Confira um vídeo feito pela nutricionista Tatiana Zanin sobre a dieta low carb:

Dieta Mediterrânea

A dieta mediterrânea – também conhecida como dieta do mediterrâneo – também vem fazendo bastante sucesso entre as pessoas que buscam uma dieta para perder peso.

Essa dieta consiste no consumo de alimentos naturais e, de preferência, frescos. Nessa lista podem entrar frutas, legumes, leite, queijo e cereais. Além disso, a dieta do mediterrâneo também incentiva o consumo de peixes e frutos do mar pelo menos 3 vezes por semana, já que esses alimentos são ricos em proteínas e gorduras boas para o nosso organismo.

Para seguir a dieta do mediterrâneo corretamente, também é necessário deixar de lado alimentos embutidos, como salsichas e semelhantes, alimentos congelados – como batata frita – e alimentos industrializados, como bolos, biscoitos e afins.

Além de promover a perda de peso, a dieta do mediterrâneo é uma ótima opção para a saúde, já que ajuda a oferecer uma melhora no metabolismo do indivíduo – além de favorecer no controle do peso.

Confira um vídeo da nutricionista Tatiana Zanin sobre a dieta do mediterrâneo

Dieta Cetogênica

Outra dieta que se mostra uma boa opção para quem busca perder peso é a dieta cetogênica.

Um pouco mais intensa que as anteriores, a dieta cetogênica consiste na eliminação de quase todos os alimentos que são ricos em carboidratos – como pães, arroz, bolos e massas, por exemplo – que fazem parte do nosso dia a dia.

Como essa dieta segue uma estrutura bastante restritiva, é muito importante que ela seja realizada sob a supervisão e orientação de um nutricionista. Dessa forma, você conseguirá perder peso sem prejudicar a sua própria saúde.

Confira o vídeo preparado pela nutricionista Tatiana Zanin sobre o cardápio de uma dieta cetogênica:

Conclusão

Como deu para perceber, o que não falta são alternativas para quem busca uma dieta para perder peso.Além dos modelos presentes neste texto, existem outras dezenas de opções de dietas para perder peso presentes na internet. 

Mas, apesar da facilidade em encontrar, é sempre importante buscar ajuda especializada para obter a melhor opção para você.

Dessa forma, você conseguirá alcançar o seu objetivo – que é perder peso – de maneira responsável e sem comprometer a sua saúde durante o processo.

Atenção: as informações presentes nesse texto são de caráter informativo. Para escolher a dieta ou rotina de alimentação ideal para você, busque a ajuda e as orientações de um especialista, como um nutricionista. Somente após uma avaliação completa é que esse profissional conseguirá elaborar um plano nutricional adequado para você seguir baseado no seu tipo físico.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também As melhores histórias de superação que você deve conhecer

Escrito por Ivan