Murta de Jardim: saiba tudo sobre a planta medicinal 

Vem ficar por dentro dos principais benefícios e das propriedades medicinais da Murta de Jardim!

Anúncios


Se você é um dos leitores assíduos do nosso site, sabe que a gente adora criar semanas temáticas e com um foco maior em um determinado tema.

Nessas semanas, nós abordamos diversos pontos de um tema geral ou assunto aqui nos textos, te dando novos pontos de vistas e explorando curiosidades dentro desses temas.

Dito isso, você deve ter reparado que estamos numa semana dessas. E o tema principal dessa semana é jardinagem!

Nos temas que já abordamos ao longo da semana, reunimos informações e práticas para cuidar de algumas espécies de plantas, te ajudando a deixar a sua vida mais florida!

E dando continuidade ao tema da semana, hoje nós vamos falar sobre a Murta de Jardim, uma daquelas plantas que são ótimas para decorar e também para nos auxiliar com suas propriedades medicinais! 

Anúncios


No material que você vai ler hoje, vamos explorar juntos as principais informações sobre essa espécie tão curiosa.

O que é a Murta de Jardim?

murta de jardim
Murta de Jardim: saiba tudo sobre a planta medicinal | Reprodução: Internet

Não é preciso ser um grande admirador do mundo das plantas para saber que existem diversas espécies que possuem propriedades medicinais que podem contribuir positivamente para a nossa saúde.

E a Murta de Jardim é uma das plantas que entra nessa categoria mais que especial! 

A Murta de Jardim – ou Murraya paniculata, que é o nome científico dessa espécie – é uma planta arbustiva que é nativa da região sul da Índia. 

Essa planta – que também é conhecida como murta-de-cheiro – é uma árvore que faz parte da categoria perenifólia. Para quem não sabe, essa é a categoria que engloba espécies que não perdem suas folhas. 

E como já mencionamos, a sua é uma planta arbustiva. Ou seja, o ponto que mais chama a atenção nesta planta é a sua formação, que tende a ser arbustos densos e que podem chegar até cinco metros de altura.

Anúncios


Isso significa que essa planta é bastante utilizada em projetos paisagísticos, como grandes paredões verdes e até mesmo camuflando muros em propriedades que prezam pelo paisagismo e jardinagem.

Fique por dentro das principais propriedades medicinais e alimentícias da Murta de Jardim

Agora que você já está por dentro do que é a Murta de Jardim, vamos explorar o ponto principal do tema de hoje: as propriedades medicinais da planta!

A seguir, você vai conhecer os principais benefícios da planta!

Benefícios para o nosso sistema respiratório 

Começando por um benefício que deve chamar a atenção de muita gente é em relação ao nosso sistema respiratório.

As folhas da Murta de Jardim possuem uma ação expectorante, assim como antisséptica do aparelho respiratório.

Isso significa que essa planta pode ser bastante útil em casos de tratamento de doenças que afetam o nosso sistema respiratório, como sinusite, tosse e bronquite. 

Benefícios para a saúde íntima da mulher

Dando continuidade a lista de benefícios que a planta oferece, chegou a hora de falarmos sobre alguns benefícios exclusivos para as mulheres.

A Murta de Jardim é uma planta que pode ser usada no tratamento de diversos problemas que podem acometer o aparelho gênito-urinário.

Nesse caso, a Murta de Jardim é uma ótima opção na hora de tratar doenças como cistite, uretrites e corrimentos vaginais.

Benefícios gerais para a nossa saúde

Acho que a lista de benefícios medicinais da Murta de Jardim tinha acabado? Nada disso!

Além do que já falamos aqui, essa planta é uma opção na hora de tratar desde problemas de pele – como psoríases e acnes – até no tratamento de infecções em regiões como gengivas e de episódios de hemorróidas.

E, para finalizar, os óleos essenciais extraídos dessa planta também podem ser usados para a fabricação de produtos cosméticos, como cremes e sabonetes. 

Usos da Murta de Jardim na cozinha

Para finalizar a extensa lista de benefícios dessa planta, chegou a hora de entrarmos na culinária.

A Murta de Jardim é uma planta que pode ser usada em diversos pratos, como saladas – usando suas folhas e flores – e no tempero de carnes e peixes.

Esse uso irá trazer um sabor mais picante para os seus pratos.

E na parte das bebidas, é possível usar as flores da Murta de Jardim para fazer ótimos chás.

Saiba mais sobre como plantar e cuidar da sua Murta de Jardim

Depois de conhecer um pouco mais sobre a origem da planta e sobre os diversos benefícios que a Murta de Jardim pode garantir para nós, chegou a hora de falarmos um pouco mais sobre o cultivo dessa planta.

Como você já deve ter percebido após ler sobre a Murta de Jardim, já deu para notar que essa não é uma planta de vaso, né?

Por isso, segundo paisagistas especializados na Murta de Jardim, a melhor forma de cultivar essa planta é no formato de cerca-viva.

E, com a aplicação correta e seguindo um processo de poda bem feito, essa planta tende a formar um paredão verde de respeito!

Sobre o solo, o indicado para esse tipo de planta é o fértil e bem drenado, além de investir em um substrato de qualidade. 

E ainda segundo os paisagistas, uma ótima dica é em relação a irrigação.

Nos primeiros meses após o plantio, ela deve ser regada diariamente – de preferência no final da tarde. 

Além disso, é importante ter uma atenção maior com a irrigação no primeiro ano após seu plantio. O indicado é regar a planta de maneira uniforme. Uma ideia é seguir uma rotina de rega, como por exemplo regar a planta dia sim, dia não.

Conclusão 

E aí? Já conhecia todos os benefícios e os principais aspectos dessa planta?

Como deu para perceber, a Murta de Jardim é uma daquelas plantas que possuem 1001 utilidades para diversas áreas!

E agora que você já sabe como cultivar e cuidar da sua Murta de Jardim, ficou bem mais fácil de providenciar as mudas e, através de muito cuidado e dedicação, obter todos os benefícios que essa planta pode trazer tanto para a sua saúde, a sua alimentação e até mesmo para embelezar ainda mais o seu jardim!

Gostou do conteúdo especial de hoje? Então acho que você também vai gostar de ler Brinco de princesa: saiba como cuidar e onde colocar a planta! 

Escrito por Ivan

Anúncios