Aranha de Jardim é venenosa? O que fazer ao levar uma picada? 

Uma das espécies mais conhecidas quando o assunto é aracnídeos é a Aranha de Jardim. Mas será que essa espécie oferece perigos para nós? Saiba mais!

Anúncios

Quem tem jardim em casa sabe que cuidar dele e deixá-lo sempre bonito é uma tarefa que demanda um certo tempo. Além de ter atenção com questões básicas – como regar corretamente e adubar as plantas – também é necessário ficar sempre de olho em eventuais visitantes indesejados. E quando falamos em jardins, a lista pode ser grande, hein!

Isso porque o seu jardim pode atrair desde pequenas infestações de fungos e outros tipos de praga – que podem colocar em risco a saúde do seu jardim – até mesmo insetos maiores que oferecem riscos para nós e nossos animais de estimação. E é com essas ameaças que nós precisamos ter mais cuidado.

E quando o assunto é espécies que são atraídas pelos jardins, uma das mais conhecidas – e temidas – é a Aranha de Jardim.

Mas será que essa espécie é realmente venenosa? E em caso de uma picada, o que fazer? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo do texto de hoje! 

Anúncios

Aqui, vamos explorar juntos o universo da Aranha de Jardim, descobrindo suas principais características e te ajudando a aprender a lidar com a aparição dessa espécie no seu jardim.

O que é Aranha de Jardim?

Aranha de Jardim é venenosa? O que fazer ao levar uma picada? 
Aranha de Jardim é venenosa? O que fazer ao levar uma picada? | Reprodução: Cobasi

A Aranha de Jardim é uma espécie comum de aranha que pode ser encontrada em uma variedade de habitats ao redor do mundo, incluindo jardins, campos e áreas arborizadas em geral, como bosques, por exemplo. Também é conhecida pelo nome científico de Araneidae, que é uma família que inclui várias espécies de aranhas comuns.

A característica mais marcante das Aranhas de Jardim é a sua construção de teia. Elas são conhecidas por criar teias circulares elaboradas, que geralmente são criadas entre as plantas, árvores ou outros objetos. E essas teias são usadas para um único objetivo: capturar insetos voadores, que constituem a principal fonte de alimento para essas aranhas.

A aranha de jardim é geralmente de tamanho pequeno a médio, com o corpo coberto por pelos finos e frequentemente colorido de maneira vistosa, incluindo tons de amarelo, vermelho, marrom e preto. 

A vida das aranhas de jardim gira em torno de sua teia. Elas passam a maior parte do tempo esperando pacientemente no centro de sua teia até sentir as vibrações causadas por um inseto preso nela. Nesse momento, a aranha se move rapidamente para capturar sua presa com suas presas venenosas. Em seguida, ela a envolve em seda para consumo posterior.

Além de sua função na captura de alimentos, as aranhas de jardim também desempenham um papel importante no equilíbrio ecológico dos ecossistemas de jardins, ajudando a controlar populações de insetos, muitos dos quais são considerados pragas.

Tá curtindo a leitura? Então acho que você também vai gostar de ler Pragas no jardim: conheça receitas caseiras e acabe com isso agora

A Aranha de Jardim é venenosa?

Por ser uma espécie de aranha que pode estar constantemente no nosso convívio – principalmente quando falamos de pessoas que contam com um jardim em casa – a primeira preocupação quando estamos falando da Aranha de Jardim é em relação ao seu veneno. 

Afinal, a Aranha de Jardim é ou não é uma espécie venenosa?

Saiba que sim, a Aranha de Jardim pode ser considerada uma espécie venenosa. Essa espécie possui um veneno com ação proteolítica. Isso significa que a sua ação pode levar a área à necrose.

No entanto, temos uma boa notícia para você! Por mais que essa espécie tenha esse tipo de veneno, ela não costuma oferecer perigo para o ser humano, já que esse veneno não causa grandes danos para a nossa saúde.

Além disso, a Aranha de Jardim não é conhecida por ser uma espécie agressiva, o que diminui as chances de um eventual ataque a um ser humano.

O que fazer em caso de uma picada da Aranha de Jardim?

Como já mencionamos no tópico anterior, o veneno da Aranha de Jardim costuma ser inofensivo para nós, seres humanos. No entanto, é sempre importante ficar de olho em caso de picadas.

A picada em si pode ser dolorida, causar vermelhidão e até mesmo um pouco de inchaço na hora, mas esses sintomas tendem a desaparecer rápido e sem maiores intervenções.

No entanto, existem pessoas que podem ser alérgicas a esse tipo de picada. E em casos como esses, as reações podem ser um pouco maiores. Mas ainda assim nada tão preocupante.

Por isso, em caso de picada, o indicado é procurar auxílio médico para entender melhor os efeitos do veneno no seu corpo. Além disso, também é indicado capturar a aranha e levá-la junto com você durante a ida ao médico.

Essa é uma dica válida para casos de picada de todas as espécies de aranhas. Isso facilita a vida da equipe médica na hora de identificar a espécie que te picou e agiliza a administração correta de eventuais medicamentos para tratar os efeitos da picada.

Qual a melhor forma de lidar com a presença da Aranha de Jardim?

Para finalizar o conteúdo de hoje, que tal falarmos um pouco mais sobre como lidar com essa espécie?

Apesar de ser uma espécie de aranha – e só esse fator já causa medo em muita gente – como destacamos ao longo do texto, a Aranha de Jardim costuma ser espécies inofensivas para os seres humanos.

Além disso, a sua presença desempenha um papel importantíssimo na manutenção do seu jardim, podendo te auxiliar no controle de uma série de insetos.

No entanto, se o seu objetivo é se livrar da presença dessa espécie da sua vida porque essas aranhas estão ultrapassando os limites do jardim e invadindo a sua casa, o ideal é procurar o auxílio de um especialista em controle de pragas.

Esse profissional te dará todas as orientações necessárias para te auxiliar nessa missão e vai garantir que essa espécie de aranha fique apenas onde ela deve ficar: no jardim!

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Murta de Jardim: saiba tudo sobre a planta medicinal 

Escrito por Ivan